DISLEXIA: UM JEITO DIFERENTE DE SER E APRENDER
Por :Amanda Antonello, RU 1540528
Ana Paula Marak, RU 1513460
Polo – Dois Vizinhos
Data: 22/08/17
Fonte:https://www.google.com.br/searchq=Dislexia&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiSorGnsPDVAhVDOCYKHR4MC5IQ_AUICygC&biw=1366&bih=662#imgrc=PxNI1LQy3isc3M:
Cada vez mais surgem casos de crianças
com deficiência intelectual em escolas regulares, a principal delas é a
Dislexia, a mesma é um transtorno específico de aprendizagem, que se
caracteriza pela dificuldade no reconhecimento fluente das palavras. Essas
dificuldades normalmente são inesperadas em relação à idade e outras
habilidades cognitivas, mas são bastante visíveis nos componentes fonológicos.
A Dislexia pode ser definida como uma forma
de ser e aprender, esta reflete diretamente a expressão individual de cada
mente, que de maneira diferenciada absorve o conhecimento com dificuldade de
leitura e escrita. Isto é, tem dificuldade de juntar letras a sons, palavras a
sons, sendo assim se torna impossibilitada de reconhecer palavras, pois não se
adquiriu conhecimento dos sons.
Pensando nisso, constatou-se que existem poucos recursos
tecnológicos voltados à língua portuguesa para crianças que apresentam esse
tipo de transtorno. Em busca de auxiliar no ensino dessas crianças o Instituto
ABCD, lançou um desafio para os estudantes de computação: desenvolver um
aplicativo para essas pessoas.
Lançada à primeira edição desse desafio a primeira instituição
a se inscrever foi a ITA (Instituto tecnológico da aeronáutica), que possui um
grupo com o objetivo de incentivar os alunos a participar de competições desse
estilo, os alunos então criaram um aplicativo chamado “Aramumo”.
Esse aplicativo traz um jogo de palavras-cruzadas, porém usando sílabas. Ele
tem atualmente cinco níveis de dificuldade e funciona da seguinte forma: o
jogador deve ouvir um conjunto de palavras e então arrastar as bolhas
flutuantes que estão na tela nas posições corretas da grade quadricular, de
forma de que as setas correspondam às palavras ouvidas.Esse aplicativo traz um jogo de palavras-cruzadas, porém usando sílabas. Ele
tem atualmente cinco níveis de dificuldade e funciona da seguinte forma: o
jogador deve ouvir um conjunto de palavras e então arrastar as bolhas
flutuantes que estão na tela nas posições corretas da grade quadricular, de
forma de que as setas correspondam às palavras ouvidas.
Aplicativos têm se mostrado cada vez
mais comuns na prática clínica de profissionais e no desenvolvimento positivo
das crianças. Sendo assim, os mesmos agregam valores de conhecimento não apenas
para casos que ainda não foram pensados, mas também para crianças que possuem a
Dislexia, como é o caso do aplicativo mencionado acima, que ajuda no
reconhecimento das sílabas, palavras e sons.
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