TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Simoni Aparecida Mistura RU 543773
Polo – Dois Vizinhos
24/08/2017
Matheus Levien Leal, 10 anos


Muito se fala hoje em dia em Educação especial, Inclusão Digital e outros termos que fazem com que as tecnologias sejam uma importante ferramenta de auxílio no aprendizado de pessoas com necessidades especiais. O uso das novas tecnologias nas escolas está se desenvolvendo cada vez mais, e com certeza trouxe muitos benefícios para educadores e educandos.  Alguns métodos utilizados na transmissão do conhecimento, nunca serão deixados de lado, mas os novos subsídios que dispomos hoje como ferramentas para a aprendizagem vieram para somar e facilitar a aprendizagem na Educação Especial. A introdução do computador na sala de aula tornou-se uma saída tecnologicamente necessária. A introdução desses aparatos tecnológicos deu ao aluno o direito de participar, de aprender e ter uma convivência educacional como qualquer outra pessoa, fez com que muitos órgãos e empresas de Tecnologias da Informação investissem em estudo e desenvolvimento de programas de assistência às pessoas especiais. A preocupação por parte dos familiares com pessoas que contam com necessidades especiais é muito grande pois são muitas as dificuldades que os mesmos possuem como as de comunicação, de socialização e locomoção, além dos preconceitos de uma sociedade mal informada. A utilização do computador na educação especial vem demonstrando ser um grande auxílio no processo de ensino-aprendizagem. Uma das formas desta utilização capazes de atender à necessidade de cada aluno especial e fazendo com que eles se tornem independentes de outras pessoas e capazes de concorrem ao mercado de trabalho e desenvolverem suas tarefas. Atualmente existe uma infinidade de programas computacionais que são utilizados na Educação Especial com diferentes objetivos pedagógicos como: aplicativos (editores de desenho, de texto, de apresentações), jogos educativos, simulações, hipertextos, linguagens de programação, correio eletrônico, chats, programas multimídia, entre outros. A crescente utilização de recursos tecnológicos na educação especial tem como objetivo ultrapassar os métodos mais tradicionais empregados na educação e habilitação destas pessoas. Não se trata de usar uma ferramenta tecnológica com o objetivo de corrigir uma anormalidade intelectual, física, sensorial, cognitiva. Mas oferecer assistência às necessidades do sujeito é uma maneira de desenvolver seu potencial cognitivo, criativo e humano. Portanto vale lembrar também que não é o uso do computador que fará que todos os objetivos almejados sejam alcançados, é antes de tudo uma postura educacional. É o profissional do ensino trabalhando como um facilitador e criador de condições para que esses objetivos sejam alcançados. O professor deverá receber também uma constante formação para que suas habilidades estejam sempre à disposição da melhor forma possível ao educando. O uso da Tecnologia na Educação Especial é extremamente necessário. Investir em estudos ou projetos nessa área é garantir que o direito básico à educação seja cumprido, sem nenhum tipo de discriminação. A educação especial e a tecnologia devem buscar sempre o mesmo objetivo, a inclusão social e trabalhando com a tecnologia correta para cada caso, pode-se diminuir a exclusão e mostrar ao mundo que não são apenas padrões físicos que devem ser levados em conta, mais sim éticos, morais e intelectuais. 

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