APRENDIZAGEM ATRAENTE

Por: Francine Hoffmann Silva, RU: 1802021 Jessica Bee RU:1802138
Polo: Dois Vizinhos– Cidade: Dois Vizinhos

Data (23/08/2017)
Fonte: google imagens

        A empresa Technolio desenvolveu um aplicativo para IPhone e IPad chamado ABC Palavras”, o aplicativo ajuda na aprendizagem de crianças com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) pois é uma condição que faz com que a criança seja muito agitada e não consiga se concentrar nos estudos.
        O “ABC Palavras” busca ensinar a soletração e a construção de palavras básicas em Português e Inglês. Ana Leite diz “A criança deve formar a palavra correspondente a uma figura e para isso basta arrastar as letras que aparecem na tela. Um recurso importante e interessante presente nesse aplicativo é que a criança ao tocar na letra que quer arrastar, ouve o som daquela letra, e por fim, ao completar todas as letras, escuta a palavra formada.”
         Para as crianças, que ainda não conhecem o alfabeto, há um recurso que torna o uso possível para essas crianças: uma marca d’água, que ajuda a criança a colocar as letras nos lugares certos. Se a criança quiser um pouco mais de desafio, basta desligar a marca d’água apertando num ícone que fica tela onde as palavras estão sendo formadas. “Dessa forma, ela terá a oportunidade de aprender a formar a palavra sozinha!” palavras de Ana Leite.
    O aplicativo traz a possibilidade de trabalhar com palavras escritas com letras maiúsculas e minúsculas, o que é um ponto positivo para os pequenos. “Além disso, o design do aplicativo é bonito, “divertido” e favorece seu uso, conseguindo atingir o que propõe.”
       O aplicativo é uma ferramenta que deve ser usada como uma extensão da sala da aula, para aprendizagem e fixação da alfabetização, claro que isso não quer dizer que o mesmo não pode ser usado em sala, claro que pode se a escola tiver o equipamento adequado o aplicativo com certeza anda de “mão dadas” na relação professor-aluno-aprendizagem. O aplicativo ABC Palavras é uma excelente ferramenta na consecução, aprimoramento, fixação, distinção e aprendizado da escrita, leitura e anda da parte fonológica.
         A criança com THDA tem dificuldade em terminar uma tarefa principalmente se o que ela está fazendo não lhe chama atenção, não gosta de fazer grande esforço mental. Por ser colorido, interativo e ainda por ter uma voz que fala a cada toque de letra e a cada formação de palavra, a criança consegue por mais tempo manter sua atenção na tela, brincando para aprender.
       João é um menino de 7 anos que mora em São Paulo, juntamente com seus dois irmãos mais velhos e seus pais. João logo que entrou para a escola, mostrou-se com comportamento diferente dos colegas na preocupação da escola e pais o menino foi acompanhado e diagnosticado com THDA. “Foi um choque, eu não sabia o que era aquilo nem muito menos o que fazer” diz a mãe de João.  Para ajudar o menino o irmão mais velho Douglas pesquisou e encontrou o aplicativo “ABC Palavras” mostrou para João, no intuito de com que o menino apenas sorrisse se ele gostasse. “Ele riu e não queria mais largar o tablet, foi engraçado” disse Douglas.
         A partir daí os pais e irmãos começaram a incentivar e a ajudar o menino no uso do aplicativo, a mãe diz que pelo menos uma vez por dia ela dá o tablet para que o João possa treinar a “escritinha” como ele mesmo diz. “As vezes ele precisa da minha ajuda e as vezes ele já faz sozinho eu fico tão feliz em ver o meu filho feliz, em ver ele aprendendo, em saber que ele não é menos capaz que as crianças, que ele pode aprender sim, isso sim me deixa muito feliz, diz a mãe de João.
        “Na escola não há tablet para todos os alunos com TDHA, mas quem quiser pode levar o seu e as vezes o João leva, no começo as outras crianças ficaram alvoroçadas, curiosas, mas agora elas veem isso como algo que ajuda o João” disse a professora do João. A professora diz ainda que acha maravilhoso esses instrumentos de inclusão. “As crianças THDA tem a possibilidade de aprender brincando, de  forma saudável, no seu tempo, no seu espaço, do seu jeito. Portanto, dessa forma o uso desses aplicativos e aparatos tecnológicos são úteis e muito bem-vindos na promoção da aprendizagem, tanto na vida escolar quanto fora.  A aula se torna mais dinâmica, pois o aluno vai aprender de forma muito significativa, dessa maneira qual professora que não iria gostar de saber que o seu aluno aprendeu, de uma forma mais prazerosa ? E já que a tecnologia está ai vamos usar, vamos usufruir, vamos possibilitar aprendizagem e inclusão de nossas crianças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIX TECLADO INTELIGENTE PARA PARALISIA CELEBRAL

ARAMUMO CRIADO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA

APLICATIVO LIVOX PARA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COGNITIVA, MOTORA E VISUAL.