APLICATIVO LIVOX DÁ VOZ E AUTONOMIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Por: Silvia Silene Gaio, RU 1311694
Polo – Dois Vizinhos – PR
Data: 29/08/2017
Fonte:
http://codigo.inf.br/codigoonline/wp-content/uploads/2016/11/BEATLES_-_ANTHOLOGY__53657_zoom-1.jpg
Segundo dados do IBGE (2015)
juntamente com a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), 6,2% da população brasileira
tem algum tipo de deficiência, considerando quatro tipos: Visual, auditiva,
física e intelectual. Graças a rápida evolução tecnológica, nos últimos anos,
cada vez mais surgem inovações para auxiliar quem possui necessidades especiais
a usufruir de maior liberdade e autonomia na sua rotina diária e também no
aprendizado em sala de aula. Muito usada e em constante aperfeiçoamento, a
Tecnlogia Assistiva é uma área do conhecimento que abrange a Comunicação
Alternativa e tem por objetivo auxiliar as pessoas com deficiência de fala ou
escrita funcional a desenvolverem habilidades necessárias para se expressarem.
Tratando-se de ferramentas que auxiliam e possibilitam a comunicação para
pessoas com deficiência, o aplicativo LIVOX é destaque como solução tecnológica
de inclusão social. Lançado em 2011, o Livox foi criado pelo empreendedor
Carlos Pereira – vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2016, concurso Folha de
S. Paulo com a Fundação Schwab- cuja filha teve paralisia cerebral devido a um
erro médico no parto. O App já ajudou cerca de 20 mil pessoas a se comunicarem,
desde portadores de sequelas como AVC (Acidente Vascular Cerebral) até autismo
e outras diversas doenças e deficiências. O Livox é um software para tablets
android que possui algoritmos para distúrbios motores, cognitivos e visuais e é
comercializado para pessoas físicas através do Google Play e da Apple Store. Assim,
o app é diferente para cada pessoa de acordo com o tipo e grau de sua
deficiência. Possui interfaces diferentes dependendo da deficiência ou
limitações do usuário. Pessoas que sabem ler, pessoas que não conseguem ver,
pessoas que não entendem conceitos abstratos e de todas as faixas etárias podem
usar o Livox. O uso do aplicativo em sala de aula já está sendo testado com
sucesso em algumas escolas do estado de Alagoas e Pernambuco, tendo 100% de
aprovação por parte dos professores, pais e alunos de inclusão. O aplicativo
permite em qualquer momento expressar aquilo que o usuário está sentindo,
oferecendo-lhes liberdade e autonomia.
Através dos recursos oferecidos pelo App, Elisabeth,
professora de Paulo, um aluno com paralisia cerebral, juntamente com os pais do
garoto de 10 anos decidiram fazer o uso do App. Paulo já é alfabetizado, porém
sua maior dificuldade está na coordenação motora e ausência de fala. O teclado
virtual inteligente permite a participação nas aulas de Língua portuguesa, já
que o aluno expressa o que deseja apenas com toques na tela de um tablet e o
interlocutor consegue entender perfeitamente. Elisabeth pretende difundir o uso
do aplicativo entre os professores de outras disciplinas e que também possuem
alunos de inclusão em suas classes. Os colegas de Paulo também aprovaram a
ideia, pois agora conseguem se comunicar facilmente e lembram que antes do uso
do Livox, por várias vezes se afastavam do garoto por não entenderem suas
expressões. Existe apenas um entrave maior, que é a necessidade de rede wi-fi
ou dados móveis disponíveis o tempo todo, mas com as ofertas crescentes entre
as operadoras desses serviços, a tendência é baixar os custos e ter maior disponibilidade
no decorrer de um curto espaço de tempo. Observamos que a tendência é que cada
vez mais sejam criados e aperfeiçoados aplicativos com objetivo de auxiliar no
aprendizado escolar e oferecer a quem necessita de cuidados especiais e a quem
convive com estes, condições de ter uma vida digna. É a tecnologia a serviço da
inclusão.
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