Be My Eyes: APP PERMITE "EMPRESTAR" SEUS OLHOS A UM DEFICIENTE VISUAL.

Por: Poliana C. Berti RU:1719962 Gilvana Rodrigues de Campos Zangrande 1794155
Polo : Dois Vizinhos

Data : 07/08/2017

    Na escola municipal Pequeno Príncipe a professora Brenda utiliza o aplicativo Be My Eyes com seus três alunos, Camila, João e Pedro, que tem deficiência visual, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem desses alunos.
   Esse aplicativo é utilizado também por alunos da escola estadual Aprendendo e Crescendo, onde o professor orienta seus alunos a como utiliza – los em sala de aula. É um aplicativo que funciona como um sistema de câmera direta, por vídeo chamada.
    Para ter o aplicativo o professor precisa ter um smartphone onde ira abaixar o Be My Eyes, ao baixar o aplicativo o professor seleciona a opção de deficientes visual, para que seus alunos possam estar recebendo ajuda de outra pessoa que também tem esse aplicativo.
    Na escola municipal Pequeno Príncipe onde tem 8 alunos e 3 são com deficiência visual a professora já fez e faz diariamente o uso do aplicativo. Os alunos tem faixa etária de 5 a 6 anos de idade, como isso funciona, a professora por exemplo da uma atividade de continhas de adição, os alunos que não tem deficiência fazem o exercício no caderno, já os com deficiência visual utilizam do celular para resolver a conta.
    A professora deixa em cima da mesa quadradinhos de madeira para que os três alunos possam separar eles e resolver a continha de 5 + 2, quando eles separam 5 de um lado e 2 do outro, vai ser o momento em que a professora vai utilizar o aplicativo no celular, vai dar o celular na mão dos alunos com deficiência visual, no botão de vídeo chamada onde a pessoa que tem o aplicativo vai receber uma notificação para ajudar as crianças e ver se esta certo o jeito que os alunos separaram os quadradinhos.
    Se estiver certo o ajudante vai apenas responder sim e não se estiver errado, vai dar orientações do que falta fazer, mas para o ajudante saber do que se trata a professora vai sempre explicar para ele o que estão fazendo em sala de aula.
    Na escola estadual Aprendendo e Crescendo esse aplicativo é utilizado com alunos de faixa etária entre 16 e 17 anos de idade. Nesse caso os alunos já possuem o smartphone próprio, então o professor apenas abaixa o aplicativo Be My Eyes  e orienta a eles a usar. Na sala de aula são 16 alunos porem dois com deficiência visual, a Maria e o Marcos.
    A professora Debora utiliza esse aplicativo apenas quando faz atividade de perguntas sobre o conteúdo estudado, como os alunos com deficiência visual não conseguem escrever, se a professora fazer alguma pergunta e eles não souber responder, a professora vai orienta – los a utilizar o aplicativo, onde eles vão pedir ajuda a outra pessoa para ver se ela sabe responder a pergunta feita pela professora Debora, e se o ajudante souber ele responde e o aluno ouve com atenção e depois fala para a professora o que ouviu assim respondendo a pergunta novamente com a resposta correta que ouviu.
    Os objetivos desse aplicativo é igualar a todos os alunos, assim sendo que os deficientes visuais possam se sentir a vontade com os demais alunos, sem ficar reprimidos, assim as vantagens desse aplicativo é fazer com que os alunos sintam – se a vontade em aprender.
    As vantagens são muito maior do que as desvantagens uma grande vantagem é poder pedir ajuda a outra pessoa sem conhecer ela, apenas com a fala e já se comunicar.
    Na escola municipal pequeno príncipe não há desvantagens porque quem fica com o celular é a professora, já na escola estadual os alunos que tem o celular, então é um pouco perigoso por que as vezes uma pessoa mal intencionada pode entrar no aplicativo e pedir informações de um deficiente, pedindo fotos de documentos ou de cartão de credito, então é indicado que usem esse aplicativo apenas na escola para aprender junto com a professora. Assim podendo ajudar os alunos com deficiência visual a torna – los igual aos demais alunos sem que eles se sintam constrangidos por ter uma pessoa desconhecida o ajudando para melhor realizar uma atividade e também são bem orientados a nunca passar informações pessoais a desconhecidos, pois nunca sabemos que esta por trás da outra tela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIX TECLADO INTELIGENTE PARA PARALISIA CELEBRAL

ARAMUMO CRIADO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA

APLICATIVO LIVOX PARA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COGNITIVA, MOTORA E VISUAL.