TIX TECLADO INTELIGENTE PARA PARALISIA CELEBRAL

Por Sara Novello, 1143904
Polo – Dois Vizinhos

Data 22/08/2017.
Fonte: http://www.geraestec.com.br/produto/index.php .

    O Brasil é um pais que precisa mais investimentos na área educacional, principalmente no que diz respeito à inclusão pois muito se fala e pouco se faz. Quando vemos exemplos como esse que segue a baixo, temos que divulgar.
   O estado do Paraná investiu na área educacional, o valor equivalente a um milhão de reais, uma das cidades contempladas com essa verba extra foi de Sapezal, a administração publica, repassou um valor x para cada instituição da rede municipal de ensino. A Escola Eton, foi uma das escolas que recebeu esse valor que foi utilizado para adequar a escola para os portadores de necessidades especiais.
   O que nos chamou atenção foi que a escola tem 3 alunos com paralisia Cerebral, e a equipe escolar decidiu juntamente com os professores de português adquirir materiais para auxiliar esses alunos a serem mais independentes. A escola comprou três teclados Tix para auxiliar a aprendizagem desses alunos.
   O professor Rafael, passou a fazer uso de um computador com o teclado Tix em suas aulas para auxiliar sua aluna Vanessa, do 3º ano do ensino fundamental.
   O professor relata que ates de fazer o uso do teclado a aluna precisava de um professor de apoio para fazer os registros e o trabalho era realizado com letras moveis que dificultava um pouco o trabalho e o aprendizado. Agora com a nova tecnologia a aluna consegue fazer suas atividades e registra-las sozinha, pois tudo é feito em um computador comum sem uso de nenhum aplicativo, é só conectar o teclado e pronto.
   Rafael nos explica que o teclado funciona com nove teclas, cada uma dessas teclas com sequencias duplas, que associam símbolos e letras, o teclado tem um espaçamento entre as teclas que facilita o uso até mesmo com os pés e cotovelos.
   O desenvolvedor do teclado inteligente, Gleison Fernandes de Faria, conhecido como Gleisinho, nasceu com paralisia cerebral e o comprometeu sua coordenação motora fina, fala e o equilíbrio. Gleison estudou na APAE de Itaúna, seu nível cognitivo e aprendizado eram bem elevados então fez o ensino médio em uma escola regular. Após terminar o ensino médio decidiu cursar Ciência da Computação na Universidade de Itaúna.
  Utilizou um capacete adaptado com ponteira para desenvolver seus trabalhos acadêmicos, Gleisinho ao final de sua graduação, desenvolveu uma ferramenta mais apropriada para pessoas com limitações funcionais semelhantes às suas, assim surgiu o conceito do Teclado Combinatório, objeto de defesa de sua tese de conclusão de curso.
   Essa tecnologia desenvolvida especialmente para portadores de paralisia cerebral, é um grande avanço tecnológico para inclusão, não só para Escola Eton mas para todas as escolas para se adequarem a esse parte da sociedade, que também tem direito a uma educação digna e de qualidade. 

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