Um resultado promissor com ajuda de um celular
Por:
Matheus Chrystian Meireles De Medeiros, RU 1606989
Polo – Dois Vizinhos
Data (27/08/2017)
Fonte:
https://www.google.com.br/search?q=aramumo&client=opera&hs=JrB&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiPwpTl6PjVAhUL62MKHQyfBR8Q_AUICygC&biw=1326&bih=658#imgrc=iW899GNBa0G9mM:
“Acredito que toda criança precisa de um ensino adaptado
ao seu ritmo de aprendizagem, e que todos os professores deixem de lado a ideia
do ensino padronizado, cada aluno tem suas necessidades e assim precisando de
um ensino especifico para a sua necessidade. ”
Maria Beatriz é uma professora de português, em uma
escola municipal de Recife Pernambuco, ao iniciar o ano letivo de 2016 no terceiro
ano do ensino fundamental acabou reparando que seu aluno Rodrigo sofria uma
grande dificuldade na leitura e escrita, comunicando-se com os pais do aluno
rapidamente foi levado para fazer vários exames e Rodrigo foi diagnosticado com
dislexia. Então com seu conhecimento no assunto usou o aplicativo “aramumo”
para auxiliar o aluno com seu aprendizado.
A professora de português da escola municipal Joaquin
Nabuco não tinha tanto conhecimento sobre crianças com dificuldades de
aprendizado até a inclusão de sua filha na escola aonde foi diagnosticada com
dislexia.
A professora então se viu na missão de ajudar sua filha
superando todas as dificuldades que eram muitas para uma época, a tecnologia
nas escolas eram quase nulas, o interesse das escolas com as crianças especiais
também era reduzido. Com o passar dos anos a professora acabou se
especializando no ensino de crianças com dificuldades, mas com o caso de
Rodrigo foi diferente.
Rodrigo foi diagnosticado com dislexia após sua
professora perceber vários sintomas no aluno, como dificuldade na leitura e
escrita, desatenção, a falta de interesse por livros, coordenação motora com
atraso e dificuldade na fala. Percebendo todos esses sintomas entro em contato
com os pais do aluno rapidamente, deste modo Rodrigo passou por exames e
clínicos especialistas sendo descoberto o motivo de suas dificuldades escolares,
Rodrigo era portador de dislexia mista.
Sendo assim Maria Beatriz se viu novamente em uma missão
difícil, mesmo com todo o conhecimento adquirido com sua filha na infância
Rodrigo era diferente, os métodos conhecidos por Maria não funcionavam com o
mesmo, a professora começou uma busca sobre quais métodos poderia usar com seu
aluno. Depois de várias tentativas frustradas Maria achou a solução em um
aplicativo de Android, “aramumo”. Se
assemelhando a palavras cruzadas. Em vez de letras separadas, o jogador deve usar
sílabas para constituir palavras. Basicamente funciona dessa forma: o jogador escuta
uma série de palavras e deve ajeitar as sílabas que aparecem flutuando na tela
dentro de bolhas para formar palavras.
O maior medo da professora
era o uso em excesso do aplicativo, assim prejudicando mais ainda o ensino de
Rodrigo. Maria então falou com os pais do aluno e colocou limitações ao uso do
aplicativo em casa, assim rodrigo teria um interesse maior pelo aplicativo e
sua dedicação em aula seria maior. Rodrigo teve muito interesse no aplicativo e
os resultados foram eminente a professora Maria Beatriz arriscando em uma ideia
inovadora acertou na escolha e o desempenho de seu aluno subiu em passo
acelerado, facilitando o raciocínio na formação de palavras.
“Dediquei toda a minha
vida ao ensino no começo nunca imaginei a variação de ensinos que poderia
existir no meio escolar, cada dia que passa me surpreendo mais e mais com meus
alunos, a cada dia aprendo uma lição nova e com rodrigo não foi diferente,
sempre achei que depois de todo o ensino aprendido com minha filha eu não teria
mais dificuldades ao encontrar casos de crianças especiais porem Rodrigo me
mostrou o quão despreparada eu estava, aprendi muito com isso. ”
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