Escola do Rio de Janeiro é a primeira a usar Hand Talck

Elizangela Ribeiro dos Santos RU 1548349
Polo – Dois vizinhos PR.

Data 07/08/2017

Resultado de imagem para Hand Talk um aplicativo revolucionário
www.google.com.br
Na escola municipal Mário Barros de Rio de Janeiro, um novo e interessante aplicativo para celulares e tabletes esta sendo utilizado nas aulas para alunos de inclusão. Essa nova ferramenta se chama Hand talck, e esta sendo muito útil para o desenvolvimento da linguagem e no processo de aprendizagem, pois é um tradutor da língua portuguesa para a língua de sinais.
A escola é a primeira do município a usar esse novo aplicativo nas aulas, com alunos de inclusão, através de tabletes disponibilizados pelo ministério da educação, e um dos motivos que levaram essa escola a optar pelo aplicativo hand talck é por ele ser eleito o melhor do mundo segundo a ONU.
Pedro de oito anos é deficiente auditivo e estuda na terceira série da escola municipal Mário Barros do  Rio de Janeiro e é um dos alunos que esta utilizando esse novo aplicativo, que o auxilia em todas as disciplinas, pois hand talck e um aplicativo que traduz todas as falas.
Esta escola recebeu do ministério da educação alguns tabletes e Pedro é um dos alunos com inclusão a recebê-los.  Assim, com ajuda das suas professoras ele consegue baixar o aplicativo Hand talck para uso das atividades nas suas aulas.
Pedro gosta muito desse aplicativo, pois ele tem o interprete mais legal de todos, Hugo é o nome dele e é um personagem muito simpático, magrelo que usa óculos e tem a cabeça e os dedos grandes, e é com essas características que Pedro consegue compreender melhor a língua de sinais, interpretada por Hugo.
Para ativar o Hand talck, Pedro primeiramente clica no ícone azul da tela com as duas mãos, localizado no canto direito do portal e logo o ponteiro do mouse se transforma em símbolo de libras. A partir desse momento todas as falas que Pedro e as professoras selecionam são traduzidas para língua de sinais pelo personagem Hugo que fica no lado direito da tela.
Pedro usa este aplicativo para captar o som das aulas e das palestras e também para fotografar revistas, jornais e livros e assim pode visualizar a tradução de libras na mesma hora pelo seu tablete.
Antes de Pedro ter acesso ao hand talck, ele usava o livro, mais era difícil para ver o movimento do sinal agora, com o aplicativo ele pode ver o movimento correto do vocabulário, que funciona como um dicionário, porém, a construção da língua é mais complexa e ele consegue realizar melhor suas tarefas.
Com o aplicativo hand talck Pedro tem acesso a algumas formas de interação. Ele pode digitar ou colar os textos das atividades e logo após o Hugo traduz para ele, isso ele faz pela ferramenta texto. Também pela ferramenta áudio ele mantem o botão pressionado enquanto fala e logo após o conteúdo é traduzido e pela ferramenta foto onde ele tira uma fotografia ou escolhe uma foto da galeria que contem texto legível como, por exemplo, um título de uma matéria de uma revista. Depois que Pedro escolhe a foto ele recorta o trecho desejado e pode ver a tradução do conteúdo. Além de tudo isso Pedro tem acesso a gráficos e textos adequados.
O aplicativo hand talck esta sendo muito útil tanto para Pedro quanto pelos professores e seus colegas de classe da escola Mario Barros. Os professores estão aprimorando as atividades pedagógicas, desde a preparação das aulas, até nos processos de pesquisas e estão tendo uma maior interação com os alunos. Hand talck é um canal que esta auxiliando na comunicação dos professores, de Pedro e de seus colegas que dependem de libras para se comunicar.
Apesar de o aplicativo hand talck ser de grande importância para o aluno Pedro e seus professores e colegas, eles estão tendo algumas dificuldades quanto à instalação desse aplicativo. Mesmo seguindo as instruções do site eles precisaram autorizar manualmente para a integração do complemento toda vez que utilizaram a acessibilidade no site, além do tempo excessivo que tiveram que ter quando acessaram pela primeira vez o aplicativo. Demorou cerca de cinco minutos para que a operação ficasse pronta.  Ao fechar o navegador e precisarão usar novamente o aplicativo, eles tiveram que esperar todo o tempo novamente.
Outra dificuldade encontrada nesse aplicativo é que Pedro ao selecionar apenas uma letra, não obteve resposta, pois o aplicativo não tem a possibilidade de selecionar uma letra ou frase e sim apenas parágrafos inteiros, o que torna uma desvantagem desse aplicativo.
Portanto é importante salientar que apesar desse aplicativo ser de grande utilidade para alunos com inclusão e professores, ele não substitui a figura do interprete e nem a necessidade da comunidade aprender libras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIX TECLADO INTELIGENTE PARA PARALISIA CELEBRAL

ARAMUMO CRIADO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA

APLICATIVO LIVOX PARA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COGNITIVA, MOTORA E VISUAL.