“CPqD ALCANCE” A SERVIÇO DA INCLUSÃO

Por (Nedir Tomé dos Santos, 1127804)
(Rosimeri Scarati Hein, 1331967)
(Rosélis Márcia Valmórbida Muckler, 1273525)
(Micheli Coradin Perin, 1199355)
Polo – Dois Vizinhos

Data (24/08/2017)
Fonte: http://www.seatmobile.com.br/noticias/cpqd-alcance-aplicativo-para-pessoas-com-deficiencia-visual.html

    Pessoas com deficiência física possuem habilidades e movimentos limitados. Muitos são cegos, outros são surdos e também há aqueles que não conseguem caminhar. Existem vários problemas que os impedem de fazer uma coisa ou outra, mas uma coisa é certa: eles não são diferentes de nós. Também são pessoas com necessidades de se comunicar, de aprender e de interagir com os outros através das redes sociais.
    Entretanto, parece difícil de imaginar uma pessoa cega pegando em um celular e entrando na lista de contatos para, em seguida, fazer uma ligação. Bem, em pleno século XI isso já não é impossível. Hoje as pessoas cegas são capazes de fazer ligações pelo celular e até mesmo mandar mensagens, graças a um aplicativo chamado “CPqD Alcance”.
  O “CPqD Alcance” é um aplicativo criado por uma instituição independente chamada de CPqD. Esse aplicativo é instalado em qualquer celular touchscreen e tem como objetivo facilitar a acessibilidade para deficientes visuais. Pode ser facilmente baixado pelo Play Store ou pelo Google Play. O custo desse aplicativo é gratuito.
    Com o “CpqD Alcance” ativado, as funções aparecem na forma de ícones na tela sensível do aparelho. Conforme a pessoa desliza o dedo sobre a tela, uma voz informa o aplicativo que a pessoa está pressionando. Por exemplo, se a pessoa cega deslizar o dedo sobre o ícone LIGAÇÃO a voz do “CPqD alcance” irá dizer: Ligação. Depois de receber essa informação, basta clicar duas vezes sobre o ícone e, como num toque de mágicas, o “CPqd alcance” irá abrir a LISTA DE CONTATOS. Com a lista de contatos aberta ocorre o mesmo processo, a pessoa desliza o dedo sobre a tela até encontrar o contato desejado e clica duas vezes para efetuar a ligação.
    Mas como utilizar esse aplicativo em benefício dos alunos que estão em processo de inclusão? O professor pode trabalhar de diversas maneiras. Uma delas é por enviar as tarefas por e-mail ou por SMS, assim o aluno poderá abrir as questões em seu celular e o “CPqD Alcance” irá ler esse e-mail ou SMS para ele. Conforme o “CPqD Alcance” vai fazendo a leitura das questões o aluno poderá ir respondendo com o teclado do “CPqD Alcance” que, conforme o aluno desliza o dedo por ele, o aplicativo usa sua voz para informar cada uma das letras do teclado. Depois disso basta enviar suas atividades respondidas para o professor. O aplicativo também disponibiliza o Google como fonte de pesquisas e calculadora cientifica para os alunos fazerem suas contas nas aulas de matemática.
    Se o aluno for Cego e mudo, ele poderá se comunicar facilmente com o auxílio deste aplicativo. Basta baixar através do Google Play ou através do Play Store um aplicativo que converta texto em voz. Assim ele poderá digitar o que pretende dizer e usar o aplicativo para produzir o som para seus colegas e professores.
    Por isso esse aplicativo serve de grande ajuda para os alunos que estão em processo de inclusão. Os professores terão maior facilidade para se comunicar e passar suas atividades para eles. O “CPqD Alcance” surgiu com o principal objetivo de ajudar, então, que nós educadores possamos fazer bom uso dessa nova tecnologia e tirar bastante proveito dela.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TIX TECLADO INTELIGENTE PARA PARALISIA CELEBRAL

ARAMUMO CRIADO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA