APLICATIVO VEM INOVANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Por  Domieli Ferreira da Silva 1377551,Gabriela Souza de Lima 1357132,Janaina Donida  1342947
Polo – Dois Vizinhos

Data 15/08/2017
Fonte: Windows tean.


   Segundo o Censo 2012 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), somente no Brasil 9,7 milhões de cidadãos, ou cerca de 5,1% da população, se declaram deficientes auditivos. São pessoas que enfrentam diariamente a barreira da linguagem, que possuem dificuldades em diversas áreas. Mas essa situação vem sendo mudada no dia-a-dia, com a implantação de um aplicativo que ajuda na inclusão de pessoas com deficiência auditiva nas salas de aulas. O aplicativo é gratuito e se chama ProDeaf foi criado na Universidade Federal de Pernambuco, pelos alunos do curso de ciência da computação a partir da historia do estudante Marcelo Amorim, que é deficiente auditivo. O aplicativo reconhece a voz do usuário e traduz a fala diretamente para Libras, executada por um personagem na tela do celular. Para isso, utiliza como base um dicionário de cerca de 3.700 sinais, número que deve aumentar, permitindo o uso de sinais específicos de determinadas regiões do Brasil. 
     A evolução das tecnologias vem permitindo cada vez mais a integração dos alunos em sala de aula, assim facilitando todo seu processo educacional. O uso deste novo aplicativo vem despertando nas crianças especiais um novo interesse e assim gerando uma nova motivação para a descoberta de novos conhecimentos. Na Escola Municipal Vagalume, a professora Maria Clara Lima ficou sabendo do aplicativo e resolveu implantar ele no seu método de ensino. Ela é professora do 4º ano do ensino fundamental, e na sua turma tem dois alunos com deficiência auditiva. Percebendo que os dois alunos que são inclusos na sala de aula ficavam sempre desfavorecidos por não poderem acompanhar o andamento das disciplinas com os demais colegas. A professora utiliza do aplicativo como uma ferramenta para melhorar a educação e aprendizado em todas as matérias.
    Tendo em vista que libras é o primeiro idioma aprendido pelos surdos, a professora quis fazer com que os seus dois alunos entendessem os conteúdos e que tivessem acesso ao conhecimento, por isso a ideia de utilizar este aplicativo, que auxilia as crianças com deficiência auditiva. Os alunos inserem palavras ou pequenas frases em texto ou pelo dispositivo de reconhecimento de voz do celular e visualizam automaticamente a tradução para libras. Este aplicativo é bom, pois facilita o aprendizado de libras, amplia as possibilidades de comunicação entre surdos e não surdos e difunde o uso desta linguagem para um publico mais amplo diz a professora.
     Os alunos adoraram a ideia e os pais apoiaram o método de ensino optado pela professora, à professora relatou que no começo foi complicado, pois os alunos não conheciam o aplicativo e não sabiam utilizar, mas ela obteve ajuda pedagógica da escola, que auxiliaram os alunos a utilizar o aplicativo sozinho.        A implantação deste aplicativo foi discutida com os demais professores que acabaram optando pelo mesmo método nas demais series desta escola. A diretora da escola falou que a utilização da tecnologia no contexto escolar veio como um aliado a mais ao processo educacional, de modo que as novas tecnologias de informação e da comunicação, incorporadas ao cotidiano da escola resulta em mudanças nos modo de ensinar, na concepção e na organização dos sistemas educativos e consequentemente na cultura escolar.
     O uso da tecnologia na escola está sendo de fundamental importância tanto para o professor tanto quanto para os alunos. Em relação ao professor é porque beneficia a sua prática com uma ação pedagógica mais eficaz, e quanto aos alunos, porque propicia a interação com o mundo através da comunicação com a linguagem de sinais minimizando as suas necessidades especiais. Em um mundo globalizado a tecnologia está em todos os lugares, nas nossas casas, trabalho e ate mesmo em momentos de laser. A tecnologia vem sendo uma boa ferramenta e é indispensável atualmente, sendo assim concluímos que a tecnologia pode ser utilizada em diferentes estratégias e situações tais como, para ter noticias rápida, realizar trabalhos, e facilitar a comunicação dos alunos deficientes auditivos, tornado-se uma importante ferramenta na educação. Com a implantação deste aplicativo os alunos obtiveram melhorias no ensino aprendizagem, a escola esta em busca de novas ferramentas para auxiliar não somente os deficientes auditivos, mas todos os alunos inclusos no ambiente escolar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIX TECLADO INTELIGENTE PARA PARALISIA CELEBRAL

ARAMUMO CRIADO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA

APLICATIVO LIVOX PARA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COGNITIVA, MOTORA E VISUAL.