ESCOLA MUNICIPAL UTILIZA FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA INCLUIR ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR
PorLeandro Giacomini, RU1542945
Polo – Dois Vizinhos
Data 31/08/2017
A Escola Municipal
Modelo, localizada no município de Hortência, Estado do Paraná,oferta o
Ensino Fundamental (Séries Iniciais) e recebe alunos provenientes de quatro
bairros da cidade além de algumas comunidades da zona rural do município. Neste
ano letivo recebeu o desafio de fazer a inclusão do aluno surdo João da Silva em
sala de aula, no ensino regular. João tem nove anos de idade, está cursando o 2º
ano do Ensino Fundamental e pouco sabe da língua portuguesa, pois não foi
alfabetizado em português e a sua língua natural é a Língua Brasileira de
Sinais (Libras).
A Instituição de Ensino
já trabalha com alunos inclusos,portadores de outras deficiências. João é o primeiro
aluno surdo e todos se empenharam para contribuir na comunicação, aprendizagem
e a inclusão deste no ensino regular. Segundo explica Joana Maria, diretora da
escola,“antes do início das aulas,
durante a Formação Pedagógica, reunimos as pedagogas, os professores e
funcionários para apresentar que, a escola naquele ano letivo, promoveria a
inclusão de um aluno surdo”. Também relatou que foi realizado um estudo
detalhado desta deficiência e pesquisado de que forma os educadores e demais
alunos poderiam comunicar-se, explicar conteúdos e incluir João na sala de aula
de maneira que ele se sentisse a vontade, como parte da turma e da escola.
Durante a pesquisa
realizada pelos educadores foi encontrada uma ferramenta tecnológica chamada
VLibras, que possibilita a tradução automática do português para a Língua
Brasileira de Sinais (Libras), podendo ser utilizada tanto no computador quanto
em tablets e smartphones. Foi disponibilizado para o aluno um notebook com o
aplicativo VLibras instalado, sendo que os professores e os próprios colegas de
sala auxiliam João, o qual tem progredido consideravelmente na sua aprendizagem
e comunicação.
De acordo com relato do
próprio aluno, ele está se sentindo muito feliz na nova escola. Que os
professores e os colegas o ajudam nas aulas e que tem aprendido o português,
sendo que qualquer dúvida em relação aos conteúdos das disciplinas e da própria
Internet, ele também utiliza o VLibras para pesquisar. Contou
ainda, que ganhou de presente dos pais um tablet e em casa também faz o uso do
aplicativo. Com um sorriso no rosto, João disse que logo saberá o português.
Sobre o aplicativo VLibras
O VLibras foi
desenvolvido através de uma parceria entre o Ministério do Planejamento,
Desenvolvimento e Gestão (MP) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e
consiste em um conjunto de ferramentas computacionais que amplia a
acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva a conteúdos online, realizando a tradução de
conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Língua Brasileira de Sinais (Libras),
tornando computadores, dispositivos móveis (tablets, smartphones) e plataformas
Web acessíveis para pessoas surdas.
O desenvolvimento deste
conjunto de ferramentas teve inicio quando uma jovem com deficiência auditiva
foi aprovada no vestibular de Ciências da Computação na UFPB. O desafio de
comunicar-se com a estudante, gerou a ideia de desenvolver o software.
De acordo com as
estatísticas do censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia
e Estatística (IBGE), quase 10 milhões de brasileiros têm alguma deficiência
auditiva, o que representa 5% da população do país, destes, cerca de 2 milhões
possuem deficiência auditiva severa, 1,7 milhões têm grande dificuldade para
ouvir e 344,2 mil são surdos.
A Suíte VLibras é um
conjunto de softwares públicos, desenvolvidos totalmente em código aberto.
A solução pode ser baixada gratuitamente no Portal do Software Público
Brasileiro (SPB).
Ao utilizar as ferramentas, os surdos
reduzem as barreiras de comunicação na web. A Suíte VLibras possui atualmente
um dicionário com mais de 11 mil termos, que pode ser ampliado e aperfeiçoado
pela comunidade de deficientes auditivos. O conjunto de soluções públicas
permite ainda a tradução de vídeos digitais para a língua de sinais pela
ferramenta VLibras-Vídeo.
Comentários
Postar um comentário