CMEI DE DOIS VIZINHOS UTILIZA APLICATIVO DE CELULAR PARA AUXILIAR NO ENSINO A AUTISTAS

Nome: Neiva Ascari Vieira,RU:1381591; Keli Aguiar do Prado RU: 1547920
Polo: Dois vizinhos

Data:14/08/2017

Figura 1 - Os quatro níveis do aplicativo ABC Autismo.

Figura 1Fonte:www.maicokrause.com/transtrono-do-aspectro-autista/aplicativos-voltados-para-pessoas-com-tea

           Os moradores de Dois vizinhos Pr. têm um motivo a mais para confiar seus filhos ao CMEI Rosa Maria.
Os alunos do maternal II B, contam com a Professora Laura Aparecida Valença, para auxiliar na educação especial de alunos autistas.
A Professora utiliza do aplicativo ABC Autista, em suas aulas, o qual é utilizado na educação infantil para aumentar a coordenação motora e a atenção dos alunos, que exigira que a criança tenha discernimento dos elementos para executar as atividades devendo diferenciar por cor, tamanho e forma.
Autismo é todos os distúrbios, incluindo o transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado do desenvolvimento "Não especificado"(PDD-NOS) e síndrome de Asperger, fundam-se em um único diagnostico chamado transtorno do Espectro Autista-TEA.
O aplicativo ABC Autismo foi desenvolvido com objetivo auxiliar no processo de aprendizagem de crianças autistas por meio de divertidas atividades. “Já tem mais tem quase 40mil download registrados a ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores do instituto federal de Alagoas(ifal).”
“O aplicativo adota as premissas do programa tratamento e educação para autistas e crianças com Déficits relacionados com a Comunicação (Teacch), criado em 1964, na Universidade da Carolina do Norte (EUA), por ele ser um programa mundialmente utilizado para auxiliar no processo de alfabetização de crianças com transtornos de desenvolvimento.”
O aplicativo tem quatro níveis de complexidade os dois primeiros níveis são habilidades mais concretas. “A partir do terceiro nível, as atividades ficam mais complexas, exigindo um maior raciocínio por parte do usuário. O quarto e ultimo nível do aplicativo, que está de acordo com o quarto nível do teacch, aborda a questão do letramento, no qual é ensinada a repartição de silabas, conhecimento de vogais e formação de palavras.
Esse aplicativo tem a desvantagem que ser for utilizado excessivamente poderá prejudicar a visão do aluno. Devido a esse motivo a Professora criou um cronograma para o uso do aplicativo, intercalando com outras atividades com papel, pecinhas entre outras.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TIX TECLADO INTELIGENTE PARA PARALISIA CELEBRAL

ARAMUMO CRIADO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA

APLICATIVO LIVOX PARA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COGNITIVA, MOTORA E VISUAL.