APLICATIVO DE LEITURA PROMETE MUDAR A VIDA ESCOLAR DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIAS VISUAIS

Conhecido como DDReader, o aplicativo de leitura de livros digitais possibilita maior inclusão e aumento da aprendizagem de crianças e jovens que possuem deficiência visual ou baixa visão.

Por: Thais Chaves (RU: 1749722), Janaina Da Silva (RU: 1813930), Elaine Maschio (RU: 1775744)
Polo – PAP Dois Vizinhos- PR

Data: 22/08/2017
Fonte: http://redeleiturainclusiva.org.br


    Após o sucesso da sua versão para computadores, desenvolvida e lançada por Pedro Milliet e Eduardo Perez na bienal do livro em 2014, a fundação Dorina Nowill Para Cegos em parceria com a empresa de softwares Results, conseguiu lançar em 2015 a versão do aplicativo de leitura de textos para dispositivos móveis com sistema android, possibilitando a difusão da ferramenta, que agora pode ser utilizada em qualquer lugar e hora, inclusive nas escolas de todo o país, por meio de tablets e smartphones de forma gratuita. 
    O aplicativo já está sendo utilizado na Escola Municipal Mundo do Saber, localizada na cidade de Belo Monte no interior de São Paulo. A iniciativa da utilização do aplicativo em sala de aula foi do professor Cláudio Martinez, que ministra aulas de português e literatura, pois segundo ele a escola conta com cinco alunos com idade entre sete e nove anos que possuem deficiência visual ou baixa visão, e para eles a leitura se torna uma tarefa difícil, comprometendo assim a aprendizagem dos mesmos, principalmente nas aulas de literatura onde a avaliação se dá por meio da síntese de obras lidas pelos alunos. 
    Ana Clara Corrêa é aluna da escola Mundo do Saber, já testou e inclusive aprovou o aplicativo DDReader. Ela é uma das portadoras da síndrome de Bardet-Biedl, um distúrbio complexo que afeta algumas partes do corpo, entre elas a retina. As pessoas que possuem a síndrome têm uma degeneração da retina, semelhante à retinose pigmentar, esta síndrome  provoca a perda progressiva da visão periférica (lateral) e geralmente leva à deficiência visual grave na idade adulta.
    Segundo Ana Clara, as aulas se tornaram muito mais interessantes agora que ela pode ler livros didáticos e paradidáticos assim como os demais colegas de turma. Os livros podem ser lidos por voz sintetizada, narração pré-gravada ou somente em texto na tela e o funcionamento do aplicativo também é simples: Após o usuário escolher o livro, o DDReader já inicia sua leitura, não esquecendo da descrição de imagens e capas, proporcionando maior aprendizagem e aproveitamento da leitura. Sua tela inicial é dividida em seis áreas e o menu do aplicativo possui recursos como marcadores, anotações, ampliação de texto na tela e inclusive uma biblioteca própria.
    O aluno também pode baixar do site da Fundação Dorina muitos outros livros de sua preferência, desde que as obras estejam em formato DAISY e posteriormente adicioná-las á biblioteca do aplicativo.
    A diretora da escola Mundo do saber, Vera Maria Magalhães também está muito satisfeita com a implementação do DDReader em suas salas de aula. De acordo com ela o rendimento das crianças que possuíam dificuldades de leitura e baixa visão aumentou muito em relação ao passado, quando ainda não utilizavam esta ferramenta assistiva. Vera também destaca algumas vantagens de utilizar este aplicativo:
-O aplicativo está disponível em três idiomas: Português, inglês e espanhol;
- Ele pode ser baixado de forma gratuita pela loja de aplicativos do android (Play Store);
- Pode ser usado em smartphone (android) em tablets e em computadores na versão Windows.
    Como desvantagem, a diretora cita apenas o fato do aplicativo não ler livros digitais no formato PDF e não poder ser baixado em aparelhos que utilizam o sistema operacional IOS da APPLE. Ela ressalta a importância dessa nova tecnologia ser inserida em todas as escolas do país, pois promove maior inclusão, ajuda no desenvolvimento de novas habilidades nos alunos, facilita a hora da leitura e proporciona uma maior aprendizagem e aproveitamentos dos conteúdos abordados em sala de aula.
    Sabemos que nosso dia-a-dia está totalmente ligado á tecnologia que avança anos luz a frente da evolução humana, e para poder interagir com mais assiduidade dentro da sala de aula toda a equipe pedagógica precisa utilizar as ferramentas de inclusão social. Por isso da importância e eficiência de um projeto pedagógico escolar bem feito, nossos alunos com necessidades especiais precisam de muito mais atenção quando se fala em aprendizado. As ferramentas assistivas estão à disposição no mundo virtual como o DDReader que é de fácil utilização e pode ser usado de forma gratuita em prol do aprendizado escolar.

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