AMBIENTES VIRTUAIS IMERSIVOS: Óculos de realidade virtual.

Eliane Pitro Belli, RU: 1676257
Dois Vizinhos-PR
Data: 16/08/2017

fonte imagem: www.google.com.br

Inúmeras pesquisas e inovações tecnológicas surgem no mundo diariamente tanto para uso pessoal  como profissional, e o que mais vem agradando nessas novidades é que os pesquisadores e criadores dessas novas tecnologias também tem se preocupado em criar jogos que possam ser utilizados na educação. Esse interesse agrada muito aos profissionais da educação que ganham aliados, tendo a possibilidade de tornar suas aulas muito mais atrativas. Se antes a tecnologia estava trazendo preocupação aos diretores das escolas, agora está havendo entendimento e aceitação para uso e aplicação em sala de aula. Uma das novidades do momento são os ambientes virtuais imersivos que são acessados através de óculos virtuais.
Segundo Marina Lopes autora de uma das matérias sobre esse assunto no site porvir ela comenta que “apenas 11% das escolas brasileiras têm laboratório de ciências. Diante da realidade demonstrada por dados do Censo Escolar, como permitir que estudantes sem essa infraestrutura consigam acompanhar e aprender na prática?”. Diante dessa realidade os tecnólogos criaram muitos modelos e designers de óculos virtuais com jogos e conteúdos na programação que possam ser utilizados nas aulas. A direção da Escola Estadual Duovizinhense achou muito interessante aderir a um dos modelos oferecidos no mercado para uso em sala de aula. Iniciaram a pesquisa com três modelos, dentre eles um que para se beneficiar de tudo o que oferece precisa de um hardware poderoso para que possa utilizar toda sua capacidade, sendo também os mais caros exigindo um investimento de no mínimo “R$ 799.00 até R$ 2.200.00” por unidade. Foi criado também um modelo mais acessível em termos de valor que fica em torno de “US$ 15 cerca de R$ 50.00”, porém sua estrutura de papelão o torna bastante frágil. O modelo escolhido para compra foi o óculos Gear VR Samsung original, compatível com aparelhos “Galaxy Note 7 e 5, galaxy S6, galaxy S6 EDGE,  EDGE+ plus, Galaxy S7 e Galaxy S7 EDGE”, material plástico, elástico e metal, valor “R$ 310.99” a escola fez aquisição de 40 unidades, como é uma tecnologia revolucionária, foi necessário investir R$ 12.400.00 essa nova tecnologia vem de encontro com adaptação a celulares que a escola já possui, investimento feito ciente dos benefícios. O professor aplicará este método no sexto ano com alunos de 12 anos na matéria de geografia, mas abrange todas as  demais turmas.
Os ambientes virtuais através do uso de óculos virtuais chegaram para fazer a diferença para todos inclusive pessoas com alguma deficiência física, alunos cadeirantes que de outra forma não poderiam aprender com tanta riqueza de detalhes sobre determinada matéria, pois dependeriam de deslocamento com transporte, que conforme sabemos tem limitações para conseguir. A acessibilidade já deu importantes passos inclusive nos termos da lei, porém ainda não é 100% na realidade escolar. Essa tecnologia diminuiu distâncias e permitiu fazer uma viagem no tempo e na história, visualizando com perfeição as pessoas e ambientes que viviam com muita emoção, e o mais importante sem ter que sair da própria sala de aula. Nesse contexto o uso dessa tecnologia tornou-se perfeitamente favorável abraçando outros grupos especiais também como é o caso dos surdos, que apesar de não poderem ouvir o som que essa tecnologia os sons se beneficiam da mesma maneira que os demais alunos facilitando absorção do conteúdo já que aprendem mais visualmente. Essa tecnologia pode ser utilizada nas matérias de Geografia, História e Português, permitindo expandir conhecimento na área da cultura, educação e entretenimento, que permite você vivenciar com emoção os ambientes visitados. A ideia central dessa tecnologia com as “experiências imersivas é que transportam o aluno para um novo ambiente”. No documentário a realidade virtual do “Rio Lama”, por exemplo, produzido em parceria com Academia de Filmes e a Maria Farinha Filmes, é possível caminhar por Mariana e acompanhar de perto as histórias de sobreviventes da tragédia ambiental que atingiu a cidade, logo após o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco. História triste e recente que vivenciou nosso país.
As desvantagens dessa tecnologia em primeiro lugar no que se refere ao professor, o conteúdo apresentado deve ser criativo, pois para o aluno é interessante definir que a aula foi interessante somente no momento em que fizeram uso dos óculos virtuais. Segundo ponto “pode se tornar caro ou até inexistente em solo brasileiro a manutenção dessa tecnologia tornando caro para ser consertado”. Aderir ao novo com uma boa pesquisa antecipada pode evitar transtornos futuros.

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