AMBIENTES VIRTUAIS IMERSIVOS: Óculos de realidade virtual.
Eliane Pitro Belli, RU: 1676257
Dois Vizinhos-PR
Data: 16/08/2017
fonte imagem: www.google.com.br
Inúmeras pesquisas e
inovações tecnológicas surgem no mundo diariamente tanto para uso pessoal como profissional, e o que mais vem agradando
nessas novidades é que os pesquisadores e criadores dessas novas tecnologias
também tem se preocupado em criar jogos que possam ser utilizados na educação.
Esse interesse agrada muito aos profissionais da educação que ganham aliados,
tendo a possibilidade de tornar suas aulas muito mais atrativas. Se antes a
tecnologia estava trazendo preocupação aos diretores das escolas, agora está havendo
entendimento e aceitação para uso e aplicação em sala de aula. Uma das
novidades do momento são os ambientes virtuais imersivos que são acessados
através de óculos virtuais.
Segundo
Marina Lopes autora de uma das matérias sobre esse assunto no site porvir ela
comenta que “apenas 11% das escolas brasileiras têm laboratório de ciências.
Diante da realidade demonstrada por dados do Censo Escolar, como permitir que
estudantes sem essa infraestrutura consigam acompanhar e aprender na prática?”.
Diante dessa realidade os tecnólogos criaram muitos modelos e designers de
óculos virtuais com jogos e conteúdos na programação que possam ser utilizados
nas aulas. A direção da Escola Estadual Duovizinhense achou muito interessante
aderir a um dos modelos oferecidos no mercado para uso em sala de aula.
Iniciaram a pesquisa com três modelos, dentre eles um que para se beneficiar de
tudo o que oferece precisa de um hardware poderoso para que possa utilizar toda
sua capacidade, sendo também os mais caros exigindo um investimento de no
mínimo “R$ 799.00 até R$ 2.200.00” por unidade. Foi criado também um modelo
mais acessível em termos de valor que fica em torno de “US$ 15 cerca de R$
50.00”, porém sua estrutura de papelão o torna bastante frágil. O modelo
escolhido para compra foi o óculos Gear VR Samsung original, compatível com
aparelhos “Galaxy Note 7 e 5, galaxy S6, galaxy S6 EDGE, EDGE+ plus, Galaxy S7 e Galaxy S7 EDGE”,
material plástico, elástico e metal, valor “R$ 310.99” a escola fez aquisição
de 40 unidades, como é uma tecnologia revolucionária, foi necessário investir
R$ 12.400.00 essa nova tecnologia vem de encontro com adaptação a celulares que
a escola já possui, investimento feito ciente dos benefícios. O professor
aplicará este método no sexto ano com alunos de 12 anos na matéria de
geografia, mas abrange todas as demais
turmas.
Os ambientes virtuais
através do uso de óculos virtuais chegaram para fazer a diferença para todos
inclusive pessoas com alguma deficiência física, alunos cadeirantes que de
outra forma não poderiam aprender com tanta riqueza de detalhes sobre
determinada matéria, pois dependeriam de deslocamento com transporte, que
conforme sabemos tem limitações para conseguir. A acessibilidade já deu
importantes passos inclusive nos termos da lei, porém ainda não é 100% na
realidade escolar. Essa tecnologia diminuiu distâncias e permitiu fazer uma
viagem no tempo e na história, visualizando com perfeição as pessoas e ambientes que viviam com muita emoção, e o mais importante
sem ter que sair da própria sala de aula. Nesse contexto o uso dessa tecnologia
tornou-se perfeitamente favorável abraçando outros grupos especiais também como
é o caso dos surdos, que apesar de não poderem ouvir o som que essa tecnologia
os sons se beneficiam da mesma maneira que os demais alunos facilitando
absorção do conteúdo já que aprendem mais visualmente. Essa tecnologia pode ser
utilizada nas matérias de Geografia, História e Português, permitindo expandir
conhecimento na área da cultura, educação e entretenimento, que permite você
vivenciar com emoção os ambientes visitados. A ideia central dessa tecnologia
com as “experiências imersivas é que transportam o aluno para um novo
ambiente”. No documentário a realidade virtual do “Rio Lama”, por exemplo,
produzido em parceria com Academia de Filmes e a Maria Farinha Filmes, é
possível caminhar por Mariana e acompanhar de perto as histórias de
sobreviventes da tragédia ambiental que atingiu a cidade, logo após o
rompimento de uma barragem da mineradora Samarco. História triste e recente que
vivenciou nosso país.
As desvantagens dessa
tecnologia em primeiro lugar no que se refere ao professor, o conteúdo
apresentado deve ser criativo, pois para o aluno é interessante definir que a
aula foi interessante somente no momento em que fizeram uso dos óculos
virtuais. Segundo ponto “pode se tornar caro ou até inexistente em solo
brasileiro a manutenção dessa tecnologia tornando caro para ser consertado”.
Aderir ao novo com uma boa pesquisa antecipada pode evitar transtornos futuros.
Comentários
Postar um comentário