APLICATIVO DE LEITURA PROMETE MUDAR A VIDA ESCOLAR DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIAS VISUAIS
Conhecido como DDReader, o aplicativo de leitura de livros digitais possibilita
maior inclusão e aumento da aprendizagem de crianças e jovens que possuem
deficiência visual ou baixa visão.
Por: Thais Chaves (RU: 1749722), Janaina
Da Silva (RU: 1813930), Elaine Maschio (RU: 1775744)
Polo – PAP Dois Vizinhos- PR
Data: 22/08/2017
Fonte:
http://redeleiturainclusiva.org.br
Após
o sucesso da sua versão para computadores, desenvolvida e lançada por Pedro
Milliet e Eduardo Perez na bienal do livro em 2014, a fundação Dorina Nowill Para
Cegos em parceria com a empresa de softwares Results, conseguiu lançar em 2015 a versão do aplicativo de leitura de
textos para dispositivos móveis com sistema android, possibilitando a difusão
da ferramenta, que agora pode ser utilizada em qualquer lugar e hora, inclusive
nas escolas de todo o país, por meio de tablets e smartphones de forma
gratuita.
O
aplicativo já está sendo utilizado na Escola Municipal Mundo do Saber,
localizada na cidade de Belo Monte no interior de São Paulo. A iniciativa da
utilização do aplicativo em sala de aula foi do professor Cláudio Martinez, que
ministra aulas de português e literatura, pois segundo ele a escola conta com
cinco alunos com idade entre sete e nove anos que possuem deficiência visual ou
baixa visão, e para eles a leitura se torna uma tarefa difícil, comprometendo
assim a aprendizagem dos mesmos, principalmente nas aulas de literatura onde a
avaliação se dá por meio da síntese de obras lidas pelos alunos.
Ana
Clara Corrêa é aluna da escola Mundo do Saber, já testou e inclusive aprovou o
aplicativo DDReader. Ela é uma das portadoras da síndrome de Bardet-Biedl, um
distúrbio complexo que afeta algumas partes do corpo, entre elas a
retina. As pessoas que possuem a síndrome têm uma degeneração da retina,
semelhante à retinose pigmentar, esta síndrome provoca a perda
progressiva da visão periférica (lateral) e geralmente leva à deficiência
visual grave na idade adulta.
Segundo
Ana Clara, as aulas se tornaram muito mais interessantes agora que ela pode ler
livros didáticos e paradidáticos assim como os demais colegas de turma. Os
livros podem ser lidos por voz sintetizada, narração pré-gravada ou somente em
texto na tela e o funcionamento do aplicativo também é simples: Após o usuário
escolher o livro, o DDReader já inicia sua leitura, não esquecendo da descrição
de imagens e capas, proporcionando maior aprendizagem e aproveitamento da
leitura. Sua tela inicial é dividida em seis áreas e o menu do aplicativo
possui recursos como marcadores, anotações, ampliação de texto na tela e
inclusive uma biblioteca própria.
O
aluno também pode baixar do site da Fundação Dorina muitos outros livros de sua
preferência, desde que as obras estejam em formato DAISY e posteriormente
adicioná-las á biblioteca do aplicativo.
A diretora da escola Mundo do saber, Vera Maria Magalhães
também está muito satisfeita com a implementação do DDReader em suas salas de
aula. De acordo com ela o rendimento das crianças que possuíam dificuldades de
leitura e baixa visão aumentou muito em relação ao passado, quando ainda não
utilizavam esta ferramenta assistiva. Vera também destaca algumas vantagens de
utilizar este aplicativo:
-O aplicativo está disponível em três idiomas: Português,
inglês e espanhol;
- Ele pode ser baixado de forma gratuita pela loja de
aplicativos do android (Play Store);
- Pode ser usado em smartphone (android) em tablets e em
computadores na versão Windows.
Como desvantagem, a diretora cita apenas o fato do
aplicativo não ler livros digitais no formato PDF e não poder ser baixado em
aparelhos que utilizam o sistema operacional IOS da APPLE. Ela ressalta a
importância dessa nova tecnologia ser inserida em todas as escolas do país,
pois promove maior inclusão, ajuda no desenvolvimento de novas habilidades nos
alunos, facilita a hora da leitura e proporciona uma maior aprendizagem e
aproveitamentos dos conteúdos abordados em sala de aula.
Sabemos que nosso dia-a-dia está totalmente ligado á
tecnologia que avança anos luz a frente da evolução humana, e para poder
interagir com mais assiduidade dentro da sala de aula toda a equipe pedagógica
precisa utilizar as ferramentas de inclusão social. Por isso da importância e
eficiência de um projeto pedagógico escolar bem feito, nossos alunos com
necessidades especiais precisam de muito mais atenção quando se fala em
aprendizado. As ferramentas assistivas estão à disposição no mundo virtual como
o DDReader que é de fácil utilização e pode ser usado de forma gratuita em prol
do aprendizado escolar.
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