PLAYTABLE MESA PASSA DE BRINQUEDO PARA EQUIPAMENTO DE INCLUSÃO.
Por: Tatiane S. C. Caneppele, RU
1747383.
Polo – Dois Vizinhos -PR
Data (23/08/2017)

Fonte: http://playtable.com.br/blog/categoria/tecnologias-ludopedagogicas/
A Playtable (Mesa
Digital) foi a primeira mesa digital desenvolvida no Brasil. Foi lançada no
mercado em 2014 pelo Playmove indústrias e comércio Ltda, uma empresa de
Blumenau SC, uma mesa interrativa e multidisciplinar, que pode ser utilizado
por crianças a partir de três anos de idade.
“Criando inicialmente
para entretenimento, para cantinhos da criança em Shopping, restaurantes e
outros. Depois foi repensada para a Educação e assim chamou a atenção de
educadores para trabalhar com crianças de inclusão. PlayTable é acessível para
todos, inclusive crianças com deficiência motora ou psíquica. A tela com
tecnologia infared reconhece o toque humano e também de objetos de plástico,
feltro entre outros. Os elementos visuais são de fácil compreensão e todos os
jogos possuem diferentes neveis de aprendizados (fácil, normal e avançado),
acompanhando e auxiliando o desenvolvimento do aluno.”
Os
jogos e aplicativos são projetados por diversos professores especialistas em
diversas áreas, juntamente com a equipe de programadores e outros técnicos. Os
conteúdos são fundamentados nas Diretrizes Curriculares da Educação tanto para
Educação infantil, quanto para anos iniciais. ”Além dos assuntos específicos
como alfabetização, matemática, ciências, artes, história entre outros. Atualmente
são 40 aplicativos educativos disponível para PlayTable (Mesa Digital).”
A mesa digital é utilizada não só em escolas
regulares, mas em entidades que apoiam a inclusão e o desenvolvimento de
crianças com deficiências, como AACD e APAEs. Há um aplicativo específico,
central de atividades que permitem personalização de conteúdos para cada
escola. “Além de estar lançando 10 livros digitais em libras (língua Brasileira
de sinais), escrita, visual (ilustrações) e auditiva (cotações de história).
Com vídeos com interprete de sinais que interage com animações do livro,
facilitando a compreensão de história por crianças surdas.” (WWW.playtable.com.br).
É uma mesa como essa que
a professora Adriana utiliza em sua sala de aula, em uma cidade do interior do
Paraná. Ela tem uma turma de terceiro ano do ensino fundamental com 20 alunos,
a mesa é muito utilizada em sua sala de aula, principalmente por um aluno em
Especial o Joaquim.
Joaquim tem Síndrome de
down, e a mesa digital ajudou e ajuda muito em seu desempenho e desenvolvimento.
Para Adriana a mesa através de seus aplicativos estimulam habilidade cognitiva,
como raciocínio lógico, memória, atenção e coordenação motora. “Joaquim pode
brincar, se divertir, aprender e interagir com os outros alunos, dentro da
mesma proposta pedagógica. A linguagem lúdica dos jogos e aplicativos é um
grande diferencial para o trabalho pedagógico específico para ele e seus
colegas, que utilizam a mesa também junto com ele. Os diferentes níveis
aprendizado que a mesa oferece m, permite que o trabalho seja feito conforme a
evolução dele, claro respeitando o seu tempo de aprendizado e tornando a escola
mais divertida prazerosa”. Afirma ela.
Adriana já utiliza o
Playtable há dois anos e garante que o desenvolvimento do Joaquim subiu muito. ”Percebemos
que a realidade das crianças nas escolas Brasileiras é muito dura e restrita
para as que não têm limitações físicas ou cognitivas e ainda maiores para
crianças com inclusão. E essa ferramenta tecnológica permite as crianças de
inclusão a socialização e interação”. A mesa foi adquirida pela Escola através
da empresa, que tem um programa específico para facilitar à venda para o
público ou crianças com deficiências ou entidades que apoiam a inclusão. E
permite a aquisição da Playtable com desconto subsidiado pela Playmove, sem
fins lucrativos através de apresentação de laudos médicos e outros documentos.
“Toda inclusão depende,
primordialmente, do olhar de cada um.”
“Incluir significa
promover e reconhecer o potencial inerente a todo ser humano em sua maior
expressão: a diferença.”
“Todo e qualquer
empreendimento que visa à Inclusão só terá bons resultados quando o diferente
for aceito como parte integrante e indissolúvel do ser humano.”
Francisco
Gonçalves, Lara Gonçalves, Paulo Santos, 2010.
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