TECNOLOGIA ASSISTIVA


Por: Ângela Teles de Souza Blaszak         RU: 1180637
Maria Batista dos Santos                            RU: 1237456
Noemi Terezinha Mayer                              RU: 743998
Polo – Dois Vizinhos

Data 29/07/2017

Figura do site Pinterest

   Em uma cidade do interior no estado de Marcapasso, uma professora sentindo a necessidade de ajudar seu aluno incluso, resolveu procurar na internet alguns recursos que pudessem auxiliá-lo nas tarefas de seu dia a dia, porém, estes teriam que ser de baixo custo considerando as condições financeiras de seu aluno.
   Em sua pesquisa ela encontrou vários objetos denominados Tecnologia Assistiva, os quais poderiam ser construídos por ela mesma, com praticamente custo zero. Com isso teve a ideia de compartilhar suas descobertas com outras escolas, no caso das que não tivessem condições financeiras para adquirir esses materiais, ela mostrou que esses recursos que facilitariam a habilidade manual, poderiam ser confeccionados a partir de materiais recicláveis e de fácil acesso, como por exemplo: espuma, bolinha de borracha, copos de iogurte, arames, canos de pvc dentre outros.
     A professora descobriu que existe uma grande variedade de produtos de tecnologia assistiva podendo ser utilizados em todas as disciplinas. Ela percebeu que “Tecnologia assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzidas, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
      Tais equipamentos podem ser utilizados por pessoas com limitações funcionais motoras causadas por paralisia cerebral ou deficiência física congênita, também limitações sensoriais e mentais. Podendo ser utilizada em todas e quaisquer faixa etárias.
    Ela percebeu que o objetivo da tecnologia assistiva é “proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.” Crianças e adolescentes que têm acesso à tecnologia assistiva terão maior possibilidade de transpor as barreiras do dia a dia escolar, podendo se comunicar mais facilmente, desenvolver as atividades pedagógicas de forma mais facilitada. Sendo que quanto maior a deficiência, mais sofisticado deve ser o equipamento que a pessoa irá utilizar,o que fará com que o custo aumente, e não são todas as pessoas que podem estar adquirindo esses materiais, já que nem todos são aplicativos gratuitos.
    A exemplo da professora Matilde que atua na Escola Municipal Pedro Cardoso, na cidade de Maracacá, no estado de Marcapasso, que tem em sua classe um aluno incluso com dificuldades motoras causadas por paralisia cerebral.Ela teve a ideia de confeccionar órteses utilizando materiais baratos encontrados facilmente no dia a dia para facilitar o desenvolvimento do mesmo. Ao utilizar este recurso o aluno terá uma maior estabilidade, um melhor posicionamento das mãos para utilizar materiais que antes eram impossíveis de ser manuseados.
    Sabendo a professora que não basta ter a tecnologia assistiva inserida somente no contexto escolar, após ter construído o material, chamou os familiares do aluno para ter uma conversa sobre o assunto e transmitir este conhecimento para os mesmos para que eles estejam cientes e possam auxiliar a criança quando ela for utilizar o aparelho em casa.
   Os pais ficaram maravilhados com a dedicação da professora, e segundo eles, ”o mundo seria mais humano e feliz se existissem mais professoras Matilde atuando nas escolas”.

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