TECNOLOGIA NA EDUÇÃO: BRINCANDO E APRENDENDO

Por (Neiva F. dos Santos Piana, 1360598, Andrieli Derengowski, 1724463)
Polo – Dois Vizinhos

Data (23/08/2017)
    Cada vez mais escolas e professores vem buscando novos recursos para inovar nas suas aulas e o fato de usar a tecnologia no ambiente escolar pode tornar os estudos mais atraentes e agradáveis, é o caso dos aplicativos por exemplo, eles ampliam o espaço de aprendizagem e abrem novas possibilidades de estudo.
     Com o aumento dessa demanda cresce também o interesse por jovens em criar novas ferramentas que venham de encontro com o anseio de alunos que buscam uma maneira mais eficaz para aprender.
      É o caso do aramumo, um aplicativo  desenvolvido por alunos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em parceria com o Instituto ABCD, com foco no desenvolvimento linguístico de crianças disléxicas. E vem sendo usados por estudantes que sofrem com essa disfunção.
      Já no início do processo de alfabetização, é possível perceber que o desenvolvimento do disléxico   não condiz com dos colegas, o que muitas vezes, é confundido com falta de capacidade de aprender ou preguiça. No entanto, não se trata de uma deficiência cognitiva. Algumas adaptações nas atividades e algumas estratégias em sala de aula podem ser suficientes para resolver o problema e ajudar na adaptação desses indivíduos.
A dislexia não é falta de inteligência, e sim um distúrbio de desenvolvimento resultante de alterações, falhas, disfunções em regiões especificas do cérebro, responsáveis pela análise, integração e coordenação de processos que envolvem leitura e escrita. Ao ler e escrever o disléxico tem um lento processamento das informações e uma reduzida capacidade de entender e memorizar os conhecimentos apresentados.
     No caso da Escola Vinicius de Morais no Rio de Janeiro, a professora de língua portuguesa, Maria de Lourdes procurou por diversos recursos que auxiliasse seu aluno Marcos no processo de alfabetização. Marcos tem 9 anos, está no terceiro ano do ensino fundamental e demonstra dificuldades na leitura e escrita. Marcos tem dislexia e não consegue acompanhar seus colegas de classe. A professora achou um meio de incluir Marcos com os demais colegas de uma forma que envolvessem a relação sócio afetiva dos alunos no intuito de compreender e ao mesmo tempo ajudar Marcos. Após o termino dos conteúdos para a turma, todos fazem uso do celular ou tablet para brincar e aprender ao mesmo tempo. Através do aplicativo aramumo os alunos fazem uma espécie de competição entre eles. Nesse jogo Marcos nunca fica para trás pois demonstra agilidade com os dedos e muito raciocínio e assim demonstra para a turma que ele também tem suas capacidades bem como habilidades sendo um aluno igual à todos, apenas com algumas limitações. A professora aprovou o aplicativo, pois ela está facilitando a vida de seu aluno e tornando suas aulas menos monótonas.
    Como o jogo funciona?  O jogo funciona como uma espécie de palavras cruzadas. Ao invés de completar as lacunas com letras, as crianças devem preenche-las com sílabas até formar a palavra. As sílabas que vão formar o jogo ficam flutuando em bolhas espalhadas pela tela. O jogador deve ouvir um conjunto de palavras e então arrastar as bolhas flutuantes na tela às posições corretas na grade quadricular, para que as setas correspondam às palavras ouvidas. O jogo tem atualmente cinco níveis de dificuldades onde o aplicativo fala a palavra e o usuário tenta montar a palavra com as sílabas. A pontuação é feita de acordo com o tempo que o jogador leva para acertar todas as palavras.
     A vantagem desse aplicativo é que pode ser usado tanto na escola como no ambiente familiar, pode ser usado não só como entretenimento, mas como um aliado da educação ampliando o repertorio cultural do aluno. A única desvantagem que o aplicativo pode oferecer é se não for usado de forma que seja somente essa forma de aprendizagem não buscando outras alternativas para ajudar nessa missão.
     O aplicativo aramumo foi lançado no ano de 2012 e está disponível para download em aparelhos que utilizam a plataforma android, podendo ser baixado em seu smartphone ou tablet. Ele é uma versão em português não havendo necessidade de tradução, uma vez que boa parte dos aplicativos tem sua versão em inglês.
A tecnologia é hoje parte inerente da vida das pessoas e não conseguimos mais nos ver separados dela. Usar a tecnologia na educação são desafios para alunos e professores e as novas ferramentas têm potencial para promover a igualdade e a qualidade na educação, além de aproximar a escola do mundo do aluno ela vem mudando a forma de produzirmos, consumirmos e como nos relacionar com os demais. Também transforma a maneira como aprendemos e ensinamos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIX TECLADO INTELIGENTE PARA PARALISIA CELEBRAL

ARAMUMO CRIADO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA

APLICATIVO LIVOX PARA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COGNITIVA, MOTORA E VISUAL.