MESA DE JOGOS DESENVOLVIDA PARA A NOSSA REALIDADE

Por.Anderson Rene da Silva  RU 1821359
Polo- Dois Vizinhos -Pr

Data 29/08/2017

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Fonte: imagens da google
Atraves  o Censo de 2010, 24% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, ou seja, alguma limitação visual, auditiva, motora ou intelectual. Contudo, ainda são recentes as iniciativas que promovam a inclusão social destas pessoas. Até a década de 90 as escolas brasileiras, por exemplo, trabalhavam com a concepção de que a educação para deficientes deveria ser organizada de forma paralela à educação comum. Felizmente, este cenário tem mudado ao longo dos anos e um dos principais caminhos é por meio da educação inclusiva. “Na educação infantil e no primeiro ciclo do ensino fundamental, tem se estimulado um maior uso de brincadeiras e atividades lúdicas no exercício do aprendizado, visto os melhores resultados obtidos nessa fase”, segundo um diretor de uma empresa fabricante de mesa digital. 
O sucesso de alunos com deficiência, pode ficar comprometido, pela falta de recursos e soluções que os auxiliem na superação de dificuldades funcionais no ambiente da sala de aula e fora dele. É o que se observa nas escolas, a partir das situações e necessidades específicas destes alunos, cujo aprendizado e a realização de atividades próprias da rotina escolar, junto com toda a turma, são desafiador
A  Lei Brasileira de Inclusão, sancionada no final de agosto de 2016. Implica em uma reformulação de toda a legislação brasileira, desde o Código Eleitoral até o Estatuto das Cidades. O direito ao ensino de qualidade que atenda às necessidades de crianças com deficiências é um dos temas abordados na nova lei e torna urgente a adequação de escolas e profissionais da educação para promover uma educação mais inclusiva.
es para eles, seus familiares, colegas e professores. Os recursos e as alternativas disponíveis, são considerados algo caro e pouco acessíveis para todos. Por isso, torna-se necessário disseminar esse conhecimento e fomentar a produção de tecnologias assistivas. É neste contexto que pretendemos apresentar alguns exemplos de soluções simples e de diversas modalidades de recursos tecnológicos. 
Entre as ferramentas desenvolvidas, podemos falar da mesa digital desenvolvida no Brasil e portando própria para nossa realidade, elas são totalmente interativas e multidisciplinares. Seus jogos e aplicativos são projetados por professores e especialistas em diversas áreas, justamente para utilizar a linguagem mais adequada para as crianças e para manter o conteúdo adequado às diretrizes do MEC.
Hoje, temos algumas ferramentas que estão entre as tecnologias assistivas e podem contribuir para diferentes tipos de deficiência de aprendizado. Entre elas estão: o teclado alternativo, os livros e publicações em áudio, planilhas eletrônicas, sublinhadores e organizadores gráficos, softwares para reconhecimento de fala, leitores de tela e sintetizadores de voz e a mesa digital. 
As mesas utilizam animações, vídeos, recursos sonoros e realidade aumentada para conquistar a atenção dos alunos e tornar o aprendizado mais natural e divertido. Com a Mesa, os alunos aprendem a reconhecer letras, construir palavras e associá-las a seus significados, ler, criar e interpretar textos. Apresenta ainda recursos exclusivos de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
A tela é sensível tanto ao toque humano, quanto a outros materiais, como plástico, feltro e metal. Por sua fácil usabilidade e os diferentes níveis de aprendizado, entre outras características, ela é considerada uma eficaz tecnologia para inclusão
Estou falando da PlayTable que é uma mesa digital, interativa e multidisciplinar para educar e divertir crianças a partir de 3 anos de idade. Desenvolve as habilidades cognitivas e de coordenação motora, além de trabalhar assuntos específicos, como alfabetização, matemática, ciências, artes, história, entre outros. A tecnologia infrared se caracteriza pela fácil usabilidade e é, inclusive, acessível a crianças com deficiência motora ou psíquica.
E segundo a coordenadora Pedagógica Andria Ferreira, do Centro Educacional Duck de Caxias, localizado no Dois vizinhos, destaca que: “a mesa digital PlayTable, tem sido uma grande aliada em atividades voltadas à alfabetização, memorização, coordenação motora, lógica matemática dentre outras, vem sendo usada nos atendimentos da equipe multidisciplinar, promovendo o desenvolvimento infantil nos aspectos cognitivos, motores e sociais. É uma maneira dinâmica, lúdica e tecnológica de aprendizado, pois há um envolvimento maior da criança, possibilitando não só a expansão da área educacional como também suas habilidades de independência e autonomia, estimulação e aperfeiçoamento da linguagem, treino de coordenação motora fina e integração social e afetiva. Consideramos de suma importância o uso em sala de aula para o desenvolvimento e aprimoramento nas atividades pedagógicas, colaborando como instrumento técnico de aprendizagem."

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