Postagens

PROFESSOR DE LUZIANDA DESCOBRE MANEIRAS DE AJUDAR ALUNOS CEGOS A INTERAGIREM MAIS NAS AULAS UTILIZANDO O SMARTPHONE E CRIA GRUPO DE ESTUDOS QUE AJUDA NA INCLUSÃO DESSES ALUNOS.

Imagem
Por Denise de Azevedo, 117620-9 Polo Uninter – Dois Vizinhos Data 30/08/2017 fonte:http://noticias.universia.com.br O professor João Andrade de Luzianda, cidade do sudoeste do Estado de Luz, sempre foi interessado em tecnologia. Em entrevista ao Jornal Fatos Sudoestes ele diz que depois que recebeu dois alunos cegos que foram incluídos em uma turma de primeiro ano do ensino médio no período vespertino, se deparando com um grande desafio: o de ensiná-los. Começou a estudar possibilidades que o ajudassem a desenvolver essa tarefa            e concluiu que a tecnologia podia auxiliá-lo. Fez algumas pesquisas e descobriu que dois recursos o notebook e o smartphone poderiam contribuir para sanar algumas dificuldades. Conta que primeiramente se utilizou de alguns aplicativos como: o DOSVOX que faz leitura da tela do notebook e teclados adaptados em braile. Ministrou umas duas ou três aulas e viu que era ótimo pri...

TECNOLOGIA ASSISTIVA A SERVIÇO DA INCLUSÃO SOCIAL

Imagem
Por Anderson Werner, 1780851 Polo – Dois Vizinhos Data 17/08/2017 Fonte: Correio Brasiliense              Uma tecnologia que auxilia a comunicação e desenvolvimento de pessoas com algum tipo de deficiência, essa tecnologia devidamente aplicada permite a criação de aplicativos voltados para pessoas que tem algum tipo de deficiência, para explicar melhor quero citar como exemplo de empreendedorismo na Tecnologia Assistida o empresário brasileiro e pernambucano Carlos Pereira de 38 anos, criador do aplicativo livox, ele foi ganhador de prêmios e teve reconhecimento na Europa e na América do Norte e também recebeu várias homenagens pela sua iniciativa de criação deste app. Pensando em melhorar a qualidade da comunicação e também a qualidade de vida de sua filha Clara de 9 anos, que tem paralisia cerebral ele criou e desenvolveu o projeto deste aplicativo que já é uma realidade e já é utilizado por mais de 20 mil pessoas em todo o mundo ...

A TECNOLOGIA DE MÃOS DADAS COM A EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE INCLUSÃO

Imagem
Brendha Evaristo RU: 1311836 Uninter Dois Vizinhos 30\08\2017 Fonte: google O Colégio Estadual de Pinheiros, no Paraná possui várias turmas que incluem alunos com deficiência auditiva e que fazem uso da tecnologia para dar a devida atenção aos seus estudos. O material escolar desses jovens vai além de cadernos, livros e canetas, pois o celular tornou-se um objeto indispensável durante as aulas e é essencial para o aprendizado dos mesmos.  Para isso ser possível, esses alunos especiais contam com a ajuda de um aplicativo que foi desenvolvido especialmente para suas necessidades e que é utilizado em sala de aula através do celular ou tablet. Com um software muito eficaz e uma interface intuitiva, o Prodeaf traduz textos e falas na língua portuguesa para a língua de sinais, e o aplicativo possui um avatar 3d que representa os gestos referentes as palavras simultaneamente, assim o aluno acompanha o conteúdo da aula em tempo real. Apesar de parecer al...

AVANÇOS TECNOLÓGICOS TRANSFORMAM A REALIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS

Imagem
Por Fabiana Volpato e Gizele Antunes da Luz, 1746730 e 282233 Polo – Dois Vizinhos Data 31/07/2017 http://www.ubook.com/claroclube O mundo tecnológico deu um avanço significativo no mundo atual, nesse sentido, é importante destacar que a educação, tendo como suporte as tecnologias, é, na verdade, um movimento educativo e cultural que busca a completude do ser humano. Nesse contexto a tecnologia, a educação e a medicina andam lado a lado, e um necessita do outro para encontrar soluções e reparar danos sendo estes reversivos ou não. E com tantos avanços nos deparamos com diversos aplicativos que auxiliam pessoas com deficiências. O aplicativo “UBOOK” faz parte deste imenso catalogo que auxilia e beneficia pessoas portadoras de deficiência visual. As tecnologias apresentam-se como fontes promissoras para a implementação e consolidação de um sistema educacional inclusivo, o que provém de suas possibilidades inesgotáveis de uma construção de recursos que facilitam o acesso ...

A Inclusão social e os suportes tecnológicos

Imagem
Por Gilvane Maria Gonçalves RU 1169914 Polo – Dois Vizinhos Data. 15/08/2017 Mundo Desalienado - WordPress.com Nos dias atuais a inclusão e a acessibilidade é prioridade na educação, mas ainda é muito difícil de encontrar práticas realmente inclusivas para esses estudantes. Com o passar dos tempos os jogos de computadores tiveram grande evolução, e se multiplicaram em programas de entretenimentos educativos, com games coloridos, com trilhas sonoras atrativas e com maior facilidade de manuseio. Um destes jogos em forma de aplicativo é o Playdown, utilizado nos dias atuais nas escolas, por alunos inclusos, tem como principal vantagem o processo de ensino e aprendizagem, é um jogo em que as emoções do jogador provocam necessidades de ordem afetiva, visando estimular o prazer, sendo portanto um eficiente recurso didático, incentivando o aluno a tentar quantas vezes forem necessárias, não se preocupando com os erros. Em uma pequena cidade do RS, na Cidade de Marcelin...

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Imagem
Simoni Aparecida Mistura RU 543773 Polo – Dois Vizinhos 24/08/2017 Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1388/recursos-para-a-educacao-inclusiva acessado em 24/08/2017. Muito se fala hoje em dia em Educação especial, Inclusão Digital e outros termos que fazem com que as tecnologias sejam uma importante ferramenta de auxílio no aprendizado de pessoas com necessidades especiais. O uso das novas tecnologias nas escolas está se desenvolvendo cada vez mais, e com certeza trouxe muitos benefícios para educadores e educandos.  Alguns métodos utilizados na transmissão do conhecimento, nunca serão deixados de lado, mas os novos subsídios que dispomos hoje como ferramentas para a aprendizagem vieram para somar e facilitar a aprendizagem na Educação Especial. A introdução do computador na sala de aula tornou-se uma saída tecnologicamente necessária. A introdução desses aparatos tecnológicos deu ao aluno o direito de participar, de aprender e ter uma convivência educ...

ARAMUMO CRIADO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA

Imagem
Rafaela Sueli Belletini RU: 1172904 CEDUTEC – Dois Vizinhos 28/08/2017 Fonte:https://www.google.com.br/searchq=aramumo&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjzrPn4lfjAhWB6CYKHTYRAdwQ_AUICygC&biw=1355&bih=643#imgrc=_ QUE TAL SE VOCÊ PUDESSE FACILITAR A VIDA DE JOVENS E CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS?     Aplicativos têm se mostrado cada vez mais comuns na prática clínica de profissionais de Reabilitação. Não apenas com seu uso adaptado, aplicando de forma específica o que não foi pensado para determinados casos, mas também utilizando aplicativos desenvolvidos para determinados grupos, como o de crianças com distúrbios de aprendizagem.    Este aplicativo pode ajudar professores no trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais, pais e familiares na convivência com a criança.     O jogo Aramumo, foi criado por dois alunos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica.  O jogo foi vencedor de um conc...