Software Somar ajuda a ensinar alunos com Síndrome de Down

Por Edson Luis de Oliveira, Ana Paula Refatti, Solange dos Reis Souza Pereira e Tatiani Cristina Zeferindo Barbosa. RUs: 1777449, 1733584, 1404462, 180790.
Polo – Dois Vizinhos
Data: 23/08/2017
Antônio Filho Crédito da foto: Michael Melo/Veja

Fonte: Crédito da foto: Michael Melo/Veja - www.movimentodown.org.br/2014/02/estudantes-da-unb-criam-software-gratuito-para-a-alfabetizacao-de-pessoas-com-deficiencia-intelectual/
Apesar de ainda não se ter uma estatística específica sobre o número de brasileiros com síndrome de Down. Há uma estimativa levantada com base nos dados do IBGE, em que de cada 700 nascimentos 1 tem síndrome de Down, levando-se em conta toda a população brasileira. Ou seja, segundo esta conta, cerca de 270 mil pessoas no brasil teriam síndrome de Down.
No último censo, em 2010, 23,9% dos entrevistados relataram possuir alguma deficiência, sendo que 2.617.025 declararam ter deficiência intelectual.
Já nos Estados Unidos, por exemplo, a organização National Down Syndrome Society (NDSS) informa que a taxa de nascimento de 1 para cada 691 bebês, o que equivale a uma população de cerca de 400 mil pessoas.
Um software que promete ajudar alunos com Síndrome de Down:
O Software Somar faz parte do projeto Participar, desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB), no intuito de tornar mais fácil a aprendizagem de alunos com Deficiência intelectual, o projeto Participar tem como objetivo trazer atividades do dia a dia para alunos com síndrome Down.
O programa Participar já foi testado durante dois anos em 650 centros de ensino do Distrito Federal e em unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o software teve aprovação geral. Seu resultado mostrou-se tão satisfatório que o Ministério da Educação decidiu levar o projeto para 93.000 escolas públicas do país. Junto de outro aplicativo, batizado de Somar, ele forma a única dupla de tecnologia do gênero que atende às necessidades educacionais desse público-alvo no Brasil.
O Software Somar foi criado para se tornar mais fácil o ensino da matemática a alunos com Síndrome de Down, tem como objetivo trabalhar o conhecimento, reconhecimento e aplicabilidade do uso do dinheiro, e também para o uso do relógio (administração e rotina de medicação e tarefas regulares).
 Aprender a ver as horas em relógio digital, fazer compras em mercados e pagar a passagem do ônibus, sempre de olho no troco gerado pela transação, estão entre as atividades oferecidas pelo software. Criado pelos estudantes Lucas Santiago e Thiago Moreira, o programa está disponível gratuitamente no site www.projetoparticipar.unb.br. O projeto também deve ser distribuído pelo Ministério da Educação para as escolas públicas de todo o país.
O aplicativo somar foi desenvolvido para atender alunos jovens e adultos, um dos inúmeros beneficiados com o uso do sofware foi Antônio Filho, mais conhecido como Tonico, de 34 anos, que tem síndrome de Down. Ele passava a maior parte do tempo pintando quadros, que chegam a ser vendidos por 1 500 reais. Ao descobrir o software, melhorou sua capacidade de comunicação e ampliou os contatos. “Após a experiência com o aplicativo, Tonico começou a se sociabilizar mais”, afirma a mãe, Maria Margarida Araújo.
O software é muito simples e fácil para utilizar, pode ser trabalhado em qualquer lugar. Outro exemplo é a Letícia de Araújo, uma menina de oito anos de idade começou a usar o software há menos de seis meses e já apresenta progresso em seu desenvolvimento cognitivo. “ Este ano ela deu um salto grande quanto à socialização”, destaca a professora Ângela Vasconcelos, que atua na sala de leitura do Centro de Ensino 35 de Ceilândia.
E assim afirmo o tão quanto o programa se torna importante para auxiliar na inclusão de jovens e adultos com o problema de Síndrome de Down, todos podem perceber a evolução dos dois exemplos acima, como o projeto foi útil.
O software pode ser utilizado não somete com pessoas com síndrome de Down, más também com outras pessoas com problemas intelectuais, trazendo assim a evolução do usuário no aprendizado dentro e fora da sala de aula.
Ao utilizar este aplicativo ajuda o professor com a explanação dos conteúdos ofertados nas salas de aulas, e assim ajuda o na inclusão de alunos com síndrome de Down. A inclusão de pessoas com deficiência intelectual e importante em todas áreas de sua vida.
Nós como educadores devemos sempre ensinar ser independente, esse software proporciona os alunos com Down essa possibilidade de ter dependência e autonomia, trabalhar com essas ferramentas dar a possibilidade do educando ver o mundo.

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