TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Simoni Aparecida Mistura RU 543773
Polo – Dois Vizinhos
24/08/2017
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1388/recursos-para-a-educacao-inclusiva acessado em 24/08/2017.
Muito se fala hoje em dia em Educação especial,
Inclusão Digital e outros termos que fazem com que as tecnologias sejam uma
importante ferramenta de auxílio no aprendizado de pessoas com necessidades
especiais. O uso das novas tecnologias nas escolas está se desenvolvendo cada
vez mais, e com certeza trouxe muitos benefícios para educadores e
educandos. Alguns métodos utilizados na
transmissão do conhecimento, nunca serão deixados de lado, mas os novos
subsídios que dispomos hoje como ferramentas para a aprendizagem vieram para
somar e facilitar a aprendizagem na Educação Especial. A introdução do
computador na sala de aula tornou-se uma saída tecnologicamente necessária. A
introdução desses aparatos tecnológicos deu ao aluno o direito de participar,
de aprender e ter uma convivência educacional como qualquer outra pessoa, fez
com que muitos órgãos e empresas de Tecnologias da Informação investissem em
estudo e desenvolvimento de programas de assistência às pessoas especiais. A
preocupação por parte dos familiares com pessoas que contam com necessidades
especiais é muito grande pois são muitas as dificuldades que os mesmos possuem
como as de comunicação, de socialização e locomoção, além dos preconceitos de
uma sociedade mal informada. A utilização do computador na educação especial
vem demonstrando ser um grande auxílio no processo de ensino-aprendizagem. Uma
das formas desta utilização capazes de atender à necessidade de cada aluno
especial e fazendo com que eles se tornem independentes de outras pessoas e
capazes de concorrem ao mercado de trabalho e desenvolverem suas tarefas. Atualmente
existe uma infinidade de programas computacionais que são utilizados na
Educação Especial com diferentes objetivos pedagógicos como: aplicativos
(editores de desenho, de texto, de apresentações), jogos educativos, simulações,
hipertextos, linguagens de programação, correio eletrônico, chats, programas
multimídia, entre outros. A crescente utilização de recursos tecnológicos na
educação especial tem como objetivo ultrapassar os métodos mais tradicionais empregados
na educação e habilitação destas pessoas. Não se trata de usar uma ferramenta
tecnológica com o objetivo de corrigir uma anormalidade intelectual, física,
sensorial, cognitiva. Mas oferecer assistência às necessidades do sujeito é uma
maneira de desenvolver seu potencial cognitivo, criativo e humano. Portanto
vale lembrar também que não é o uso do computador que fará que todos os
objetivos almejados sejam alcançados, é antes de tudo uma postura educacional.
É o profissional do ensino trabalhando como um facilitador e criador de condições
para que esses objetivos sejam alcançados. O professor deverá receber também
uma constante formação para que suas habilidades estejam sempre à disposição da
melhor forma possível ao educando. O uso da Tecnologia na Educação Especial é extremamente
necessário. Investir em estudos ou projetos nessa área é garantir que o direito
básico à educação seja cumprido, sem nenhum tipo de discriminação. A educação
especial e a tecnologia devem buscar sempre o mesmo objetivo, a inclusão social e trabalhando com a
tecnologia correta para cada caso, pode-se diminuir a exclusão e mostrar ao
mundo que não são apenas padrões físicos que devem ser levados em conta, mais
sim éticos, morais e intelectuais.
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