TECNOLOGIA NA EDUÇÃO: BRINCANDO E APRENDENDO
Por (Neiva F. dos Santos Piana, 1360598,
Andrieli Derengowski, 1724463)
Polo – Dois Vizinhos
Data (23/08/2017)
Cada
vez mais escolas e professores vem buscando novos recursos para inovar nas suas
aulas e o fato de usar a tecnologia no ambiente escolar pode tornar os estudos
mais atraentes e agradáveis, é o caso dos aplicativos por exemplo, eles ampliam
o espaço de aprendizagem e abrem novas possibilidades de estudo.
Com o
aumento dessa demanda cresce também o interesse por jovens em criar novas
ferramentas que venham de encontro com o anseio de alunos que buscam uma
maneira mais eficaz para aprender.
É o
caso do aramumo, um aplicativo desenvolvido por alunos do Instituto
Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em parceria com o Instituto ABCD, com foco no
desenvolvimento linguístico de crianças disléxicas. E vem sendo usados por
estudantes que sofrem com essa disfunção.
Já no
início do processo de alfabetização, é possível perceber que o desenvolvimento
do disléxico não condiz com dos colegas, o que muitas
vezes, é confundido com falta de capacidade de aprender ou preguiça. No
entanto, não se trata de uma deficiência cognitiva. Algumas adaptações nas
atividades e algumas estratégias em sala de aula podem ser suficientes para
resolver o problema e ajudar na adaptação desses indivíduos.
A
dislexia não é falta de inteligência, e sim um distúrbio de desenvolvimento
resultante de alterações, falhas, disfunções em regiões especificas do cérebro,
responsáveis pela análise, integração e coordenação de processos que envolvem
leitura e escrita. Ao ler e escrever o disléxico tem um lento processamento das
informações e uma reduzida capacidade de entender e memorizar os conhecimentos
apresentados.
No
caso da Escola Vinicius de Morais no Rio de Janeiro, a professora de língua
portuguesa, Maria de Lourdes procurou por diversos recursos que auxiliasse seu
aluno Marcos no processo de alfabetização. Marcos tem 9 anos, está no terceiro
ano do ensino fundamental e demonstra dificuldades na leitura e escrita. Marcos
tem dislexia e não consegue acompanhar seus colegas de classe. A professora
achou um meio de incluir Marcos com os demais colegas de uma forma que
envolvessem a relação sócio afetiva dos alunos no intuito de compreender e ao
mesmo tempo ajudar Marcos. Após o termino dos conteúdos para a turma, todos
fazem uso do celular ou tablet para brincar e aprender ao mesmo tempo. Através
do aplicativo aramumo os alunos fazem uma espécie de competição entre eles.
Nesse jogo Marcos nunca fica para trás pois demonstra agilidade com os dedos e
muito raciocínio e assim demonstra para a turma que ele também tem suas capacidades
bem como habilidades sendo um aluno igual à todos, apenas com algumas
limitações. A professora aprovou o aplicativo, pois ela está facilitando a vida
de seu aluno e tornando suas aulas menos monótonas.
Como
o jogo funciona? O jogo funciona como
uma espécie de palavras cruzadas. Ao invés de completar as lacunas com letras,
as crianças devem preenche-las com sílabas até formar a palavra. As sílabas que
vão formar o jogo ficam flutuando em bolhas espalhadas pela tela. O jogador deve
ouvir um conjunto de palavras e então arrastar as bolhas flutuantes na tela às
posições corretas na grade quadricular, para que as setas correspondam às
palavras ouvidas. O jogo tem atualmente cinco níveis de dificuldades onde o
aplicativo fala a palavra e o usuário tenta montar a palavra com as sílabas. A
pontuação é feita de acordo com o tempo que o jogador leva para acertar todas
as palavras.
A
vantagem desse aplicativo é que pode ser usado tanto na escola como no ambiente
familiar, pode ser usado não só como entretenimento, mas como um aliado da
educação ampliando o repertorio cultural do aluno. A única desvantagem que o
aplicativo pode oferecer é se não for usado de forma que seja somente essa
forma de aprendizagem não buscando outras alternativas para ajudar nessa
missão.
O
aplicativo aramumo foi lançado no ano de 2012 e está disponível para download
em aparelhos que utilizam a plataforma android, podendo ser baixado em seu
smartphone ou tablet. Ele é uma versão em português não havendo necessidade de
tradução, uma vez que boa parte dos aplicativos tem sua versão em inglês.
A tecnologia é hoje parte inerente da vida das pessoas e
não conseguimos mais nos ver separados dela. Usar a tecnologia na educação são
desafios para alunos e professores e as novas ferramentas têm potencial para
promover a igualdade e a qualidade na educação, além de aproximar a escola do
mundo do aluno ela vem mudando a forma de produzirmos, consumirmos e como nos
relacionar com os demais. Também transforma a maneira como aprendemos e
ensinamos.
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