O USO DO APLICATIVO HÉRCULES E JILÓ PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL.
Por (Catiulce Pollermann) RU:1169725
Polo – Dois Vizinhos
Data (ex. 28/08/2017)
Fonte:
Amaralinda Miranda de Souza.
É um programa de computador educativo
desenvolvido por pesquisadores brasileiros, uma ferramenta para ajudar as
crianças com dificuldades cognitivas. O aplicativo de software Hércules e Jiló
é utilizado, para crianças com deficiência mental, que são considerada mais
comprometida, este aplicativo foi desenvolvido para ajudar o aprendizado de
crianças com déficit cognitivo. Na imagem está o menino chamado Hércules e seu
cachorro jiló ambos são personagem e não existe são personagens do software.
O instrumento foi criado por
pedagogos, entre eles os professores Amaralinda Miranda de Souza, Gilberto
Lacerda em parceria com bolsistas no curso de engenharia de software, da
faculdade de educação da universidade de Brasília(UnB) e não apenas por
profissionais da informática, pode ser baixado o aplicativo no computador
gratuitamente, é recomendada para crianças e jovens que tem a deficiência
mental, o programa oferece jogos e atividades para trabalhar com a ciência
naturais.
Este aplicativo junto da tecnologia assistida,
que está sendo aplicada e elaborada pela professora Maria na escola municipal
jardim da colina, que os alunos com deficiência mental possam usar os
computadores da escola utilizando o aplicativo Hércules e jiló. As atividades
aplicadas pela professora com a interversão pedagógica no campo de ciências
Naturais abordando o conhecimento dos seres vivos como, ambiente natural,
classificações, diversidade entre outros. Com o aplicativo Hercules e jiló a
professora ensina seus alunos e ou mesmo tempo ele brinca, facilitando a
aprendizagem pois são crianças com a deficiência mental é um material excelente
de apoio para o docente, pois o aluno constrói mais elaborado atráves do
lúdico, ou seja aprendem brincando.
A maneira que a professora encontrou
para que os alunos possam aprender melhor os conteúdos do dia a dia, com o
auxílio do computador este aplicativo foi baixado da internet gratuito e
oferece dez jogos sendo cinco virtuais e cinco
voltado ao ambiente material, a própria professora pode baixar o
aplicativo, e com as aulas administradas três vez por semana ela tem as atividades de
ciência, podendo aplicar ao seus alunos este material que são jogos apropriados
para as crianças com esta deficiência, a faixa etária dos alunos é de oito anos
no ensino fundamental na turma do terceiro ano, mas pode ser utilizado de
primeiro ano até o quinto ano.
Com este aplicativo a professora Maria
tem o objetivo de mostrar que a ideia é que as crianças com necessidades
especiais, são capazes de aprender, o aplicativo mostra as imagens são alegres e coloridas para chamar a atenção,
despertar nos alunos o interesse pelo aprendizado chamando os alunos para o
desenvolvimento cognitivo ao invés de restringir a execução das tarefas repetitivas e limitadoras, são
atividades que estimula e motiva os alunos para que eles construam o seu saber
a partir das influencias do meio e as situações de aprendizagem que eles vivem
em sala de aula.
A experiência do aplicativo demostra
que é um excelente material para ser trabalhado com estes aluno, estimulando
cada vez mais o seu desenvolvimento intelectual proporcionando o bem estar de
seus alunos envolvendo o professor em elaborar sua aula.Com este aplicativo é
bom porque desenvolve habilidades didáticas, cognitivas e lúdicas de criança
com nessecidades especiais de aprendizado com jogos virtuais e jogos para
montar e brincar.
Os da aprendizagem virtual constitui
uma forma de uso da tecnologia em sala de aula, com baixo custo flexibilidade e
adaptações ao trabalho que será desenvolvido pelo professor, o exercício com o
uso do computador amplia a visão tecnológica como ferramenta, mas passa a
considera-lo um grande colaborador na
potencialização do conhecimento, portanto os computadores são meios de auxiliar
no processo ensino aprendizagem, tornando as aulas mais ricas e produtivas para
estes alunos com esta deficiência deste modo, o professor define os
objetivos com a consciência de sua
utilização no contexto escolar.
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