ESCOLA MUNICIPAL UTILIZA FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA INCLUIR ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR

PorLeandro Giacomini, RU1542945
Polo – Dois Vizinhos
Data 31/08/2017




A Escola Municipal Modelo, localizada no município de Hortência, Estado do Paraná,oferta o Ensino Fundamental (Séries Iniciais) e recebe alunos provenientes de quatro bairros da cidade além de algumas comunidades da zona rural do município. Neste ano letivo recebeu o desafio de fazer a inclusão do aluno surdo João da Silva em sala de aula, no ensino regular. João tem nove anos de idade, está cursando o 2º ano do Ensino Fundamental e pouco sabe da língua portuguesa, pois não foi alfabetizado em português e a sua língua natural é a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A Instituição de Ensino já trabalha com alunos inclusos,portadores de outras deficiências. João é o primeiro aluno surdo e todos se empenharam para contribuir na comunicação, aprendizagem e a inclusão deste no ensino regular. Segundo explica Joana Maria, diretora da escola,“antes do início das aulas, durante a Formação Pedagógica, reunimos as pedagogas, os professores e funcionários para apresentar que, a escola naquele ano letivo, promoveria a inclusão de um aluno surdo”. Também relatou que foi realizado um estudo detalhado desta deficiência e pesquisado de que forma os educadores e demais alunos poderiam comunicar-se, explicar conteúdos e incluir João na sala de aula de maneira que ele se sentisse a vontade, como parte da turma e da escola.
Durante a pesquisa realizada pelos educadores foi encontrada uma ferramenta tecnológica chamada VLibras, que possibilita a tradução automática do português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), podendo ser utilizada tanto no computador quanto em tablets e smartphones. Foi disponibilizado para o aluno um notebook com o aplicativo VLibras instalado, sendo que os professores e os próprios colegas de sala auxiliam João, o qual tem progredido consideravelmente na sua aprendizagem e comunicação.
De acordo com relato do próprio aluno, ele está se sentindo muito feliz na nova escola. Que os professores e os colegas o ajudam nas aulas e que tem aprendido o português, sendo que qualquer dúvida em relação aos conteúdos das disciplinas e da própria Internet, ele também utiliza o VLibras para pesquisar. Contou ainda, que ganhou de presente dos pais um tablet e em casa também faz o uso do aplicativo. Com um sorriso no rosto, João disse que logo saberá o português.

Sobre o aplicativo VLibras
O VLibras foi desenvolvido através de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e consiste em um conjunto de ferramentas computacionais que amplia a acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva a conteúdos online, realizando a tradução de conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Língua Brasileira de Sinais (Libras), tornando computadores, dispositivos móveis (tablets, smartphones) e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.
O desenvolvimento deste conjunto de ferramentas teve inicio quando uma jovem com deficiência auditiva foi aprovada no vestibular de Ciências da Computação na UFPB. O desafio de comunicar-se com a estudante, gerou a ideia de desenvolver o software.
De acordo com as estatísticas do censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 10 milhões de brasileiros têm alguma deficiência auditiva, o que representa 5% da população do país, destes, cerca de 2 milhões possuem deficiência auditiva severa, 1,7 milhões têm grande dificuldade para ouvir e 344,2 mil são surdos.
A Suíte VLibras é um conjunto de softwares públicos, desenvolvidos totalmente em código aberto. A solução pode ser baixada gratuitamente no Portal do Software Público Brasileiro (SPB). 

Ao utilizar as ferramentas, os surdos reduzem as barreiras de comunicação na web. A Suíte VLibras possui atualmente um dicionário com mais de 11 mil termos, que pode ser ampliado e aperfeiçoado pela comunidade de deficientes auditivos. O conjunto de soluções públicas permite ainda a tradução de vídeos digitais para a língua de sinais pela ferramenta VLibras-Vídeo.

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