Tecnologia ajudando a comunicação em sala de aula entre professores e alunos de inclusão.

Por Ivone Rodrigues Walendorff RU 1730675
Marcia Rodrigues Valendorff RU 1730681
Janete Cândido da Silva Novaes RU 1400284
Dois Vizinhos – Paraná

Data  23/08/2017

Resultado de imagem para Tecnologia ajudando a comunicação em sala de aula entre professores e alunos de inclusão

Fonte da imagem: simp=yhs-fullyhosted_003&hspart=iry#id=6&iurl=http%3A%2F%2Fwww.bloguito.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2014%2F08%2Flayout_facebook_140819_3.jpg&action=click
 O uso da tecnologia está ajudando a comunicação entre alunos e professores em uma pequena escola onde Marta é professora de língua portuguesa no terceiro ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal chamada Estrela da Manhã, a qual está localizada no município de Esperança do Sul estado de Vera Cruz. A professora Marta, uma jovem professora de 32 anos estava muito feliz pois ama ser professora, é professora há três anos de uma turma de 28 alunos,16 meninas e 12 meninos, porem se deparou com um grande desafio ao receber um novo aluno em sua turma, Julio, um aluno de 8 anos o qual morava na capital do estado, cidade de Passante, por motivos de trabalho do pai veio de mudança para a pequena cidade com seus pais e mais dois irmãos, o desafio da professora Marta é por que Julio é surdo e mudo, Julio teve um sério problema de saúde quando completou 6 meses de idade, fez todos os tratamentos disponíveis mas por consequência do sério problema de saúde ficou  com sequelas que o deixaram surdo e consequentemente ele também não fala, por ter muita dificuldade em se comunicar, Julio tornou-se muito tímido e introspectivo. A professora Marta mesmo sendo uma professora muito estudiosa e dedicada pouco conhecia sobre a língua brasileira de sinais (libras), e na escola não tinha disponível uma professora de libras. Vendo a dificuldade de Julio no aprendizado e até mesmo em fazer amizades com os colegas a professora Marta decidiu ir em busca de uma maneira para facilitar a comunicação com Julio, conversando com o professor Daniel, um de seus colegas de trabalho, foi por ele orientada a usar a tecnologia em seu auxilio, muitas novidades temos disponíveis, mas ela precisava de algo gratuito e fácil manuseio, e depois de algumas pesquisas ela conheceu um aplicativo chamado ProDeaf, um aplicativo de rápida instalação, dispensando a necessidade de muito conhecimento tecnológico, encontrado gratuitamente para ser instalado em android, iOS e Windows Phone 8, muito fácil de ser manuseado, o aplicativo dispõe de um homenzinho em forma de desenho animado e assim que a professora digita as palavras ou fala aquilo que quer comunicar a Julio ele automaticamente  transmite ao aluno o que ela falou ou digitou na língua brasileira de sinais, e para responder, Julio pode digitar as palavras as quais a professora pode ler. Então a professora Marta instalou o aplicativo no celular que os pais deram a Julio e isso fez com que Julio pudesse se comunicar com a professora e todos os seus colegas e até mesmo facilitou o diálogo entre Julio e seus familiares. A professora acomodou Julio sentado na primeira carteira sendo assim ele usa o aplicativo que capta a voz da professora desta maneira ele consegue entender tudo o que a professora ensina nas aulas. Depois da experiência vivida por Julio com a professora Marta no uso do aplicativo ProDeaf, Julio tornou-se um menino muito comunicativo e com muitas amizades. Um simples aplicativo disponível gratuitamente e de fácil manuseio mudou a vida de uma criança com dificuldades em comunicação. Com a evolução das tecnologias temos cada vez mais a integração das crianças com necessidades especiais nas nossas escolas, o que pode facilitar todo processo educacional, visando assim uma formação integral. O uso da tecnologia desperta nas crianças com necessidades especiais interesse e motivação pela descoberta do conhecimento. O uso das tecnologias desempenha um papel significativo no ensino destas crianças. O único problema com relação ao uso do aplicativo ProDeaf é quando a criança não conhece o alfabeto e nem fala pois desta maneira a mesma não vai poder responder pois o aplicativo necessita que os usuários escrevam ou falem para que assim o bonequinho se comunique usando a língua brasileira de sinais. Mesmo sabendo que esta é uma história fictícia, sabemos que todos os professores são grandes heróis por dedicar tanto amor aos alunos, mesmo muitos deles não tendo incentivo pelo governo e nem material necessário dedicam-se de corpo e alma a profissão a qual escolheram, são dignos do título de Mestres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIX TECLADO INTELIGENTE PARA PARALISIA CELEBRAL

ARAMUMO CRIADO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA

APLICATIVO LIVOX PARA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COGNITIVA, MOTORA E VISUAL.