TECNOLOGIA ASSISTIVA
Por: Ângela Teles de Souza Blaszak RU: 1180637
Maria Batista dos Santos RU: 1237456
Noemi Terezinha Mayer RU: 743998
Polo – Dois Vizinhos
Data 29/07/2017
Figura
do site Pinterest
Em uma cidade do
interior no estado de Marcapasso, uma professora sentindo
a necessidade de ajudar seu aluno incluso, resolveu procurar na internet alguns
recursos que pudessem auxiliá-lo nas tarefas de seu dia a dia, porém, estes
teriam que ser de baixo custo considerando as condições financeiras de seu
aluno.
Em sua pesquisa ela
encontrou vários objetos denominados Tecnologia Assistiva, os quais poderiam
ser construídos por ela mesma, com praticamente custo zero. Com isso teve a
ideia de compartilhar suas descobertas com outras escolas, no caso das que não
tivessem condições financeiras para adquirir esses materiais, ela mostrou que esses
recursos que facilitariam a habilidade manual, poderiam ser confeccionados a
partir de materiais recicláveis e de fácil acesso, como por exemplo: espuma,
bolinha de borracha, copos de iogurte, arames, canos de pvc dentre outros.
A professora descobriu
que existe uma grande variedade de produtos de tecnologia assistiva podendo ser
utilizados em todas as disciplinas. Ela percebeu que “Tecnologia assistiva é uma
área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos,
recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover
a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com
deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzidas, visando sua autonomia,
independência, qualidade de vida e inclusão social.
Tais equipamentos podem
ser utilizados por pessoas com limitações funcionais motoras causadas por
paralisia cerebral ou deficiência física congênita, também limitações
sensoriais e mentais. Podendo ser utilizada em todas e quaisquer faixa etárias.
Ela percebeu que o
objetivo da tecnologia assistiva é “proporcionar à pessoa com deficiência maior
independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua
comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu
aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.” Crianças
e adolescentes que têm acesso à tecnologia assistiva terão maior possibilidade
de transpor as barreiras do dia a dia escolar, podendo se comunicar mais
facilmente, desenvolver as atividades pedagógicas de forma mais facilitada.
Sendo que quanto maior a deficiência, mais sofisticado deve ser o equipamento
que a pessoa irá utilizar,o que fará com que o custo aumente, e não são todas
as pessoas que podem estar adquirindo esses materiais, já que nem todos são
aplicativos gratuitos.
A exemplo da professora
Matilde que atua na Escola Municipal Pedro Cardoso, na cidade de Maracacá, no
estado de Marcapasso, que tem em sua classe um aluno incluso com dificuldades
motoras causadas por paralisia cerebral.Ela teve a ideia de confeccionar órteses
utilizando materiais baratos encontrados facilmente no dia a dia para facilitar
o desenvolvimento do mesmo. Ao utilizar este recurso o aluno terá uma maior
estabilidade, um melhor posicionamento das mãos para utilizar materiais que
antes eram impossíveis de ser manuseados.
Sabendo a professora que
não basta ter a tecnologia assistiva inserida somente no contexto escolar, após
ter construído o material, chamou os familiares do aluno para ter uma conversa sobre
o assunto e transmitir este conhecimento para os mesmos para que eles estejam
cientes e possam auxiliar a criança quando ela for utilizar o aparelho em casa.
Os pais ficaram maravilhados com a dedicação
da professora, e segundo eles, ”o mundo seria mais humano e feliz se existissem
mais professoras Matilde atuando nas escolas”.
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