GRAVAÇÃO DO LIVRO FALADO
Silvia Mistura Ru 1541091
Dois Vizinhos - PR
31/08/2017
fonte:http://www.educacaopublica.rj.gov.br
As pessoas com
deficiências visuais encontram muitas dificuldades para com o aprendizado, e
uma das técnicas criadas e utilizadas é a gravação do vídeo falado, onde que os
próprios alunos não portadores ajudam nesse processo de criação.Exige-se alguns
cuidados para que o trabalho seja valido e fácil de ser manuseado, uma delas é
a entoação, e o local da gravação, possuindo poucos ruídos para que a voz
captada seja nítida, a altura da voz também influencia bastante, pois não
deve-se exagerar na altura da voz, o
ritmo também influencia, pois a velocidade deve ser regular, evitando a
lentidão e a rapidez. Deve ser lida todas as partes do livro, como capa,
contra-capa, introdução, desenvolvimento e afins, como também os pontos e
virgulas, as fitas utilizadas
no processo de gravação devem ser identificadas em suas etiquetas adesivas e no
início de cada lado da reprodução.
Inicia-se, então, a gravação da seguinte maneira: "Fita 1, lado A
do livro/apostila/texto..."
Finaliza-se o lado A da gravação, dizendo: "Fim do lado A. Continua
no lado B."
Finaliza-se o lado B, dizendo: "Fim do lado B. Continua na fita 2."
Encerra-se a gravação, dizendo: "Fim da gravação."
A gravação do livro falado se deu em parceria entre
com o Colégio Jose de Alencar, da cidade de Campo Mourão, e a universidade de
Campos Novos também de Campo Mourão,foram gravados 100 CDs, de diferentes
exemplares. O material foi aplicado em turma especial do Colégio Estadual Nossa
Senhora Aparecida, também de Campo Mourão, e no Educandário para Cegos da
cidade de Palotina. Foi entregue para essas escolas esses
100 exemplares de CDs, onde que os alunos com deficiência visual podem usufruir
desse benefício. O professor pode utilizar essa ferramenta em sala de aula
colocando a fita com a gravação para os alunos ouvirem durante a aula e se
houver necessidade, emprestá-la ao aluno para em casa ouvir novamente.
Com essa forma de trabalhar foi
verificado que os alunos se sentiram mais valorizados, pois foi criado uma
ferramenta especialmente pra eles, facilitando a forma de compreensão, e
mostrando que todos podem estudar igualitariamente.
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