APLICATIVOS GRATUITOS TRANSFORMAM CONTEÚDOS DE AULA PARA CRIANÇAS COM PROBLEMAS AUDITIVOS

Por (TabataNeckel 1503059, Cristiane de Freitas Garcia 1628422)
Polo – Dois Vizinhos

Data (ex. 22/08/2017)
https://www.windowsteam.com.br/prodeaf-e-o-melhor-tradutor-de-libras-para-o-seu-windows-phone/


    Uma pilha de cadernos e livros para cada disciplina, pesquisas em enciclopédias e folhas de papéis sendo distribuídos nas salas antes de terminar a aula, com exercícios para fazer em casa. Essa realidade nas escolas tem ficado cada vez mais distante, pois as instituições de ensino estão abrindo espaço para a tecnologia como uma nova metodologia de ensino e aprendizagem para os alunos. 
    Segundo as estáticas feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estática) mais de 9 milhões de Brasileiros sofrem de deficiência auditiva, a surdes total ou parcial tem uma característica comum: ela é invisível. A comunicação é de extrema importância para o homem, sendo assim, a tecnologia pode melhorar o nível da educação, possibilitando a aprendizagem das pessoas com deficiência auditiva, oferecendo ferramentas como recursos em formas de aplicativos. Pensando nesses recursos, uma equipe da Universidade Federal de Pernambuco, desenvolveram um aplicativo para solucionar o problema de pessoas com esse tipo de deficiência, foi então que nasceu o ProDeaf.
    O ProDeaf é um conjunto de softwares capazes de traduzir texto e voz de português para Libras – Língua Brasileira de Sinais – com o objetivo de permitir a comunicação entre surdos e ouvintes. O aplicativo usa um personagem em 3D para apresentar as interpretações em libras no seu site. O ProDeaf, é capaz de traduzir automaticamente pequenas frases de português para libras, através de texto escrito ou reconhecimento de voz, facilitando o seu aprendizado na língua de sinais. 
    Ele é o único que possui um dicionário de libras para você navegar entre milhares de palavras em português e ver sua tradução sem necessidade de conexão de internet, sendo totalmente gratuito e sem nenhuma restrição.
    O personagem animado que se encarrega da interpretação visual é bem expressivo e fácil de entender, seus gestos são feitos de maneira suave e direta, evitando movimentos desnecessários que possam confundir.
    Diante desse cenário, muitos professores têm feito uso de aplicativos em sala de aula, a ideia é preparar o conteúdo com informações mais prática e ainda maior interatividade no ambiente.
    Apostando na ajuda da tecnologia, uma professora de ciências muito dedicadade uma escola municipal do interior, preocupada com a situação de sua turma, decidiu adaptar suas aulas com o aplicativo Prodeaf, que auxilia na inclusão digital, pois possui uma turma com 2 alunos: Ana Clara e João Paulo com deficiência auditiva, eassim os estudos e pesquisas em grupo agora podem ficar menos complicados para as crianças que possuem entre 10 e 11 anos de idade do 4° ano. 
   Com esse aplicativo, a professora Maria Fernandes conseguiu aplicar a atividade de 45 minutos de duração sobre o solo e suas características e pode perceber o desenvolvimento desses alunos que puderam entender com mais facilidade sua matéria sem a necessidade de um intérprete de libras presente em sala de aula, e os alunos que não tem nem um tipo de deficiência também pode aprender de uma forma dinâmica e divertida através do aplicativo.
    Através dessa aula, a professora Maria Fernandes pode concluir que o aplicativo teve grande resultado em sala, pois todos os alunos foram participativos, e bastante interessados na matéria dada.
    A escola passará por uma avaliação para que todos os professores possam adotar este meio de ensino, pois nem todos os professores concordaram com o novo método que auxilia portadores de deficiência, alegando que os alunos ficariam dispersos durante as aulas e deixariam de se concentrar no estudo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIX TECLADO INTELIGENTE PARA PARALISIA CELEBRAL

ARAMUMO CRIADO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA

APLICATIVO LIVOX PARA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COGNITIVA, MOTORA E VISUAL.