PLAYTABLE – UMA FORMA LÚDICA E DIVERTIDA DE EDUCAR
Por: Adriana Pavlak RU: 1749420
Sirlei Aparecida Cipriano RU: 1721335
Polo: Dois vizinhos / PR
Data: (28/08/2017)
Fonte: www.playtable.com.br
A PlayTable é uma mesa
digital, interativa e multidisciplinar para educar e divertir crianças a partir
de 3 anos de idade. Desenvolve as habilidades cognitivas e de coordenação
motora, além de trabalhar assuntos específicos, como alfabetização, matemática,
ciências, artes, história, entre outros. A tecnologia infrared se caracteriza
pela fácil usabilidade e é,inclusive
acessível a crianças com deficiência motora ou psíquica.
Essa novidade foi adquirida por uma Escola
Municipal na cidade de Paraiso dos Anjos/PR. Um desafio digital com um jogo
super interativo que aproveita a tecnologia para chamar a atenção dos alunos,
sendo uma forma lúdica e divertida de educar, que atrai ainda mais a atenção
dos estudantes.
Assim que as crianças viram e tiveram o primeiro
acesso as mesas digitais, sabiam exatamente o que fazer. Brincaram, exploraram,
tocaram tudo o que podiam e foram descobrindo o que a mesa podia oferecer. A
partir de agora os alunos vão poder contar com essa ferramenta a mais no seu
aprendizado.
Segundo os ludopegagogos, a brincadeira é o processo mais completo que
você tem de educar uma criança. Se elas estão brincando, estão felizes, e esse
é o momento ideal para haver uma intervenção pedagógica.
O
uso das mesas digitais está sendo acompanhadas também pelos pais e familiares
dos estudantes. A ideia não é substituir professores, muito menos os métodos
tradicionais de ensino e metodologia, e sim oferecer uma ferramenta a
mais. Uma criança que está sendo
alfabetizada, por exemplo, vem pra mesa para trabalhar exercícios para ampliar
o vocabulário dela, treinar as palavras, aprender as conjugações e tudo mais.
Mesas foram inseridas em um espaço multifuncional
da escola, que atende alunos com algum tipo de deficiência, seja motora, comunicação,
visual ou auditiva, melhorando na questão de raciocínio lógico, concentração,
memória, etc.
Segundo dona Maria, seu filho Mateus que possui
uma deficiência motora, já está adepto ao sistema digital, percebendo uma
grande evolução em suas atividades. Segundo ela, Mateus tinha muita dificuldade
em montar um quebra cabeças, por exemplo, e que depois que começou usar a mesa
digital ele passou a executar também com peças físicas.Outra vantagem em relação ao uso da mesa digital
é a interação entre os alunos. Ao invés de usar algum outro aparelho de forma
solitária, como um tablet, por exemplo, aqui elas aprendem de forma interativa
com os demais coleguinhas, um aprendizado coletivo, destacam os professores.
A Diretora da Escola, Sra. Ermelinda destaca que as
crianças de hoje em dia estão muito avançadas em relação as tecnologias, e que
as escolas não tem como fugir dela, mas sim promover uma aliança para criar
novas ferramentas e dispositivos para melhorar o aprendizado. Por outro lado,
comenta que da mesma forma que a tecnologia avança na vida dos alunos e das
pessoas de forma geral, problemas também podem ocorrer, e que todos devem tomar
certos cuidados ao promover a inclusão digital, que deve ser inserida e
acompanhada de maneira responsável pelos profissionais da educação.
No entanto, podemos concluir que as mesas digitais estão
sendo um sucesso na Escola, e que as crianças aprovam 100% a brincadeira.
Professores já notam uma evolução na capacidade das crianças em promover tais
atividades, e que essa tecnologia pode sim transformar a vida escolar uma
prática saudável, inteligente e prática de se aprender da maneira que as
crianças mais gostam, brincando.
Comentários
Postar um comentário