Voice Over – Acessibilidade na ponta do dedo

Por Lucas Fernando Ceri : 1951029
Polo – Dois Vizinhos

Data (27-08-2017)
Resultado de imagem para voice over ipad

(Arquivo pessoal – Fotografia: Patthy Dellani – 2017)

Segundo dados do IBGE de 2010, “no Brasil, mas de 6,5 milhos de pessoas têm alguma deficiência visual. Sendo nesse total: 528.624 pessoas são incapazes de enxergar (cegos); 6.056.654 pessoas possuem grande dificuldade permanente de enxergar (baixa visão ou visão subnormal). Dados apontam que em cada 5 segundos uma pessoa se torna cega no mundo.  Ouve um tempo em que o ensino para pessoas com necessidades especiais era precário, porém, com a evolução tecnológica esse cenário está mudando significativamente.  Há um tempo a traz quando falava-se em deficiência visual, a referencia para o ensino era o braile, mas, com o avanço da tecnologia, essa ideia vem mudando, com surgimento de softwares leitores de tela estão ganhando espaço e facilitado o modo de aprendizagem desses alunos.  
Com o aumento significativo da deficiência visual, é necessário que as instituições de ensino busquem adaptar-se a essa necessidade, algumas já o fazem, com a utilização de softwares de leitores de tela, tendo assim uma melhor adaptação e desenvolvimento de seus alunos.
No âmbito escolar uma das ferramentas que mais teve aceitação e se sobre pôs as outras chama-se “Voice Over”. Um leitor de tela desenvolvido pela empresa Apple inc. em meados de 2010, um aplicativo planejado para auxiliar pessoas com algum grau de deficiência visual a navegar em qualquer produto Apple, seja no iPhone, IPad, iPod ou mecbooks em geral. É um sistema gratuito e já vem integrado ao aparelho e pode ser facilmente ativado seguindo os pequenos passos: Ajustes, geral, acessibilidade, voice over e ativar. Apesar do auto custo de um produto com acessibilidade voice orver, a sua qualidade e desempenho compensa quando falamos em aprendizagem e desenvolvimento do aluno, possui leitura sonora agradável e menos sintetizada, assemelhando-se a narração humana, sendo um aplicativo desenvolvido pensando nos aparelhos Epple, possui melhor funcionalidade e por ser leve não causa travamentos indesejados, dando assim mais liberdade ao usuário para navegar.
Um exemplo do uso desse aplicativo acontece no Colégio Estadual Chico Buarque, na disciplina de Língua Portuguesa ministrada pela professora Pamela de Brito, que trabalha com os alunos José com 10 anos e Caroline 12 anos de idade ambos possuem deficiência visual. A Professora nos conta que o uso desse aplicativo, transformou seu modo de ensinar e melhorou o desempenho dos em sala de aula.A professora nos conta também que o aplicativo voice over por ser ágil e de fácil manuseio e interativo, permite que seu usuário tenha um bom desenvolvimento em todas as matérias, sendo para leitura, produção textual, contas, pesquisas na internet e interação em sala de aula. A professora também nos conta um pouco do ponto fraco do aparelho que vem a ser em relação à leitura de imagem, ao qual ainda não é apto a fazer.
Tendo isso em mente as instituições de ensino precisam ampliar a sua busca pelo conhecimento em relação ao aluno com deficiência visual, para que o trabalho desenvolvido com a criança e adolescente no âmbito escolar seja adequado e de maneira a estimular o aprendizado, porem o que mais falta ainda é investimento financeiro para a aquisição de produtos com auto desenvolvimento como o acima citado.

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