A TECNOLOGIA EM NOSSAS MÃOS
Por Hellen Roberta Siviero Gonzato Ru 1106151
Romiana Sara Hamera Cabredo, Ru: 1062398
Polo: Dois Vizinhos
Data (ex 28/06/2017)
Nossa realidade mostra a necessidade de cada vez mais estarmos
se aprimorando para o desenvolvimento intelectual e didático, para trabalhar
com facilidade e poder interagir cada vez mais com o discente que precisa de
todo e qualquer auxílio do docente, especialmente os com os portadores de algum
tipo de deficiência física. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS),
termos Um bilhão de pessoas assim no mundo.
Vale lembrar que existe uma lei a qual ampara as pessoas
portadoras de alguma necessidade especial. Independente de a lei existir é de suma
importância que todo ser humano saiba entender e principalmente respeitar cada
ser, desta forma a discriminação e o preconceito são crimes e para a sociedade
atual é preciso ter isso muito claro. Além disso, precisamos sempre estar buscando
soluções para transcender as limitações do discente e capacita-los da melhor
forma possível para o futuro.
O livox foi
desenvolvido pelo pernambucano Carlos Pereira, para dar uma melhor qualidade de
vida de sua filha, Clara, de 9 anos, com paralisia cerebral. A ferramenta cujo nome vem do latim e
significa liberdade e voz, facilitou a vida de muitas famílias que, assim como
a do empreendedor social, precisavam se valer de volumosos fichários e cartões
de comunicação alternativa para inserir crianças e adultos com deficiência no
mundo.
Mediante a
necessidade motora encontrada na escola “O”, na cidade “D” com a disciplina de
português, nas series iniciais o livox surge para auxiliar na comunicação e no
aprendizado.
Para utilizar o aplicativo a escola “O” precisou fazer
algumas alterações na sua estrutura física, principalmente na sala onde é
atuado com os alunos de modalidade reduzida, para ter um ambiente amplo e que possam
ter todo o acesso necessário. A forma de
manuseio, sendo com o toque no aparelho desta maneira corrige o erro, ou seja,
a ortografia do aluno com deficiência. Esta inovação é um pouco lenta para que
o aluno consiga assimilar, mas é preciso respeitar sempre o ritmo e as limitações
de cada aluno sendo assim, facilitara para consegui um melhor desempenho na sua
atividade.
Nota-se, que a partir do uso deste aplicativo na educação
inclusiva teve uma evolução significativa no desenvolvimento das aulas, com
isso a turma tem um melhor rendimento e todos os alunos conseguem acompanhar o
processo necessário. Este aplicativo é direcionado para o uso no tablete.
Considerando que a função do docente é propiciar cada vez
mais aos alunos a construção do entendimento e com isso sua aprendizagem, o
objetivo entre aluno e o professor é que ambos possam ter a total liberdade de
expressão, livre arbitro para dialogarem e sanar as dúvidas já que estão
trabalhando com alunos especiais e estão em busca de formas de aprendizagem
para facilitar o conhecimento e as informações da sociedade escolar e sempre em
prol da renovação entre todos.
Quanto à
forma que a tecnologia vem tendo
cada vez mais a autonomia e proporcionando a liberdade e melhorado a qualidade
de vida de cada ser com necessidades especiais sendo feito por meio do
aplicativo que alia a ferramenta para a escrita como mecanismos educacionais.
Auxiliar na compreensão das perguntas, promover
o conhecimento dos nomes dos objetos, de como são pronunciados, aumentar a
capacidade de atenção e concentração,
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