A TECNOLOGIA EM NOSSAS MÃOS

Por Hellen Roberta Siviero Gonzato Ru 1106151
Romiana Sara Hamera Cabredo, Ru: 1062398
Polo: Dois Vizinhos

Data (ex 28/06/2017)

         Nossa realidade mostra a necessidade de cada vez mais estarmos se aprimorando para o desenvolvimento intelectual e didático, para trabalhar com facilidade e poder interagir cada vez mais com o discente que precisa de todo e qualquer auxílio do docente, especialmente os com os portadores de algum tipo de deficiência física. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), termos Um bilhão de pessoas assim no mundo.
       Vale lembrar que existe uma lei a qual ampara as pessoas portadoras de alguma necessidade especial.  Independente de a lei existir é de suma importância que todo ser humano saiba entender e principalmente respeitar cada ser, desta forma a discriminação e o preconceito são crimes e para a sociedade atual é preciso ter isso muito claro. Além disso, precisamos sempre estar buscando soluções para transcender as limitações do discente e capacita-los da melhor forma possível para o futuro.
       O livox foi desenvolvido pelo pernambucano Carlos Pereira, para dar uma melhor qualidade de vida de sua filha, Clara, de 9 anos, com paralisia cerebral. A ferramenta cujo nome vem do latim e significa liberdade e voz, facilitou a vida de muitas famílias que, assim como a do empreendedor social, precisavam se valer de volumosos fichários e cartões de comunicação alternativa para inserir crianças e adultos com deficiência no mundo.
Mediante a necessidade motora encontrada na escola “O”, na cidade “D” com a disciplina de português, nas series iniciais o livox surge para auxiliar na comunicação e no aprendizado.
      Para utilizar o aplicativo a escola “O” precisou fazer algumas alterações na sua estrutura física, principalmente na sala onde é atuado com os alunos de modalidade reduzida, para ter um ambiente amplo e que possam ter todo o acesso necessário.  A forma de manuseio, sendo com o toque no aparelho desta maneira corrige o erro, ou seja, a ortografia do aluno com deficiência. Esta inovação é um pouco lenta para que o aluno consiga assimilar, mas é preciso respeitar sempre o ritmo e as limitações de cada aluno sendo assim, facilitara para consegui um melhor desempenho na sua atividade.
         Nota-se, que a partir do uso deste aplicativo na educação inclusiva teve uma evolução significativa no desenvolvimento das aulas, com isso a turma tem um melhor rendimento e todos os alunos conseguem acompanhar o processo necessário. Este aplicativo é direcionado para o uso no tablete. 
Considerando que a função do docente é propiciar cada vez mais aos alunos a construção do entendimento e com isso sua aprendizagem, o objetivo entre aluno e o professor é que ambos possam ter a total liberdade de expressão, livre arbitro para dialogarem e sanar as dúvidas já que estão trabalhando com alunos especiais e estão em busca de formas de aprendizagem para facilitar o conhecimento e as informações da sociedade escolar e sempre em prol da renovação entre todos.
     Quanto à forma que a tecnologia vem tendo cada vez mais a autonomia e proporcionando a liberdade e melhorado a qualidade de vida de cada ser com necessidades especiais sendo feito por meio do aplicativo que alia a ferramenta para a escrita como mecanismos educacionais. Auxiliar na compreensão das perguntas, promover o conhecimento dos nomes dos objetos, de como são pronunciados, aumentar a capacidade de atenção e concentração,
         As desvantagens desse aplicativo são o alto custo do aplicativo, sendo inacessível para escolas pessoas de baixa renda e ele também atende um número limitado de atividades. Esse aplicativo por enquanto só esta sendo vendido no Brasil.


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