ABC AUTISMO COMO USAR ?
JÉSSICA BARP-1776405
JAQUELINE WOIEVODA-1786129
FRANCIELI RIBEIRO ZANINI-1720692
PAP DOIS VIZINHOS
DATA:16/08/2017

Fonte:http://www.papodemae.com.br/2015/11/02/aplicativo-abc-autismo-chega-a-quase-40-mil-downloads/
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos
três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e
interação social. Segundo os dados mais recentes do Centro de Controle e
Prevenção de Doenças dos EUA, 1 em cada 50 crianças do mundo sofre com autismo.
Sendo que no Brasil cerca de 90% dos casos não recebem o devido diagnóstico da
doença. As causas do autismo são desconhecidas, mas a pesquisa na área é cada
vez mais intensa, a genética e agentes externos desempenham um papel chave nas
causas do transtorno, as chances de uma criança desenvolver autismo por causa
da herança genética é de 50%.
O autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento que engloba
déficits qualitativos na interação social e na comunicação, padrões de
comportamento repetitivos e estereotipados e um repertório restrito de
interesses e atividades.
ABC
AUTISMO: O aplicativo auxilia na alfabetização de crianças com transtorno de
desenvolvimento.
O aplicativo foi criado e desenvolvido
por alunos e colaboradores do Instituto Federal de Alagoas (IFAL),
coordenado pela professora Dra Monica Ximenes, sendo
baseado no aplicativo original teacch, criado em 1964 na Universidade da Carolina do Norte para auxiliar na aprendizagem dessas crianças com
esse transtorno de desenvolvimento. O principal objetivo do aplicativo ABC
Autismo é auxiliar a crianças e adolescentes no processo de alfabetização do autista, e
servir consequentemente, como ferramenta de apoio no tratamento e educação
desses indivíduos.
O aplicativo é baseado em quatro níveis de dificuldade os dois primeiro
níveis a criança começa aprender habilidades como transposição e discriminação.
Nos
níveis seguintes, terceiro e quarto o jogo começa a ficar mais complexo, sendo
que o ultimo nível esta plenamente de acordo com o quarto nível do teacch,
abordando questões do letramento, no qual é ensinada a repartição de silabas,
conhecimentos de vogais e formação de palavras.
´´Quando a criança olha para a tarefa a própria atividade já indica o
que precisa ser feito. Então, isso traz uma autonomia e uma independência
para a criança, porque ela não precisa
de ajuda para entender a proposta da tarefa, o que ajuda a evitar distrações.
A porta
de entrada de aprendizagem do autista é visual, por isso ele precisa de
estruturas de aprendizagem apoiadas no modelo visual ,aborda Monica.’’
Alguns
questionamentos que podem surgir são: será que os professores estão preparados.
Se for para todos os alunos em sala de aula será que todos terão acesso ao
aparelho que fornece o aplicativo.
Os objetivos acarretados com o uso do aplicativo é o aumento da
concentração e da coordenação motora.
O aplicativo pode ser usado
nas aulas de português e matemáticas pois contem as letras do alfabeto, número
e formas geométricas
Comentários
Postar um comentário