DISLEXIA: UM JEITO DIFERENTE DE SER E APRENDER

Por :Amanda Antonello, RU 1540528
        Ana Paula Marak, RU 1513460
Polo – Dois Vizinhos

Data: 22/08/17
Fonte:https://www.google.com.br/searchq=Dislexia&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiSorGnsPDVAhVDOCYKHR4MC5IQ_AUICygC&biw=1366&bih=662#imgrc=PxNI1LQy3isc3M:

   Cada vez mais surgem casos de crianças com deficiência intelectual em escolas regulares, a principal delas é a Dislexia, a mesma é um transtorno específico de aprendizagem, que se caracteriza pela dificuldade no reconhecimento fluente das palavras. Essas dificuldades normalmente são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas, mas são bastante visíveis nos componentes fonológicos.
     A Dislexia pode ser definida como uma forma de ser e aprender, esta reflete diretamente a expressão individual de cada mente, que de maneira diferenciada absorve o conhecimento com dificuldade de leitura e escrita. Isto é, tem dificuldade de juntar letras a sons, palavras a sons, sendo assim se torna impossibilitada de reconhecer palavras, pois não se adquiriu conhecimento dos sons.
    Pensando nisso, constatou-se que existem poucos recursos tecnológicos voltados à língua portuguesa para crianças que apresentam esse tipo de transtorno. Em busca de auxiliar no ensino dessas crianças o Instituto ABCD, lançou um desafio para os estudantes de computação: desenvolver um aplicativo para essas pessoas.
     Lançada à primeira edição desse desafio a primeira instituição a se inscrever foi a ITA (Instituto tecnológico da aeronáutica), que possui um grupo com o objetivo de incentivar os alunos a participar de competições desse estilo, os alunos então criaram um aplicativo chamado “Aramumo”.
   Esse aplicativo traz um jogo de palavras-cruzadas, porém usando sílabas. Ele tem atualmente cinco níveis de dificuldade e funciona da seguinte forma: o jogador deve ouvir um conjunto de palavras e então arrastar as bolhas flutuantes que estão na tela nas posições corretas da grade quadricular, de forma de que as setas correspondam às palavras ouvidas.Esse aplicativo traz um jogo de palavras-cruzadas, porém usando sílabas. Ele tem atualmente cinco níveis de dificuldade e funciona da seguinte forma: o jogador deve ouvir um conjunto de palavras e então arrastar as bolhas flutuantes que estão na tela nas posições corretas da grade quadricular, de forma de que as setas correspondam às palavras ouvidas.
     Aplicativos têm se mostrado cada vez mais comuns na prática clínica de profissionais e no desenvolvimento positivo das crianças. Sendo assim, os mesmos agregam valores de conhecimento não apenas para casos que ainda não foram pensados, mas também para crianças que possuem a Dislexia, como é o caso do aplicativo mencionado acima, que ajuda no reconhecimento das sílabas, palavras e sons.

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