DEFICIÊNCIA VISUAL E A INCLUSÃO NAS ESCOLAS

Por:Renata PricilaReffatti     RU: 1311348
Elizangela dos SantosRU: 796692
Polo – Dois Vizinhos - PR
Data 31/08/2017




Hoje iremos apresentar o aplicativo DOSVOX (a voz do DOS, sistema operacional muito usado na década de 1990) que esta auxiliando muito no trabalho dos educadores e na inclusão de pessoas nas escolas, este aplicativo auxilia pessoas com deficiência visual, favorecendo o aprendizado dos alunos. Esse tipo de deficiência se encontra em grande escala em todo nosso paÍs, abrangendo mais de 55 mil alunos.
A inclusão nas escolas veio conforme indica a Lei 13,146 que diz que toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação (Capítulo II, LEI 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015.)
Com oo objetivo de garantir pleno acesso ao currículo em condições de igualdade e ainda promover o exercício da autonomia aos estudantes com deficiência a lei vem para garantir que o aluno incluso tenha a mesma oportunidade que os demais.
Segundo Ivana de Siqueira, a inclusão social começa pela educação, a criançaincluída desde a educação infantil vai ter muito mais condições de seguir na escola e manter sua trajetória .Para que as escolas estejam preparadas para receber todos os alunos, o Programa Escola Acessível promove a acessibilidade ao ambiente escolar, por meio de salas com recursos multifuncionais e adequação do espaço físico, por exemplo, para atender estudantes com deficiência. Mais de 48 mil escolas foram beneficiadas com recursos do programa.
Dados do Censo escolar de 2009 feito pelo MEC, mais de 55 mil alunos possuem deficiência visual no país e mais de 5.000 são totalmente cegos. Para estudar, eles contam coma tecnologia da informática, que são softwares desenvolvidos para atender a realidade desse publico, o que facilita o aprendizado e a inclusão desses alunos, podem ser utilizados para qualquer idade e qualquer disciplina escolar.
Na cidade de Cruzeiro do Iguaçu - PR, esse programa foi utilizado na escola municipal Duque de Caxias por professores da sala de recursos multifuncionais, onde alunos totalmente cegos utilizavam o programa para leitura de noticias, e para os alunos com idade de alfabetização era utilizado para facilitar o aprendizado de letramento,pois o sistema realiza a comunicação com o deficiente visual através de síntese de voz em Português, sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas. O que diferencia o DOSVOX de outros sistemas voltados para uso por deficientes visuais é que no DOSVOX a comunicação é muito mais simples, e leva em conta as especificidades e limitações dessas pessoas. Ao invés de simplesmente ler o que está escrito na tela, o DOSVOX estabelece um diálogo amigável, através de programas específicos e interfaces adaptativas. Isso o torna insuperável em qualidade e facilidade de uso para os usuários que veem no computador um meio de comunicação e acesso, que deve ser o mais confortável e amigável possível. Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo DOSVOX é feita em voz humana gravada. Isso significa que ele é um sistema com baixo índice de estresse para o usuário, mesmo com uso.

Para o letramento e alfabetização do aluno com deficiência visual, deve primeiramente habituar-se às vozes e suas velocidades com exercícios repetitivos antes de dominar realmente as operações com o sistema DOSVOX.  Uma das dificuldades encontrada pelos professores foi a de mostrar aos alunos como memorizar as teclas de controle, pois o mouse não é um instrumento indicado para o deficiente visual neste caso, já o teclado deve ser transformado em teclado Braille como se fosse uma máquina datilográfica, em que serão utilizadas pontuações do sistema Braille e posteriormente transformado em voz masculina ou feminina. As letras maiúsculas soarão a voz masculina e as letras minúsculas soarão a voz feminina. A velocidade da voz também será controlada pelo usuário. O sistema vem sendo aperfeiçoado a cada nova versão, o que indica que futuramente o letramento e alfabetização poderá se tornar mais fácil a acessibilidade aos usuários com deficiência visual total ou parcial.. Agrande vantagem é que este programa é baixado gratuitamente na internet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIX TECLADO INTELIGENTE PARA PARALISIA CELEBRAL

“CPqD ALCANCE” A SERVIÇO DA INCLUSÃO

ARAMUMO CRIADO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA