GRAVAÇÃO DO LIVRO FALADO

Silvia Mistura Ru 1541091
Dois Vizinhos - PR
31/08/2017
fonte:http://www.educacaopublica.rj.gov.br


As pessoas com deficiências visuais encontram muitas dificuldades para com o aprendizado, e uma das técnicas criadas e utilizadas é a gravação do vídeo falado, onde que os próprios alunos não portadores ajudam nesse processo de criação.Exige-se alguns cuidados para que o trabalho seja valido e fácil de ser manuseado, uma delas é a entoação, e o local da gravação, possuindo poucos ruídos para que a voz captada seja nítida, a altura da voz também influencia bastante, pois não deve-se  exagerar na altura da voz, o ritmo também influencia, pois a velocidade deve ser regular, evitando a lentidão e a rapidez. Deve ser lida todas as partes do livro, como capa, contra-capa, introdução, desenvolvimento e afins, como também os pontos e virgulas, as fitas utilizadas no processo de gravação devem ser identificadas em suas etiquetas adesivas e no início de cada lado da reprodução.
Inicia-se, então, a gravação da seguinte maneira: "Fita 1, lado A do livro/apostila/texto..."
Finaliza-se o lado A da gravação, dizendo: "Fim do lado A. Continua no lado B."
Finaliza-se o lado B, dizendo: "Fim do lado B. Continua na fita 2."
Encerra-se a gravação, dizendo: "Fim da gravação."
A gravação do livro falado se deu em parceria entre com o Colégio Jose de Alencar, da cidade de Campo Mourão, e a universidade de Campos Novos também de Campo Mourão,foram gravados 100 CDs, de diferentes exemplares. O material foi aplicado em turma especial do Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida, também de Campo Mourão, e no Educandário para Cegos da cidade de Palotina. Foi entregue para essas escolas esses 100 exemplares de CDs, onde que os alunos com deficiência visual podem usufruir desse benefício. O professor pode utilizar essa ferramenta em sala de aula colocando a fita com a gravação para os alunos ouvirem durante a aula e se houver necessidade, emprestá-la ao aluno para em casa ouvir novamente.

Com essa forma de trabalhar foi verificado que os alunos se sentiram mais valorizados, pois foi criado uma ferramenta especialmente pra eles, facilitando a forma de compreensão, e mostrando que todos podem estudar igualitariamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIX TECLADO INTELIGENTE PARA PARALISIA CELEBRAL

ARAMUMO CRIADO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA

APLICATIVO LIVOX PARA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COGNITIVA, MOTORA E VISUAL.