MESA DE JOGOS DESENVOLVIDA PARA A NOSSA REALIDADE
Por.Anderson Rene da Silva RU 1821359
Polo- Dois Vizinhos -Pr
Data 29/08/2017
Fonte:
imagens da google
Atraves o Censo de 2010, 24% da população brasileira
tem algum tipo de deficiência, ou seja, alguma limitação visual, auditiva,
motora ou intelectual. Contudo, ainda são recentes as iniciativas que promovam
a inclusão social destas pessoas. Até a década de 90 as escolas brasileiras,
por exemplo, trabalhavam com a concepção de que a educação para deficientes
deveria ser organizada de forma paralela à educação comum. Felizmente, este
cenário tem mudado ao longo dos anos e um dos principais caminhos é por meio da
educação inclusiva. “Na educação infantil e no primeiro ciclo do ensino
fundamental, tem se estimulado um maior uso de brincadeiras e atividades
lúdicas no exercício do aprendizado, visto os melhores resultados obtidos nessa
fase”, segundo um diretor de uma empresa fabricante de mesa digital.
O sucesso de alunos com
deficiência, pode ficar comprometido, pela falta de recursos e soluções que os
auxiliem na superação de dificuldades funcionais no ambiente da sala de aula e
fora dele. É o que se observa nas escolas, a partir das situações e
necessidades específicas destes alunos, cujo aprendizado e a realização de
atividades próprias da rotina escolar, junto com toda a turma, são desafiador
A Lei Brasileira de
Inclusão, sancionada no final de agosto de 2016. Implica em uma
reformulação de toda a legislação brasileira, desde o Código Eleitoral até o
Estatuto das Cidades. O direito ao ensino de qualidade que atenda às
necessidades de crianças com deficiências é um dos temas abordados na nova lei
e torna urgente a adequação de escolas e profissionais da educação para
promover uma educação mais inclusiva.
es para eles, seus
familiares, colegas e professores. Os recursos e as alternativas disponíveis,
são considerados algo caro e pouco acessíveis para todos. Por isso, torna-se
necessário disseminar esse conhecimento e fomentar a produção de tecnologias
assistivas. É neste contexto que pretendemos apresentar alguns exemplos de
soluções simples e de diversas modalidades de recursos tecnológicos.
Entre as ferramentas
desenvolvidas, podemos falar da mesa digital desenvolvida no Brasil e portando
própria para nossa realidade, elas são totalmente interativas e
multidisciplinares. Seus jogos e aplicativos são projetados por professores e
especialistas em diversas áreas, justamente para utilizar a linguagem mais
adequada para as crianças e para manter o conteúdo adequado às diretrizes do
MEC.
Hoje, temos
algumas ferramentas que estão entre as tecnologias assistivas e podem contribuir
para diferentes tipos de deficiência de aprendizado. Entre elas estão: o
teclado alternativo, os livros e publicações em áudio, planilhas eletrônicas,
sublinhadores e organizadores gráficos, softwares para reconhecimento de fala,
leitores de tela e sintetizadores de voz e a mesa digital.
As mesas utilizam animações,
vídeos, recursos sonoros e realidade aumentada para conquistar a atenção dos
alunos e tornar o aprendizado mais natural e divertido. Com a Mesa, os alunos
aprendem a reconhecer letras, construir palavras e associá-las a seus
significados, ler, criar e interpretar textos. Apresenta ainda recursos
exclusivos de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
A tela é sensível tanto ao
toque humano, quanto a outros materiais, como plástico, feltro e metal. Por sua
fácil usabilidade e os diferentes níveis de aprendizado, entre outras
características, ela é considerada uma eficaz tecnologia para inclusão
Estou falando da PlayTable que é uma mesa digital,
interativa e multidisciplinar para educar e divertir crianças a partir de 3
anos de idade. Desenvolve as habilidades cognitivas e de coordenação motora,
além de trabalhar assuntos específicos, como alfabetização, matemática,
ciências, artes, história, entre outros. A tecnologia infrared se caracteriza pela fácil usabilidade e é, inclusive,
acessível a crianças com deficiência motora ou psíquica.
E segundo a coordenadora
Pedagógica Andria Ferreira, do Centro Educacional Duck de Caxias, localizado no
Dois vizinhos, destaca que: “a mesa digital PlayTable,
tem sido uma grande aliada em atividades voltadas à alfabetização, memorização,
coordenação motora, lógica matemática dentre outras, vem sendo usada nos
atendimentos da equipe multidisciplinar, promovendo o desenvolvimento infantil
nos aspectos cognitivos, motores e sociais. É uma maneira dinâmica, lúdica e
tecnológica de aprendizado, pois há um envolvimento maior da criança,
possibilitando não só a expansão da área educacional como também suas
habilidades de independência e autonomia, estimulação e aperfeiçoamento da
linguagem, treino de coordenação motora fina e integração social e afetiva.
Consideramos de suma importância o uso em sala de aula para o desenvolvimento e
aprimoramento nas atividades pedagógicas, colaborando como instrumento técnico
de aprendizagem."
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