Recursos tecnológicos ajudam pessoas com deficiência visual . Aplicativo AIPOLY.

Por: Mariza Soranço Manfredini RU: 1561939
        Francieli Domingues Dalbosco RU: 1561942
Polo – Dois Vizinhos

Data : 25/08/2017)
Resultado de imagem para aplicativo aipoly

Fonte: Google
Em nosso dia a dia é muito comum nos depararmos com pessoas com algum tipo de deficiência seja ela qual for. Não é novidade dizer que as pessoas enfrentam desafios diários inclusive para se comunicar com outras pessoas. Que a tecnologia deixou a nossa vida mais fácil, não dá para negar. E se a inovação vai ajudar quem realmente precisa, melhor ainda. Uma startup chamada Aipoly quer fazer exatamente isso. A empresa criou um aplicativo que transforma imagens em som. O objetivo é auxiliar pessoas com deficiência visual.E como funciona? Basta que o usuário aponte a câmera do celular para algum ponto e a ferramenta reconhece o objeto em questão e diz o que é aquilo em voz alta. É uma espécie de "leitor" do mundo ao seu redor.
"Pensamos em criar um algaritmo que pintasse uma cena na frente [do usuário]", disse o fundador Alberto Rizzoli ao TechCrunch. "Eu guiaria [um amigo cego] em um novo lugar. E descreve que há uma estátua à direita, uma cerca à esquerda e algumas árvores na nossa frente. Aí pensei: e se uma máquina pudesse fazer isso?"Eles não querem, no entanto, substituir o cão-guia. A idéia é que seja um recurso complementar, deixa claro a empresa. Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para smartphones da Apple. Por enquanto, funciona em inglês, espanhol, japonês, italiano, francês, árabe e alemão.O Aipoly consegue reconhecer, de forma gratuita, 1000 objetos diferentes e 900 cores em tempo real. O aplicativo pode ser uma ferramenta muito importante de inclusão para que os 285 milhões de deficientes visuais (dados da Organização Mundial da Saúde) possam vencer obstáculos corriqueiros do seu dia a dia. Para uma versão mais completa, os usuários têm a opção de pagar uma assinatura mensal de US$ 4,99 (aproximadamente R$ 16).
Na escola CCE do sudoeste do Paraná a professora Camila de educação física usa esse  aplicativo para ajudar seus 4 alunos do 5º ano a saberem exatamente com o que estão brincando  e assim podem estar realizando as atividades normais junto com os outros alunos sendo assim podem realizar varias outras brincadeiras que a professora Camila traz para seus alunos. A professora diz estar muito satisfeita com esse aplicativo pois proporciona para seus alunos muito mais diversão na hora das brincadeiras.


Um ponto negativo desse aplicativo é que ele ainda não está disponível em português. Enquanto algumas pessoas usam essas novas tecnologias para viver e se isolar cada vez mais no mundo digital, outras podem usá-las para se sentir cada vez mais inseridas no mundo real. Uma pessoa  
com deficiência pode realizar muitas tarefas, só que para isso muitas vezes necessitará de uma ferramenta, a tecnologia. Portanto não importa como você faz algo, mais sim o que faz e como supera as dificuldades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIX TECLADO INTELIGENTE PARA PARALISIA CELEBRAL

ARAMUMO CRIADO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA

APLICATIVO LIVOX PARA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COGNITIVA, MOTORA E VISUAL.