PROFESSORA X TECNOLOGIA DA INCLUSÃO

BRUNA WITCEL DIAS, 345774
CAROLINE ROSA LASKOSKI, RU 1921880
KETHILIN DAGHIMARA RUFATTO, RU 1902590
VANUZEA DA SILVA ALBANO HONORATO, RU 1953983
Polo: Dois Vizinhos
Data: 15/082017 
Resultado de imagem para hand talk
Resultado de imagem para hand talk

Fonte: Revistadue/Google Play Store
Hand Talk é um aplicativo criado por três alagoanos chamados Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz, ele funciona com sistema Andróid e traduz conteúdos falados ou escrito em português para a língua brasileira de sinais (LIBRAS).
Quando conheceu o “Hand Talk”, a professora Juliana finalmente conseguiu dar aulas. Ao iniciar o ano letivo, a professora Juliana Rezende, que dá aula para o 5º ano da Escola Municipal Nossa Senhora da Salete, na cidade de Barracão-PR, se surpreende ao perceber que havia duas crianças surdas em sua sala de aula.
Sem qualquer conhecimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais), a professora Juliana conversou com a direção da escola sobre a possibilidade de haver um interprete em libras para traduzir o que ela falava para os seus três alunos especiais.
A direção da escola buscou junto a secretaria de educação da cidade, a informação da disponibilidade de um profissional que fosse interprete em libras, porém explicaram que teria um custo muito alto, e que a professora deveria se adaptar aos alunos que foram integrados a sua sala de aula.
Com a notícia de que teria que dar seu jeito, a professora Juliana começou a buscar maneiras de se comunicar com as crianças, buscando auxilio com as famílias das mesmas.
Juliana aprendeu algumas palavras em libras, e o que não conseguia transformar em palavras de libras, ela escrevia em um bloco de papel para que as três crianças entendessem.
Até que um dia, enquanto a professora procurava na internet uma forma melhor de se comunicar com seus alunos deficientes auditivos, ela tomou conhecimento do aplicativo HAND TALK, para celulares e tablets, que traduzia tudo que era dito ou escrito para libras.
Ela conversou com os pais dos alunos, que concordaram em baixar o aplicativo, que agora é utilizado em sala com os alunos, o que a estimulou a fazer um curso de libras para não ficar dependente da tecnologia, que por vezes tirava a atenção dos outros alunos, por se tratar de um interprete virtual.
No entanto, o convívio entre a professora e os alunos melhorou muito. Pois, tanto os alunos com deficiência auditiva quanto os demais se divertem muito com o aplicativo.
“É muito legal. A gente fala ou escreve e o boneco, o Hugo, faz os gestos, sinais, e a gente aprende a falar com os colegas. É muito legal”, conta um dos alunos da professora Juliana Rezende.
“Os pais também gostaram do aplicativo, pois há alguns sinais que eles ainda não conheciam e através do Hand Talk eles puderam aprimorar a linguagem com seus filhos”, explica a professora.
“É bom saber que a professora do meu filho se preocupa com ele, que corre atrás de uma maneira de se comunicar melhor. Eu fico aliviada de saber que posso confiar e contar com ela”, diz mãe de um dos alunos especiais.
Realmente este aplicativo tem agradado a todos na escola Nossa Senhora da Salete.
A comunicação entre os alunos do 5º ano tem fluido com clareza graças ao Hugo: um simpático avatar em animação 3D, que traduz o que é falado ou escrito para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Hand Talk, que está disponível para celular ou tablet com Android. Ele ajudou muito os alunos da professora Juliana a se comunicar e conviver melhor.
Hand Talk vem adquirindo seu espaço, prova disto são seus prêmios: “Projeto mais inovador do Brasil no Salão de Inovações. Rio Info (2012); Eleito pela ONU o melhor app Social do Mundo. WSA-mobile Abu Dhabi (2013); Startup mais inovadora da América Latina. Qprize (2014); Eleito pela W3C um dos 3 melhores projetos para acessibilidade na Web. Todos@Web (2014); Empreendedor Social do Futuro do Ano. Folha de São Paulo (2014); Eleito pelo BID uma das 16 startups mais inovadoras da América Latina. Demand Solutions (2014); Melhor Solução para broadcast e novas mídias da América Latina. Desafio SETup (2015); Eleito pele ONU o Melhor app de acessibilidade da América Latina e Caribe. Medellín-COL(2015); Solução mais inovadora do mundo. Prêmio Gifted Citizen. Puebla – MEX (2016).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIX TECLADO INTELIGENTE PARA PARALISIA CELEBRAL

ARAMUMO CRIADO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA

APLICATIVO LIVOX PARA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COGNITIVA, MOTORA E VISUAL.