Escola do Rio de Janeiro é a primeira a usar Hand Talck
Elizangela Ribeiro dos Santos RU 1548349
Polo – Dois vizinhos PR.
Data 07/08/2017
www.google.com.br
Na escola municipal
Mário Barros de Rio de Janeiro, um novo e interessante aplicativo para
celulares e tabletes esta sendo utilizado nas aulas para alunos de inclusão.
Essa nova ferramenta se chama Hand talck, e esta sendo muito útil para o
desenvolvimento da linguagem e no processo de aprendizagem, pois é um tradutor
da língua portuguesa para a língua de sinais.
A escola é a primeira do
município a usar esse novo aplicativo nas aulas, com alunos de inclusão,
através de tabletes disponibilizados pelo ministério da educação, e um dos
motivos que levaram essa escola a optar pelo aplicativo hand talck é por ele
ser eleito o melhor do mundo segundo a ONU.
Pedro de oito anos é
deficiente auditivo e estuda na terceira série da escola municipal Mário Barros
do Rio de Janeiro e é um dos alunos que esta
utilizando esse novo aplicativo, que o auxilia em todas as disciplinas, pois
hand talck e um aplicativo que traduz todas as falas.
Esta escola recebeu do
ministério da educação alguns tabletes e Pedro é um dos alunos com inclusão a
recebê-los. Assim, com ajuda das suas
professoras ele consegue baixar o aplicativo Hand talck para uso das atividades
nas suas aulas.
Pedro gosta muito desse aplicativo,
pois ele tem o interprete mais legal de todos, Hugo é o nome dele e é um
personagem muito simpático, magrelo que usa óculos e tem a cabeça e os dedos
grandes, e é com essas características que Pedro consegue compreender melhor a
língua de sinais, interpretada por Hugo.
Para ativar o Hand
talck, Pedro primeiramente clica no ícone azul da tela com as duas mãos,
localizado no canto direito do portal e logo o ponteiro do mouse se transforma
em símbolo de libras. A partir desse momento todas as falas que Pedro e as
professoras selecionam são traduzidas para língua de sinais pelo personagem
Hugo que fica no lado direito da tela.
Pedro usa este
aplicativo para captar o som das aulas e das palestras e também para fotografar
revistas, jornais e livros e assim pode visualizar a tradução de libras na
mesma hora pelo seu tablete.
Antes de Pedro ter
acesso ao hand talck, ele usava o livro, mais era difícil para ver o movimento
do sinal agora, com o aplicativo ele pode ver o movimento correto do
vocabulário, que funciona como um dicionário, porém, a construção da língua é
mais complexa e ele consegue realizar melhor suas tarefas.
Com o aplicativo hand
talck Pedro tem acesso a algumas formas de interação. Ele pode digitar ou colar
os textos das atividades e logo após o Hugo traduz para ele, isso ele faz pela
ferramenta texto. Também pela ferramenta áudio ele mantem o botão pressionado
enquanto fala e logo após o conteúdo é traduzido e pela ferramenta foto onde
ele tira uma fotografia ou escolhe uma foto da galeria que contem texto legível
como, por exemplo, um título de uma matéria de uma revista. Depois que Pedro
escolhe a foto ele recorta o trecho desejado e pode ver a tradução do conteúdo.
Além de tudo isso Pedro tem acesso a gráficos e textos adequados.
O aplicativo hand talck
esta sendo muito útil tanto para Pedro quanto pelos professores e seus colegas
de classe da escola Mario Barros. Os professores estão aprimorando as
atividades pedagógicas, desde a preparação das aulas, até nos processos de
pesquisas e estão tendo uma maior interação com os alunos. Hand talck é um
canal que esta auxiliando na comunicação dos professores, de Pedro e de seus
colegas que dependem de libras para se comunicar.
Apesar de o aplicativo
hand talck ser de grande importância para o aluno Pedro e seus professores e colegas,
eles estão tendo algumas dificuldades quanto à instalação desse aplicativo.
Mesmo seguindo as instruções do site eles precisaram autorizar manualmente para
a integração do complemento toda vez que utilizaram a acessibilidade no site,
além do tempo excessivo que tiveram que ter quando acessaram pela primeira vez o
aplicativo. Demorou cerca de cinco minutos para que a operação ficasse
pronta. Ao fechar o navegador e precisarão
usar novamente o aplicativo, eles tiveram que esperar todo o tempo novamente.
Outra dificuldade
encontrada nesse aplicativo é que Pedro ao selecionar apenas uma letra, não
obteve resposta, pois o aplicativo não tem a possibilidade de selecionar uma
letra ou frase e sim apenas parágrafos inteiros, o que torna uma desvantagem
desse aplicativo.
Portanto é importante
salientar que apesar desse aplicativo ser de grande utilidade para alunos com
inclusão e professores, ele não substitui a figura do interprete e nem a
necessidade da comunidade aprender libras.
Comentários
Postar um comentário