PLAYTABLE – UMA FORMA LÚDICA E DIVERTIDA DE EDUCAR

Por: Adriana Pavlak            RU: 1749420
Sirlei Aparecida Cipriano    RU: 1721335
Polo: Dois vizinhos / PR

Data: (28/08/2017)
                                                                Fonte: www.playtable.com.br

                  A PlayTable é uma mesa digital, interativa e multidisciplinar para educar e divertir crianças a partir de 3 anos de idade. Desenvolve as habilidades cognitivas e de coordenação motora, além de trabalhar assuntos específicos, como alfabetização, matemática, ciências, artes, história, entre outros. A tecnologia infrared se caracteriza pela fácil usabilidade e  é,inclusive acessível a crianças com deficiência motora ou psíquica.
Essa novidade foi adquirida por uma Escola Municipal na cidade de Paraiso dos Anjos/PR. Um desafio digital com um jogo super interativo que aproveita a tecnologia para chamar a atenção dos alunos, sendo uma forma lúdica e divertida de educar, que atrai ainda mais a atenção dos estudantes.
Assim que as crianças viram e tiveram o primeiro acesso as mesas digitais, sabiam exatamente o que fazer. Brincaram, exploraram, tocaram tudo o que podiam e foram descobrindo o que a mesa podia oferecer. A partir de agora os alunos vão poder contar com essa ferramenta a mais no seu aprendizado.
Segundo os ludopegagogos, a brincadeira é o processo mais completo que você tem de educar uma criança. Se elas estão brincando, estão felizes, e esse é o momento ideal para haver uma intervenção pedagógica.
                     O uso das mesas digitais está sendo acompanhadas também pelos pais e familiares dos estudantes. A ideia não é substituir professores, muito menos os métodos tradicionais de ensino e metodologia, e sim oferecer uma ferramenta a mais.  Uma criança que está sendo alfabetizada, por exemplo, vem pra mesa para trabalhar exercícios para ampliar o vocabulário dela, treinar as palavras, aprender as conjugações e tudo mais.
Mesas foram inseridas em um espaço multifuncional da escola, que atende alunos com algum tipo de deficiência, seja motora, comunicação, visual ou auditiva, melhorando na questão de raciocínio lógico, concentração, memória, etc.
Segundo dona Maria, seu filho Mateus que possui uma deficiência motora, já está adepto ao sistema digital, percebendo uma grande evolução em suas atividades. Segundo ela, Mateus tinha muita dificuldade em montar um quebra cabeças, por exemplo, e que depois que começou usar a mesa digital ele passou a executar também com peças físicas.Outra vantagem em relação ao uso da mesa digital é a interação entre os alunos. Ao invés de usar algum outro aparelho de forma solitária, como um tablet, por exemplo, aqui elas aprendem de forma interativa com os demais coleguinhas, um aprendizado coletivo, destacam os professores.
A Diretora da Escola, Sra. Ermelinda destaca que as crianças de hoje em dia estão muito avançadas em relação as tecnologias, e que as escolas não tem como fugir dela, mas sim promover uma aliança para criar novas ferramentas e dispositivos para melhorar o aprendizado. Por outro lado, comenta que da mesma forma que a tecnologia avança na vida dos alunos e das pessoas de forma geral, problemas também podem ocorrer, e que todos devem tomar certos cuidados ao promover a inclusão digital, que deve ser inserida e acompanhada de maneira responsável pelos profissionais da educação.
No entanto, podemos concluir que as mesas digitais estão sendo um sucesso na Escola, e que as crianças aprovam 100% a brincadeira. Professores já notam uma evolução na capacidade das crianças em promover tais atividades, e que essa tecnologia pode sim transformar a vida escolar uma prática saudável, inteligente e prática de se aprender da maneira que as crianças mais gostam, brincando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIX TECLADO INTELIGENTE PARA PARALISIA CELEBRAL

ARAMUMO CRIADO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA

APLICATIVO LIVOX PARA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COGNITIVA, MOTORA E VISUAL.