PLAYTABLE MESA PASSA DE BRINQUEDO PARA EQUIPAMENTO DE INCLUSÃO.

Por: Tatiane S. C. Caneppele, RU 1747383.
Polo – Dois Vizinhos -PR

Data (23/08/2017)
inclusao_grupo
Fonte: http://playtable.com.br/blog/categoria/tecnologias-ludopedagogicas/
A Playtable (Mesa Digital) foi a primeira mesa digital desenvolvida no Brasil. Foi lançada no mercado em 2014 pelo Playmove indústrias e comércio Ltda, uma empresa de Blumenau SC, uma mesa interrativa e multidisciplinar, que pode ser utilizado por crianças a partir de três anos de idade.
“Criando inicialmente para entretenimento, para cantinhos da criança em Shopping, restaurantes e outros. Depois foi repensada para a Educação e assim chamou a atenção de educadores para trabalhar com crianças de inclusão. PlayTable é acessível para todos, inclusive crianças com deficiência motora ou psíquica. A tela com tecnologia infared reconhece o toque humano e também de objetos de plástico, feltro entre outros. Os elementos visuais são de fácil compreensão e todos os jogos possuem diferentes neveis de aprendizados (fácil, normal e avançado), acompanhando e auxiliando o desenvolvimento do aluno.”
  Os jogos e aplicativos são projetados por diversos professores especialistas em diversas áreas, juntamente com a equipe de programadores e outros técnicos. Os conteúdos são fundamentados nas Diretrizes Curriculares da Educação tanto para Educação infantil, quanto para anos iniciais. ”Além dos assuntos específicos como alfabetização, matemática, ciências, artes, história entre outros. Atualmente são 40 aplicativos educativos disponível para PlayTable (Mesa Digital).”
 A mesa digital é utilizada não só em escolas regulares, mas em entidades que apoiam a inclusão e o desenvolvimento de crianças com deficiências, como AACD e APAEs. Há um aplicativo específico, central de atividades que permitem personalização de conteúdos para cada escola. “Além de estar lançando 10 livros digitais em libras (língua Brasileira de sinais), escrita, visual (ilustrações) e auditiva (cotações de história). Com vídeos com interprete de sinais que interage com animações do livro, facilitando a compreensão de história por crianças surdas.” (WWW.playtable.com.br).
É uma mesa como essa que a professora Adriana utiliza em sua sala de aula, em uma cidade do interior do Paraná. Ela tem uma turma de terceiro ano do ensino fundamental com 20 alunos, a mesa é muito utilizada em sua sala de aula, principalmente por um aluno em Especial o Joaquim.
Joaquim tem Síndrome de down, e a mesa digital ajudou e ajuda muito em seu desempenho e desenvolvimento. Para Adriana a mesa através de seus aplicativos estimulam habilidade cognitiva, como raciocínio lógico, memória, atenção e coordenação motora. “Joaquim pode brincar, se divertir, aprender e interagir com os outros alunos, dentro da mesma proposta pedagógica. A linguagem lúdica dos jogos e aplicativos é um grande diferencial para o trabalho pedagógico específico para ele e seus colegas, que utilizam a mesa também junto com ele. Os diferentes níveis aprendizado que a mesa oferece m, permite que o trabalho seja feito conforme a evolução dele, claro respeitando o seu tempo de aprendizado e tornando a escola mais divertida prazerosa”. Afirma ela.
Adriana já utiliza o Playtable há dois anos e garante que o desenvolvimento do Joaquim subiu muito. ”Percebemos que a realidade das crianças nas escolas Brasileiras é muito dura e restrita para as que não têm limitações físicas ou cognitivas e ainda maiores para crianças com inclusão. E essa ferramenta tecnológica permite as crianças de inclusão a socialização e interação”. A mesa foi adquirida pela Escola através da empresa, que tem um programa específico para facilitar à venda para o público ou crianças com deficiências ou entidades que apoiam a inclusão. E permite a aquisição da Playtable com desconto subsidiado pela Playmove, sem fins lucrativos através de apresentação de laudos médicos e outros documentos.  
“Toda inclusão depende, primordialmente, do olhar de cada um.”
“Incluir significa promover e reconhecer o potencial inerente a todo ser humano em sua maior expressão: a diferença.”
“Todo e qualquer empreendimento que visa à Inclusão só terá bons resultados quando o diferente for aceito como parte integrante e indissolúvel do ser humano.”
Francisco Gonçalves, Lara Gonçalves, Paulo Santos, 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIX TECLADO INTELIGENTE PARA PARALISIA CELEBRAL

ARAMUMO CRIADO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA

APLICATIVO LIVOX PARA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COGNITIVA, MOTORA E VISUAL.