ESCOLA ALEGRIA DO SABER: POSSIBILITANDO A VERDADEIRA INCLUSÃO DE DISLÉXICOS ATRAVÉS DO APLICATIVO ARAMUMO

Por Monica Alves Morais, RU: 1390023; Luana Bernardo da Silva, RU: 1516309.
Cedutec- Uninter – Dois Vizinhos
Data 15/08/2017
Logotipo do App. Aramumo. Fonte:( www.reab.me/aramumo-aplicativo-para-disturbio-de-aprendizagem)


    A escola Municipal Alegria do Saber vem tendo Progresso na alfabetização de alunos disléxicos, devido a utilização do aplicativo que Marcio Paiva e Eric Muxagata incentivados pela coadjuvação firmada entre a ITABits ( Iniciativa de desenvolvimento de software dos alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e o instituto ABCD (OSCIP que apoia   a educação de crianças com dificuldades e distúrbios de aprendizagem) no ano de 2012 programaram , cujo o nome é Aramumo , um aplicativo gratuito de palavras cruzadas que auxilia na aprendizagem e alfabetização de alunos disléxicos.
    A Dislexia é um transtorno de origem biológica onde o portador desse distúrbio “não consegue associar o símbolo gráfico e as letras ao som que eles representam”, consequentemente o disléxico tem problemas severos na sua alfabetização, principalmente no campo da leitura e escrita, problemas estes que não podem ser solucionados. Eles podem ser apenas superados.
    A Escola Municipal Alegria do Saber percebeu que seus alunos disléxicos inclusos na sala do primeiro ano do ensino fundamental um, por não compartilharem das mesmas habilidades dos alunos ditos normais, estavam sendo excluídos, por seus colegas. Para que isso não ocorra o professor deve se utilizar de todas as ferramentas possíveis para intermediar a efetiva inclusão do aluno portador de tal distúrbio em sala de aula e auxiliar na superação dos limites biológicos do mesmo. A solução encontrada pela escola foi se utilizar do aplicativo Aramumo.
    É direito do sujeito o acesso linguístico, para que assim o mesmo exerça sua cidadania, ao mesmo tempo é dever da escola garantir esse acesso linguístico pleno ao cidadão, pois o “domínio da língua oral e escrita é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensina-la a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos”. Os Parâmetros curriculares nacionais, especialmente o de língua portuguesa, deixam bem claro que “a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos.” Diante deste apelo, com o foco nos alunos com Dislexia, que em 2012,  num esforço coletivo da ITABits e do instituto ABCD pelas mãos de Marcio Paiva e Eric Muxagata, jovens programadores, surgiu o jogo Aramumo.
    O aplicativo de Marcio e Eric é um jogo de palavras cruzadas gratuito que vem sendo utilizado nas salas de aula  da escola Alegria do Saber, na disciplina de português, por alunos disléxicos em fase de alfabetização que engloba a faixa etária de sete a nove anos O aplicativo deu tão certo que a escola passou a usar também com alunos já alfabetizados, na faixa etária de nove anos acima. Nessa escola o mesmo também é utilizado nas salas de recursos e multifuncionais. Ele esta disponível no Play Store, pode ser baixado em tabletes e celulares ou em qualquer outro dispositivo com android.
    Aramumo tem muitos pontos positivos, além de ser leve agradável e divertido é muito simples de ser jogado. Nele a criança tem uma cruzadinha e as silabas flutuando na plataforma, ao ouvir as palavras precisa arrastar as silabas para a cruzadinha e formar as palavras corretas, completando o caça palavras adequadamente passa de nível. Dessa maneira o aluno brincando  consegue associar o símbolo gráfico e as letras ao som que eles representam. Essa associação é uma grande conquista para o aluno disléxico  na leitura e na escrita.
    Com o jogo é possível cumprir vários objetivos e ter vários avanços na disciplina de português como   treinar a leitura e a escrita, trabalhar a fala e a escrita simultaneamente, prende a atenção do aluno estimulando a concentração do educando, mas o Aramumio tem um grande limitador  que são as fases do jogo, existem apenas quatro fases, depois o Aramumio se encerra.
   O Aramumio só nasceu devido a iniciativa firmada entre a ITABits ( Iniciativa de desenvolvimento de software dos alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e o instituto ABCD (OSCIP que apoia   a educação de crianças com dificuldades e distúrbios de aprendizagem) no ano de 2012  e com  esse aplicativo a interação entre professor e aluno  fica muito melhor, pois o aluno disléxico  na aula de português consegue entender muito melhor o processo da leitura e da escrita.
    Apesar de um gesto nobre ainda são poucos os incentivos financeiros em aplicativos de alfabetização, porém devido a criatividade, empenho de entidades como as citadas acima existe uma infinidade de aplicativos, jogos e ferramentas semelhantes ao Aramumio, que podem auxiliar as mais diversas deficiências e transtornos, dessa maneira percebe-se que a  tecnologia esta cada vez adentrando as escolas e  a sala de aula,  transformando a maneira de fazer a inclusão acontecer, possibilitando ainda mais o uso de ferramentas tecnológicas com alunos de inclusão.

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