TECNOLOGIA A FAVOR DA EDUCAÇÃO
Por (Juliana Pizzoni de Morais
RU:1726980)
(Jennifer Caroline Rodrigues Martins RU:1791378)
(Janderson William Pilonetto RU:1945145)
Polo – Dois Vizinhos
Data (23/08/2017)
Fonte:
http://www.dislexclub.com/aplicativo-aramumo/
Considerada a era da informação, estamos
vivendo em um tempo que todos de alguma maneira estão ligados a algum tipo de
tecnologia. Pensando nisso, meios tecnológicos estão sendo utilizados nas salas
de aula para maior aprendizagem dos alunos (se trata da educação inclusiva),
até mesmo a UNESCO defende o uso da tecnologia nas classes, apontando: “o uso
dessas tecnologias móveis está superando barreiras de acesso – como a
conectividade, por exemplo”.
Neste apontamento podemos usar a citação
“barreias de acesso” como chave, pois com o uso dessa tecnologia podemos além
de motivar e atrair alunos, fazer a acessibilidade no ensino,pois assim
qualquer criança que possui algum tipo de deficiência terá uma chance de
mostrar seu potencial como qualquer outro indivíduo.
Pois crianças com necessidades especiais
também fazem parte dessa era digital e da inovação, mesmo que algumas delas
tenham limitações que fazem com que não possam utilizar alguns aparelhos
tecnológicos, entretanto elas convivem com eles e interagem da maneira que
possível. Vale também ressaltar que tais alunos devem sempre serem motivados a usa-las.
Uma importante ferramenta para a educação
inclusiva é um app denominado Aramumo, lançado
no ano de 2012,essa ferramenta poderá
trazer evoluções bastante consideráveis se utilizada apropriadamente.
Sendo um aplicativo gratuito e funcionando no
sistema operacional Android, o jogo auxilia a criança no processo de separação
de sílabas, ortografia, memorização de sons e coordenação motora. O aplicativo
foi devidamente testado por crianças em tratamento no Centro de Triagem
Neonatal e Estimulação Neuro sensorial (CTNEN).
Este aplicativo foi desenvolvido por alunos
da ITA com parceria com o instituto ABCD (organização não-governamental),
com foco no desenvolvimento lingüístico de crianças dislexias, surgiu da
constatação de que existem pouquíssimos recursos de tecnologia em língua
portuguesa para quem tem dislexia.
Neste jogo, o jogador deve ouvir as palavras
e então arrastar as bolinhas que estão flutuando na tela dos smartphones
e tablets colocando-as na posição
correta na grade, de maneira que as setinhas correspondam as palavras ouvidas.
Este jogo trabalha a parte escrita e ao mesmo tempo a pronuncia, fazendo a
criança associar os sons as palavras.
A Dislexia
trata-se de um transtorno que é caracterizado pela dificuldade de ler e
escrever, reconhecimento de palavras, podendo ser percebido através de alguns
sinais que a criança apresenta durante seu período de aprendizagem como a
dispersão, atraso no desenvolvimento da fala, dificuldades em aprender rimas e
canções, dificuldades ao copiar atividades do quadro, entre outros aspectos que
devem ser cuidadosamente estudados.
Vale também ressaltar para que ajam maior
motivação e uso desses meios até mesmo o Ministério da Educação (MEC), através
de leis aprovadas pelo Governo Federal, apontam a importância do uso da
tecnologia para promover maior educação.
Tendo conhecimento deste aplicativo a
professora Maria, que trabalha na escola Municipal Alegria do Saber na aula de
português viu a oportunidade de ultiliza-lá visto que tem um aluno incluso no
quinto ano.
O ponto negativo deste aplicativo é que não pode ser utilizado em excesso para não
prejudicar a maneira de ensino convencional.
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