APRENDIZAGEM ATRAENTE
Por: Francine Hoffmann Silva, RU:
1802021 Jessica Bee RU:1802138
Polo: Dois Vizinhos– Cidade: Dois
Vizinhos
Data (23/08/2017)
Fonte:
google imagens
A
empresa Technolio desenvolveu um aplicativo para IPhone e
IPad chamado “ABC
Palavras”, o aplicativo ajuda na aprendizagem de crianças com transtorno de déficit
de atenção com hiperatividade (TDAH) pois é uma condição que faz com que a
criança seja muito agitada e não consiga se concentrar nos estudos.
O “ABC Palavras” busca ensinar a soletração e a construção de palavras
básicas em Português e Inglês. Ana Leite diz “A criança deve formar
a palavra correspondente a uma figura e para isso basta arrastar as letras que
aparecem na tela. Um recurso importante e interessante presente nesse
aplicativo é que a criança ao tocar na letra que quer arrastar, ouve o som
daquela letra, e por fim, ao completar todas as letras, escuta a palavra
formada.”
Para as crianças, que ainda não
conhecem o alfabeto, há um recurso que torna o uso possível para essas
crianças: uma marca d’água, que ajuda a criança a colocar as letras nos lugares
certos. Se a criança quiser um pouco mais de desafio, basta desligar a marca
d’água apertando num ícone que fica tela onde as palavras estão sendo formadas.
“Dessa forma, ela terá a oportunidade de aprender a formar a palavra sozinha!”
palavras de Ana Leite.
O aplicativo traz a possibilidade de trabalhar com palavras
escritas com letras maiúsculas e minúsculas, o que é um ponto positivo para os
pequenos. “Além disso, o design do aplicativo é bonito, “divertido” e favorece
seu uso, conseguindo atingir o que propõe.”
O aplicativo é uma ferramenta que deve
ser usada como uma extensão da sala da aula, para aprendizagem e fixação da
alfabetização, claro que isso não quer dizer que o mesmo não pode ser usado em
sala, claro que pode se a escola tiver o equipamento adequado o aplicativo com
certeza anda de “mão dadas” na relação professor-aluno-aprendizagem. O
aplicativo ABC Palavras é uma excelente ferramenta na consecução,
aprimoramento, fixação, distinção e aprendizado da escrita, leitura e anda da
parte fonológica.
A criança com THDA tem dificuldade em terminar uma tarefa principalmente se o que ela está fazendo
não lhe chama atenção, não gosta de fazer grande esforço mental. Por ser
colorido, interativo e ainda por ter uma voz que fala a cada toque de letra e a
cada formação de palavra, a criança consegue por mais tempo manter sua atenção
na tela, brincando para aprender.
João é um menino de 7
anos que mora em São Paulo, juntamente com seus dois irmãos mais velhos e seus
pais. João logo que entrou para a escola, mostrou-se com comportamento
diferente dos colegas na preocupação da escola e pais o menino foi acompanhado
e diagnosticado com THDA. “Foi um choque, eu não sabia o que era aquilo nem
muito menos o que fazer” diz a mãe de João.
Para ajudar o menino o irmão mais velho Douglas pesquisou e encontrou o
aplicativo “ABC Palavras” mostrou para João, no intuito de com que o menino
apenas sorrisse se ele gostasse. “Ele riu e não queria mais largar o tablet,
foi engraçado” disse Douglas.
Comentários
Postar um comentário