PROFESSORA USA APLICATIVO PARA ALUNO AUTISTA Aplicativo gratuito e de fácil acesso que auxilia na aprendizagem do processo de alfabetização para aluno autista
Alunas: Daiany Viana de Oliveira
Cardoso; RU: 1120947
Daniele Antunes Valentini; RU:
1153251
Evanilce Fabiana Machado de Lima
RU: 1115675
Polo – Dois Vizinhos
Data 24/08/2017
De acordo com
dados do CDC (Center of Deseases
Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe
hoje um caso de autismo para cada 110 pessoas. Assim, calcula-se que o Brasil
possui cerca de 2 milhões de autistas. No entanto, mesmo com um grande número
de brasileiros autistas o processo de inclusão ainda é lento, vários fatores
contribuem para esse retrocesso, um deles deve-se ao fato dessa síndrome ser
reconhecida somente a partir de 1993 e adicionada a Classificação Internacional
de Doenças da Organização Mundial da Saúde. Essa demora afeta diretamente o
progresso no tratamento e inclusão do autista.
Por se saber pouco quanto essa síndrome é grande as barreiras
encontradas pelas famílias para o tratamento e também pela escola quanto o
processo de aprendizagem. Diante de tal fato a professora Maria da Assunção
funcionária da escola pública do município de Esperantopólis no estado do
Paraná buscando novas possibilidades de inclusão de um aluno autista que
frequenta a turma do primeiro ano do ensino fundamental, preocupada em buscar
novas práticas de ensino e fortalecer seus vínculos de inclusão reforçando a
aprendizagem de maneira prazerosa, por meio do uso de um tablet que a escola
possui, adotou o aplicativo “ABC do autismo” baseado na metodologia TEACCH que
é usado como ferramenta de auxilio na aprendizagem do aluno autista para
aplicar durante suas aulas.
O aplicativo segue as premissas do programa Tratamento e
Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a Comunicação
(Teacch), criado em 1964, na Universidade da Carolina do Norte (EUA), por ele
ser um programa mundialmente utilizado para auxiliar no processo de
alfabetização de crianças com o transtorno de desenvolvimento. O aplicativo ABC
autismo foi desenvolvido em quatro níveis de dificuldades, que se inicia no
primeiro nível com atividades como a transposição e discriminação de objetos. A
partir do segundo nível as atividades ficam mais complexas exigindo um
raciocínio maior de quem esta utilizando. O quarto e ultimo nível é composto
por atividades de alfabetização no qual objetiva ensinar a repartição de
sílabas, conhecimento de vogais e formação de palavras.
Segundo a professora esse aplicativo é uma ferramenta
eletrônica que conquistou seu aluno por ser atrativo na forma como é
apresentado, por meio da linguagem visual manipulado com autonomia onde o
usuário consegue prosseguir sozinho uma vez que a própria atividade indica o
que precisa ser feito. Porém, relata a professora que a aprendizagem do aluno é
limitada onde se considera que cada criança autista possui uma aprendizagem
diferenciada, assim vários momentos é necessário à intervenção do professor.
A professora Maria da Assunção afirma que o aplicativo
necessita ter outros níveis de dificuldade. “para que a aprendizagem seja mais
completa deveria ter mais conteúdo nesse mesmo formato do aplicativo, acredito
que outras áreas do conhecimento além da disciplina de português poderiam ser
acrescentadas. No entanto essa ferramenta veio a contribuir na aprendizagem dos
alunos inclusos, considerando que cada
vez mais é crescente o uso de tecnologias no dia a dia das pessoas inclusive no
meio de vivência das crianças que são rodeadas por produtos inovadores e
atraentes como celulares, tablets e variados mecanismos informatizados e de
fácil acesso, tornou-se fundamental aproximar a realidade criando
possibilidades de se trazer essas inovações para a sala de aula no qual se pode
tirar proveito dos benefícios que a tecnologia irá acrescentar aos processos de
ensino aprendizagem de maneira atraente, inovadora e emotiva para professor e
aluno” concluiu a professora.
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