“CPqD ALCANCE” A SERVIÇO DA INCLUSÃO

Por (Nedir Tomé dos Santos, 1127804)
(Rosimeri Scarati Hein, 1331967)
(Rosélis Márcia Valmórbida Muckler, 1273525)
(Micheli Coradin Perin, 1199355)
Polo – Dois Vizinhos

Data (24/08/2017)
Fonte: http://www.seatmobile.com.br/noticias/cpqd-alcance-aplicativo-para-pessoas-com-deficiencia-visual.html

    Pessoas com deficiência física possuem habilidades e movimentos limitados. Muitos são cegos, outros são surdos e também há aqueles que não conseguem caminhar. Existem vários problemas que os impedem de fazer uma coisa ou outra, mas uma coisa é certa: eles não são diferentes de nós. Também são pessoas com necessidades de se comunicar, de aprender e de interagir com os outros através das redes sociais.
    Entretanto, parece difícil de imaginar uma pessoa cega pegando em um celular e entrando na lista de contatos para, em seguida, fazer uma ligação. Bem, em pleno século XI isso já não é impossível. Hoje as pessoas cegas são capazes de fazer ligações pelo celular e até mesmo mandar mensagens, graças a um aplicativo chamado “CPqD Alcance”.
  O “CPqD Alcance” é um aplicativo criado por uma instituição independente chamada de CPqD. Esse aplicativo é instalado em qualquer celular touchscreen e tem como objetivo facilitar a acessibilidade para deficientes visuais. Pode ser facilmente baixado pelo Play Store ou pelo Google Play. O custo desse aplicativo é gratuito.
    Com o “CpqD Alcance” ativado, as funções aparecem na forma de ícones na tela sensível do aparelho. Conforme a pessoa desliza o dedo sobre a tela, uma voz informa o aplicativo que a pessoa está pressionando. Por exemplo, se a pessoa cega deslizar o dedo sobre o ícone LIGAÇÃO a voz do “CPqD alcance” irá dizer: Ligação. Depois de receber essa informação, basta clicar duas vezes sobre o ícone e, como num toque de mágicas, o “CPqd alcance” irá abrir a LISTA DE CONTATOS. Com a lista de contatos aberta ocorre o mesmo processo, a pessoa desliza o dedo sobre a tela até encontrar o contato desejado e clica duas vezes para efetuar a ligação.
    Mas como utilizar esse aplicativo em benefício dos alunos que estão em processo de inclusão? O professor pode trabalhar de diversas maneiras. Uma delas é por enviar as tarefas por e-mail ou por SMS, assim o aluno poderá abrir as questões em seu celular e o “CPqD Alcance” irá ler esse e-mail ou SMS para ele. Conforme o “CPqD Alcance” vai fazendo a leitura das questões o aluno poderá ir respondendo com o teclado do “CPqD Alcance” que, conforme o aluno desliza o dedo por ele, o aplicativo usa sua voz para informar cada uma das letras do teclado. Depois disso basta enviar suas atividades respondidas para o professor. O aplicativo também disponibiliza o Google como fonte de pesquisas e calculadora cientifica para os alunos fazerem suas contas nas aulas de matemática.
    Se o aluno for Cego e mudo, ele poderá se comunicar facilmente com o auxílio deste aplicativo. Basta baixar através do Google Play ou através do Play Store um aplicativo que converta texto em voz. Assim ele poderá digitar o que pretende dizer e usar o aplicativo para produzir o som para seus colegas e professores.
    Por isso esse aplicativo serve de grande ajuda para os alunos que estão em processo de inclusão. Os professores terão maior facilidade para se comunicar e passar suas atividades para eles. O “CPqD Alcance” surgiu com o principal objetivo de ajudar, então, que nós educadores possamos fazer bom uso dessa nova tecnologia e tirar bastante proveito dela.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TIX TECLADO INTELIGENTE PARA PARALISIA CELEBRAL

ARAMUMO CRIADO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA

APLICATIVO LIVOX PARA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COGNITIVA, MOTORA E VISUAL.