APLICATIVO LIVOX DÁ VOZ E AUTONOMIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Por: Silvia Silene Gaio, RU 1311694
Polo – Dois Vizinhos – PR

Data: 29/08/2017


Segundo dados do IBGE (2015) juntamente com a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, considerando quatro tipos: Visual, auditiva, física e intelectual. Graças a rápida evolução tecnológica, nos últimos anos, cada vez mais surgem inovações para auxiliar quem possui necessidades especiais a usufruir de maior liberdade e autonomia na sua rotina diária e também no aprendizado em sala de aula. Muito usada e em constante aperfeiçoamento, a Tecnlogia Assistiva é uma área do conhecimento que abrange a Comunicação Alternativa e tem por objetivo auxiliar as pessoas com deficiência de fala ou escrita funcional a desenvolverem habilidades necessárias para se expressarem. Tratando-se de ferramentas que auxiliam e possibilitam a comunicação para pessoas com deficiência, o aplicativo LIVOX é destaque como solução tecnológica de inclusão social. Lançado em 2011, o Livox foi criado pelo empreendedor Carlos Pereira – vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2016, concurso Folha de S. Paulo com a Fundação Schwab- cuja filha teve paralisia cerebral devido a um erro médico no parto. O App já ajudou cerca de 20 mil pessoas a se comunicarem, desde portadores de sequelas como AVC (Acidente Vascular Cerebral) até autismo e outras diversas doenças e deficiências. O Livox é um software para tablets android que possui algoritmos para distúrbios motores, cognitivos e visuais e é comercializado para pessoas físicas através do Google Play e da Apple Store. Assim, o app é diferente para cada pessoa de acordo com o tipo e grau de sua deficiência. Possui interfaces diferentes dependendo da deficiência ou limitações do usuário. Pessoas que sabem ler, pessoas que não conseguem ver, pessoas que não entendem conceitos abstratos e de todas as faixas etárias podem usar o Livox. O uso do aplicativo em sala de aula já está sendo testado com sucesso em algumas escolas do estado de Alagoas e Pernambuco, tendo 100% de aprovação por parte dos professores, pais e alunos de inclusão. O aplicativo permite em qualquer momento expressar aquilo que o usuário está sentindo, oferecendo-lhes liberdade e autonomia.


 Através dos recursos oferecidos pelo App, Elisabeth, professora de Paulo, um aluno com paralisia cerebral, juntamente com os pais do garoto de 10 anos decidiram fazer o uso do App. Paulo já é alfabetizado, porém sua maior dificuldade está na coordenação motora e ausência de fala. O teclado virtual inteligente permite a participação nas aulas de Língua portuguesa, já que o aluno expressa o que deseja apenas com toques na tela de um tablet e o interlocutor consegue entender perfeitamente. Elisabeth pretende difundir o uso do aplicativo entre os professores de outras disciplinas e que também possuem alunos de inclusão em suas classes. Os colegas de Paulo também aprovaram a ideia, pois agora conseguem se comunicar facilmente e lembram que antes do uso do Livox, por várias vezes se afastavam do garoto por não entenderem suas expressões. Existe apenas um entrave maior, que é a necessidade de rede wi-fi ou dados móveis disponíveis o tempo todo, mas com as ofertas crescentes entre as operadoras desses serviços, a tendência é baixar os custos e ter maior disponibilidade no decorrer de um curto espaço de tempo. Observamos que a tendência é que cada vez mais sejam criados e aperfeiçoados aplicativos com objetivo de auxiliar no aprendizado escolar e oferecer a quem necessita de cuidados especiais e a quem convive com estes, condições de ter uma vida digna. É a tecnologia a serviço da inclusão.

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