TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Polo: Dois Vizinhos
Data 27/08/17
As
inovações tecnológicas desenvolvidas nos dias atuais estão cada vez mais
ocupando espaço no ambiente escolar, dentre as inovações existentes há um olhar
voltado para a criação de sistemas que auxiliem alunos com necessidades
especiais. Uma dessas tecnologias é o sistema FM que basicamente se constituem
em um conjunto formado por um pequeno chip emissor, na forma de um microfone,
usado pelo professor, e um receptor para o aluno, estudantes com deficiência
auditiva das redes públicas de ensino contam com o novo aparato para auxiliar
durante as aulas. O projeto piloto para uso da nova tecnologia, iniciativa da
secretaria de educação continuada, alfabetização, diversidade e inclusão do
ministério da Educação, tem a participação inicial de 200 estudantes das 20
escolas das cinco regiões do país.
Segundo
Martinha Santos, diretora de politicas de educação especial da Secad, foi
criada está inovação em primeiro momento para o monitoramento e avaliação dos
impactos pedagógicos para os estudantes. O funcionamento do dispositivo adota o
sistema de frequência modulada (FM) para filtrar a voz do professor e eliminar
os ruídos da sala de aula, é uma maneira de melhorar a qualidade do som, da
fala do professor com o aluno, sem que ele sinta o impacto e ruídos do ambiente
da sala, proporcionando sensação auditiva mais tranquila.
Na escola
de ensino fundamental Tia Anastácia o aluno João Gabriel faz uso do sistema FM
durante as aulas, segundo João Gabriel o transmissor pode ser utilizado em
todas as disciplinas e é utilizado pelo professor para transmitir o som para o
aluno, e através de um receptor que ele usa para ouvir um som mais limpo e sem
ruídos, esse receptor e utilizado em alunos com audição moderada, em qualquer
faixa etária, o principal objetivo do sistema FM é proporcionar ao aluno uma
melhor qualidade de som, sendo que através do uso em sala de aula, o aluno irá
ouvir apenas a voz do professor, sem interferência de outros sons gerados
dentro da sala.
João
Gabriel relata que faz uso do receptor há mais de oito meses e que através do
mesmo ele consegue compreender com maior clareza o que o professor está
transmitindo durante as aulas, para o João Gabriel o receptor fez com que ele
melhorasse seu aprendizado, porém uma das desvantagens do aparelho é que por
ser um transmissor com receptor de som, ele se concentra apenas na voz que
chega até seu aparelho, portanto deve - se tomar cuidado para que seja usado
somente quando houver necessidade e preferencialmente na escola, ou durante
algum momento em que seja preciso se concentrar na voz de uma única pessoa,
podendo ser os pais ou professores do aluno com audição moderada.
Para
o aluno o uso dessa tecnologia em sala de aula só proporcionou melhorias, pois
através do seu uso ele consegue se concentrar mais durante as aulas, pois não é
atrapalhado pelos ruídos que existem na sala, sendo que o receptor pode ser
usado em outros momentos do seu dia, como por exemplo, quando sai com seus pais
e precisa receber orientações sobre o lugar onde estão, portanto esse tipo de
tecnologia vem somar para que ele consiga se sentir mais tranquilo diante de
situações novas. Através do uso desse receptor é possível alcançar os objetivos
mais facilmente, pois o professor não precisa se concentrar tanto em ficar
olhando na direção do aluno, em contrapartida o aluno não precisa fazer leitura
labial enquanto procura se concentrar diante de tantos ruídos e vozes ao seu
redor.
Comentários
Postar um comentário