GRAVAÇÃO DO LIVRO FALADO

Silvia Mistura Ru 1541091
Dois Vizinhos - PR
31/08/2017
fonte:http://www.educacaopublica.rj.gov.br


As pessoas com deficiências visuais encontram muitas dificuldades para com o aprendizado, e uma das técnicas criadas e utilizadas é a gravação do vídeo falado, onde que os próprios alunos não portadores ajudam nesse processo de criação.Exige-se alguns cuidados para que o trabalho seja valido e fácil de ser manuseado, uma delas é a entoação, e o local da gravação, possuindo poucos ruídos para que a voz captada seja nítida, a altura da voz também influencia bastante, pois não deve-se  exagerar na altura da voz, o ritmo também influencia, pois a velocidade deve ser regular, evitando a lentidão e a rapidez. Deve ser lida todas as partes do livro, como capa, contra-capa, introdução, desenvolvimento e afins, como também os pontos e virgulas, as fitas utilizadas no processo de gravação devem ser identificadas em suas etiquetas adesivas e no início de cada lado da reprodução.
Inicia-se, então, a gravação da seguinte maneira: "Fita 1, lado A do livro/apostila/texto..."
Finaliza-se o lado A da gravação, dizendo: "Fim do lado A. Continua no lado B."
Finaliza-se o lado B, dizendo: "Fim do lado B. Continua na fita 2."
Encerra-se a gravação, dizendo: "Fim da gravação."
A gravação do livro falado se deu em parceria entre com o Colégio Jose de Alencar, da cidade de Campo Mourão, e a universidade de Campos Novos também de Campo Mourão,foram gravados 100 CDs, de diferentes exemplares. O material foi aplicado em turma especial do Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida, também de Campo Mourão, e no Educandário para Cegos da cidade de Palotina. Foi entregue para essas escolas esses 100 exemplares de CDs, onde que os alunos com deficiência visual podem usufruir desse benefício. O professor pode utilizar essa ferramenta em sala de aula colocando a fita com a gravação para os alunos ouvirem durante a aula e se houver necessidade, emprestá-la ao aluno para em casa ouvir novamente.

Com essa forma de trabalhar foi verificado que os alunos se sentiram mais valorizados, pois foi criado uma ferramenta especialmente pra eles, facilitando a forma de compreensão, e mostrando que todos podem estudar igualitariamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIX TECLADO INTELIGENTE PARA PARALISIA CELEBRAL

“CPqD ALCANCE” A SERVIÇO DA INCLUSÃO

ARAMUMO CRIADO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA