Por Domieli Ferreira da Silva 1377551,Gabriela
Souza de Lima 1357132,Janaina Donida 1342947
Polo – Dois Vizinhos
Data 15/08/2017
Fonte:
Windows tean.
Segundo
o Censo
2012 do IBGE
(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), somente no Brasil 9,7 milhões de cidadãos, ou cerca de 5,1% da
população, se declaram deficientes auditivos. São pessoas que enfrentam
diariamente a barreira da linguagem, que possuem dificuldades em diversas
áreas. Mas essa situação vem sendo mudada no dia-a-dia, com a implantação de um
aplicativo que ajuda na inclusão de pessoas com deficiência auditiva nas salas
de aulas. O aplicativo é gratuito e se chama ProDeaf foi criado na Universidade
Federal de Pernambuco, pelos alunos do curso de ciência da computação a partir
da historia do estudante Marcelo Amorim, que é deficiente auditivo. O
aplicativo reconhece a voz do usuário e
traduz a fala diretamente para Libras, executada por um personagem na tela do
celular. Para isso, utiliza como base um dicionário de cerca de 3.700 sinais,
número que deve aumentar, permitindo o uso de sinais específicos de
determinadas regiões do Brasil.
A evolução das tecnologias vem permitindo cada
vez mais a integração dos alunos em sala de aula, assim facilitando todo seu
processo educacional. O uso deste novo aplicativo vem despertando nas crianças
especiais um novo interesse e assim gerando uma nova motivação para a
descoberta de novos conhecimentos. Na Escola Municipal Vagalume, a professora
Maria Clara Lima ficou sabendo do aplicativo e resolveu implantar ele no seu
método de ensino. Ela é professora do 4º ano do ensino fundamental, e na sua
turma tem dois alunos com deficiência auditiva. Percebendo que os dois alunos
que são inclusos na sala de aula ficavam sempre desfavorecidos por não poderem
acompanhar o andamento das disciplinas com os demais colegas. A professora
utiliza do aplicativo como uma ferramenta para melhorar a educação e
aprendizado em todas as matérias.
Tendo
em vista que libras é o primeiro idioma aprendido pelos surdos, a professora
quis fazer com que os seus dois alunos entendessem os conteúdos e que tivessem
acesso ao conhecimento, por isso a ideia de utilizar este aplicativo, que
auxilia as crianças com deficiência auditiva. Os alunos inserem palavras ou
pequenas frases em texto ou pelo dispositivo de reconhecimento de voz do
celular e visualizam automaticamente a tradução para libras. Este aplicativo é
bom, pois facilita o aprendizado de libras, amplia as possibilidades de
comunicação entre surdos e não surdos e difunde o uso desta linguagem para um
publico mais amplo diz a professora.
Os
alunos adoraram a ideia e os pais apoiaram o método de ensino optado pela
professora, à professora relatou que no começo foi complicado, pois os alunos
não conheciam o aplicativo e não sabiam utilizar, mas ela obteve ajuda
pedagógica da escola, que auxiliaram os alunos a utilizar o aplicativo sozinho. A implantação deste aplicativo foi discutida com os demais professores que
acabaram optando pelo mesmo método nas demais series desta escola. A diretora
da escola falou que a utilização da tecnologia no contexto escolar veio como um
aliado a mais ao processo educacional, de modo que as novas tecnologias de
informação e da comunicação, incorporadas ao cotidiano da escola resulta em
mudanças nos modo de ensinar, na concepção e na organização dos sistemas
educativos e consequentemente na cultura escolar.
O
uso da tecnologia na escola está sendo de fundamental importância tanto para o
professor tanto quanto para os alunos. Em relação ao professor é porque
beneficia a sua prática com uma ação pedagógica mais eficaz, e quanto aos
alunos, porque propicia a interação com o mundo através da comunicação com a linguagem
de sinais minimizando as suas necessidades especiais. Em um mundo globalizado a
tecnologia está em todos os lugares, nas nossas casas, trabalho e ate mesmo em
momentos de laser. A tecnologia vem sendo uma boa ferramenta e é indispensável
atualmente, sendo assim concluímos que a tecnologia pode ser utilizada em
diferentes estratégias e situações tais como, para ter noticias rápida, realizar
trabalhos, e facilitar a comunicação dos alunos deficientes auditivos, tornado-se
uma importante ferramenta na educação. Com a implantação deste aplicativo os
alunos obtiveram melhorias no ensino aprendizagem, a escola esta em busca de
novas ferramentas para auxiliar não somente os deficientes auditivos, mas todos
os alunos inclusos no ambiente escolar.
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