APRENDIZAGEM ATRAENTE

Por: Francine Hoffmann Silva, RU: 1802021 Jessica Bee RU:1802138
Polo: Dois Vizinhos– Cidade: Dois Vizinhos

Data (23/08/2017)
Fonte: google imagens

        A empresa Technolio desenvolveu um aplicativo para IPhone e IPad chamado ABC Palavras”, o aplicativo ajuda na aprendizagem de crianças com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) pois é uma condição que faz com que a criança seja muito agitada e não consiga se concentrar nos estudos.
        O “ABC Palavras” busca ensinar a soletração e a construção de palavras básicas em Português e Inglês. Ana Leite diz “A criança deve formar a palavra correspondente a uma figura e para isso basta arrastar as letras que aparecem na tela. Um recurso importante e interessante presente nesse aplicativo é que a criança ao tocar na letra que quer arrastar, ouve o som daquela letra, e por fim, ao completar todas as letras, escuta a palavra formada.”
         Para as crianças, que ainda não conhecem o alfabeto, há um recurso que torna o uso possível para essas crianças: uma marca d’água, que ajuda a criança a colocar as letras nos lugares certos. Se a criança quiser um pouco mais de desafio, basta desligar a marca d’água apertando num ícone que fica tela onde as palavras estão sendo formadas. “Dessa forma, ela terá a oportunidade de aprender a formar a palavra sozinha!” palavras de Ana Leite.
    O aplicativo traz a possibilidade de trabalhar com palavras escritas com letras maiúsculas e minúsculas, o que é um ponto positivo para os pequenos. “Além disso, o design do aplicativo é bonito, “divertido” e favorece seu uso, conseguindo atingir o que propõe.”
       O aplicativo é uma ferramenta que deve ser usada como uma extensão da sala da aula, para aprendizagem e fixação da alfabetização, claro que isso não quer dizer que o mesmo não pode ser usado em sala, claro que pode se a escola tiver o equipamento adequado o aplicativo com certeza anda de “mão dadas” na relação professor-aluno-aprendizagem. O aplicativo ABC Palavras é uma excelente ferramenta na consecução, aprimoramento, fixação, distinção e aprendizado da escrita, leitura e anda da parte fonológica.
         A criança com THDA tem dificuldade em terminar uma tarefa principalmente se o que ela está fazendo não lhe chama atenção, não gosta de fazer grande esforço mental. Por ser colorido, interativo e ainda por ter uma voz que fala a cada toque de letra e a cada formação de palavra, a criança consegue por mais tempo manter sua atenção na tela, brincando para aprender.
       João é um menino de 7 anos que mora em São Paulo, juntamente com seus dois irmãos mais velhos e seus pais. João logo que entrou para a escola, mostrou-se com comportamento diferente dos colegas na preocupação da escola e pais o menino foi acompanhado e diagnosticado com THDA. “Foi um choque, eu não sabia o que era aquilo nem muito menos o que fazer” diz a mãe de João.  Para ajudar o menino o irmão mais velho Douglas pesquisou e encontrou o aplicativo “ABC Palavras” mostrou para João, no intuito de com que o menino apenas sorrisse se ele gostasse. “Ele riu e não queria mais largar o tablet, foi engraçado” disse Douglas.
         A partir daí os pais e irmãos começaram a incentivar e a ajudar o menino no uso do aplicativo, a mãe diz que pelo menos uma vez por dia ela dá o tablet para que o João possa treinar a “escritinha” como ele mesmo diz. “As vezes ele precisa da minha ajuda e as vezes ele já faz sozinho eu fico tão feliz em ver o meu filho feliz, em ver ele aprendendo, em saber que ele não é menos capaz que as crianças, que ele pode aprender sim, isso sim me deixa muito feliz, diz a mãe de João.
        “Na escola não há tablet para todos os alunos com TDHA, mas quem quiser pode levar o seu e as vezes o João leva, no começo as outras crianças ficaram alvoroçadas, curiosas, mas agora elas veem isso como algo que ajuda o João” disse a professora do João. A professora diz ainda que acha maravilhoso esses instrumentos de inclusão. “As crianças THDA tem a possibilidade de aprender brincando, de  forma saudável, no seu tempo, no seu espaço, do seu jeito. Portanto, dessa forma o uso desses aplicativos e aparatos tecnológicos são úteis e muito bem-vindos na promoção da aprendizagem, tanto na vida escolar quanto fora.  A aula se torna mais dinâmica, pois o aluno vai aprender de forma muito significativa, dessa maneira qual professora que não iria gostar de saber que o seu aluno aprendeu, de uma forma mais prazerosa ? E já que a tecnologia está ai vamos usar, vamos usufruir, vamos possibilitar aprendizagem e inclusão de nossas crianças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIX TECLADO INTELIGENTE PARA PARALISIA CELEBRAL

“CPqD ALCANCE” A SERVIÇO DA INCLUSÃO

ARAMUMO CRIADO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA