APLICATIVOS GRATUITOS TRANSFORMAM CONTEÚDOS DE AULA PARA CRIANÇAS COM PROBLEMAS AUDITIVOS
Por (TabataNeckel 1503059, Cristiane de
Freitas Garcia 1628422)
Polo – Dois Vizinhos
Data (ex. 22/08/2017)
https://www.windowsteam.com.br/prodeaf-e-o-melhor-tradutor-de-libras-para-o-seu-windows-phone/
Uma pilha de cadernos e livros para
cada disciplina, pesquisas em enciclopédias e folhas de papéis sendo
distribuídos nas salas antes de terminar a aula, com exercícios para fazer em
casa. Essa realidade nas escolas tem ficado cada vez mais distante, pois as
instituições de ensino estão abrindo espaço para a tecnologia como uma nova
metodologia de ensino e aprendizagem para os alunos.
Segundo as estáticas feita pelo IBGE
(Instituto Brasileiro de Geografia e Estática) mais de 9 milhões de Brasileiros
sofrem de deficiência auditiva, a surdes total ou parcial tem uma
característica comum: ela é invisível. A comunicação é de extrema importância
para o homem, sendo assim, a tecnologia pode melhorar o nível da educação,
possibilitando a aprendizagem das pessoas com deficiência auditiva, oferecendo
ferramentas como recursos em formas de aplicativos. Pensando nesses recursos,
uma equipe da Universidade Federal de Pernambuco, desenvolveram um aplicativo
para solucionar o problema de pessoas com esse tipo de deficiência, foi então
que nasceu o ProDeaf.
O ProDeaf é um conjunto de softwares
capazes de traduzir texto e voz de português para Libras – Língua Brasileira de
Sinais – com o objetivo de permitir a comunicação entre surdos e ouvintes. O
aplicativo usa um personagem em 3D para apresentar as interpretações em libras
no seu site. O ProDeaf, é capaz de traduzir automaticamente pequenas frases de
português para libras, através de texto escrito ou reconhecimento de voz,
facilitando o seu aprendizado na língua de sinais.
Ele é o único que possui um dicionário
de libras para você navegar entre milhares de palavras em português e ver sua
tradução sem necessidade de conexão de internet, sendo totalmente gratuito e
sem nenhuma restrição.
O personagem animado que se encarrega
da interpretação visual é bem expressivo e fácil de entender, seus gestos são
feitos de maneira suave e direta, evitando movimentos desnecessários que possam
confundir.
Diante desse cenário, muitos
professores têm feito uso de aplicativos em sala de aula, a ideia é preparar o
conteúdo com informações mais prática e ainda maior interatividade no ambiente.
Apostando na ajuda da tecnologia, uma
professora de ciências muito dedicadade uma escola municipal do interior,
preocupada com a situação de sua turma, decidiu adaptar suas aulas com o
aplicativo Prodeaf, que auxilia na inclusão digital, pois possui uma turma com
2 alunos: Ana Clara e João Paulo com deficiência auditiva, eassim os estudos e
pesquisas em grupo agora podem ficar menos complicados para as crianças que
possuem entre 10 e 11 anos de idade do 4° ano.
Com esse aplicativo,
a professora Maria Fernandes conseguiu aplicar a atividade de 45 minutos de
duração sobre o solo e suas características e pode perceber o desenvolvimento
desses alunos que puderam entender com mais facilidade sua matéria sem a
necessidade de um intérprete de libras presente em sala de aula, e os alunos
que não tem nem um tipo de deficiência também pode aprender de uma forma
dinâmica e divertida através do aplicativo.
Através dessa aula, a professora Maria
Fernandes pode concluir que o aplicativo teve grande resultado em sala, pois
todos os alunos foram participativos, e bastante interessados na matéria dada.
A escola passará por uma avaliação para que todos os professores possam
adotar este meio de ensino, pois nem todos os professores concordaram com o
novo método que auxilia portadores de deficiência, alegando que os alunos
ficariam dispersos durante as aulas e deixariam de se concentrar no estudo.
Comentários
Postar um comentário