CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL APRENDEM UTILIZANDO SOFTWARE EM ESCOLAS DO SUL DO PAÍS
Por (Joice Ap. Bertoncello, 1948215)
Polo – Dois Vizinhos/ PR
Data (29/07/2017)
Fonte:https://www.google.com.br/searchq=minimatecavox&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjK1_eEw6_VAhXKGpAKHWUtBVIQ_AUICygC&biw=1366&bih=589#imgrc=qgAg-ambLOoOiM
O Aplicativo auxilia crianças inclusas de 06 à 08 anos, aprenderem
matemática nas escolas públicas do país
Atualmente,
o índice de crianças inclusas matriculadas em escolas regulares, aumentou
significativamente; a maioria das crianças portadoras de algum tipo de
deficiência está estudando com crianças consideradas “normais”. Porém, isso
não, quer dizer, que os professores não encontram dificuldades, se baseando
nisso, o tecnólogo em informática Henrique Tavares, desenvolveu o Mimatecavox
no ano de 2014, ele é um aplicativo de recurso suplementar, foi elaborado para
auxiliar professores, no ensinamento da matéria de matemática.
Esse
aplicativo está sendo utilizado pelo aluno José Mourão, da escola municipal
Presidente Prudente, com o auxílio da professora Carla, ele faz atividades
elementares, por exemplo, (subtração, somatória, divisão, e problemas
matemáticos), são 20 aulas, com duração de 2 horas por aula, para José
conseguir acompanhar o plano de aula da matéria, cada aula do aplicativo possui
15 atividades, que no final do ano letivo, somara 300 atividades, que foram
baseadas no livro didático de matemática utilizado pelas crianças, as vozes que
auxiliam a criança que está utilizando o aplicativo são de pessoas da mesma
faixa etária, para assim motivar e atrair a sua atenção. O aluno José escuta as
perguntas e responde no teclado, com o auxílio da professora Carla, um exemplo de
pergunta, O seu pé esquerdo possui quantos dedos José? Com isso a professora
pode ensinar ao aluno a diferenciação de direita e esquerda, ao final do
processo, o aplicativo faz um feedback e a voz anuncia o resultado da aula. Ele
pode ser utilizado em tablets, smartphones e notebooks, lembrando que tem um
tempo de licença gratuita, após esse período o aplicativo começa a mostrar uma
mensagem de cobrança.
Henderson,
“afirma, que é raro, aplicativos voltados para crianças portadoras de
deficiência visual, a maioria é para o ensino superior, com fórmulas mais
elaboradas; um dos motivos disso acontecer é o alto custo para se colocar o
projeto em ação, pensando na educação inicial das crianças ele começou a
elaborar a sua inovação tecnológica”, algumas das vantagens que ela possui: a
inclusão desses futuros jovens com a tecnologia, tornar a vida deles mais
acessível, pois futuramente o aplicativo também poderá ser utilizado para
outras matérias. As desvantagens são: existe uma licença grátis, após isso o
aplicativo começa mostrar uma mensagem, se você aceita continuar pagando ou
não, outra desvantagem, é que talvez o aluno possa conter outro modelo de
deficiência juntamente com a visual, e esse tipo de aprendizagem pode deixar a
criança, um pouco estressada ou ansiosa, com isso o professor deve ter a maior
dedicação e cuidado com quem está ensinando.
O último
índice realizado pelo IBGE, dentre todas as deficiências, a visual, é a mais
encontrada nas pessoas, com 3,6% da população brasileira, em 2014 pesquisas mostraram
que 6,5 milhões de pessoas possuem, algum tipo de deficiência visual, desses
números, 500 mil são cegos, e 6 milhões possuem uma grande dificuldade
permanente de enxergar (baixa visão ou visão subnormal) quase todas essas
crianças inclusas frequentam escolas regulares, 80% delas, utilizam recursos
visuais para o ensino de crianças com deficiência visual, o que torna uma
barreira muito grande entre o aprendizado e eles, e sem dúvidas, também um desafio para os
educadores.
Desde o começo do ano o Aplicativo está sendo
utilizado em escolas do Paraná, foram disponibilizadas 25.000 versões para os
municípios, as contempladas são as que mais possuem alunos com deficiência
visual. Segundo Giovana Moreira, diretora da escola, Mãe Maria, na cidade de São
João, o ensino dos inclusos melhorou 85%, durante esses 8 meses de uso do
aplicativo. Apesar de todas essas circunstâncias, os resultados são bem
animadores, as crianças estão se desenvolvendo melhor; relembrando claro que
para isso, precisa se ter um bom investimento, pois o aplicativo não é dos mais
baratos, porém é compensatório.
Comentários
Postar um comentário