TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Resultado de imagem para sistema fm grupo audiomaxPor Maria Denir Rodrigues Duarte RU 1116066
Polo: Dois Vizinhos

Data 27/08/17


As inovações tecnológicas desenvolvidas nos dias atuais estão cada vez mais ocupando espaço no ambiente escolar, dentre as inovações existentes há um olhar voltado para a criação de sistemas que auxiliem alunos com necessidades especiais. Uma dessas tecnologias é o sistema FM que basicamente se constituem em um conjunto formado por um pequeno chip emissor, na forma de um microfone, usado pelo professor, e um receptor para o aluno, estudantes com deficiência auditiva das redes públicas de ensino contam com o novo aparato para auxiliar durante as aulas. O projeto piloto para uso da nova tecnologia, iniciativa da secretaria de educação continuada, alfabetização, diversidade e inclusão do ministério da Educação, tem a participação inicial de 200 estudantes das 20 escolas das cinco regiões do país.
Segundo Martinha Santos, diretora de politicas de educação especial da Secad, foi criada está inovação em primeiro momento para o monitoramento e avaliação dos impactos pedagógicos para os estudantes. O funcionamento do dispositivo adota o sistema de frequência modulada (FM) para filtrar a voz do professor e eliminar os ruídos da sala de aula, é uma maneira de melhorar a qualidade do som, da fala do professor com o aluno, sem que ele sinta o impacto e ruídos do ambiente da sala, proporcionando sensação auditiva mais tranquila.
Na escola de ensino fundamental Tia Anastácia o aluno João Gabriel faz uso do sistema FM durante as aulas, segundo João Gabriel o transmissor pode ser utilizado em todas as disciplinas e é utilizado pelo professor para transmitir o som para o aluno, e através de um receptor que ele usa para ouvir um som mais limpo e sem ruídos, esse receptor e utilizado em alunos com audição moderada, em qualquer faixa etária, o principal objetivo do sistema FM é proporcionar ao aluno uma melhor qualidade de som, sendo que através do uso em sala de aula, o aluno irá ouvir apenas a voz do professor, sem interferência de outros sons gerados dentro da sala.
João Gabriel relata que faz uso do receptor há mais de oito meses e que através do mesmo ele consegue compreender com maior clareza o que o professor está transmitindo durante as aulas, para o João Gabriel o receptor fez com que ele melhorasse seu aprendizado, porém uma das desvantagens do aparelho é que por ser um transmissor com receptor de som, ele se concentra apenas na voz que chega até seu aparelho, portanto deve - se tomar cuidado para que seja usado somente quando houver necessidade e preferencialmente na escola, ou durante algum momento em que seja preciso se concentrar na voz de uma única pessoa, podendo ser os pais ou professores do aluno com audição moderada.
Para o aluno o uso dessa tecnologia em sala de aula só proporcionou melhorias, pois através do seu uso ele consegue se concentrar mais durante as aulas, pois não é atrapalhado pelos ruídos que existem na sala, sendo que o receptor pode ser usado em outros momentos do seu dia, como por exemplo, quando sai com seus pais e precisa receber orientações sobre o lugar onde estão, portanto esse tipo de tecnologia vem somar para que ele consiga se sentir mais tranquilo diante de situações novas. Através do uso desse receptor é possível alcançar os objetivos mais facilmente, pois o professor não precisa se concentrar tanto em ficar olhando na direção do aluno, em contrapartida o aluno não precisa fazer leitura labial enquanto procura se concentrar diante de tantos ruídos e vozes ao seu redor.




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