ABC AUTISMO COMO USAR ?

JÉSSICA BARP-1776405
JAQUELINE WOIEVODA-1786129
FRANCIELI RIBEIRO ZANINI-1720692
PAP DOIS VIZINHOS

DATA:16/08/2017
abcautismo

Fonte:http://www.papodemae.com.br/2015/11/02/aplicativo-abc-autismo-chega-a-quase-40-mil-downloads/

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. Segundo os dados mais recentes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, 1 em cada 50 crianças do mundo sofre com autismo. Sendo que no Brasil cerca de 90% dos casos não recebem o devido diagnóstico da doença. As causas do autismo são desconhecidas, mas a pesquisa na área é cada vez mais intensa, a genética e agentes externos desempenham um papel chave nas causas do transtorno, as chances de uma criança desenvolver autismo por causa da herança genética é de 50%.
O autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento que engloba déficits qualitativos na interação social e na comunicação, padrões de comportamento repetitivos e estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades.
ABC AUTISMO: O aplicativo auxilia na alfabetização de crianças com transtorno de desenvolvimento.
O aplicativo foi criado e desenvolvido  por alunos e colaboradores do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), coordenado pela professora Dra Monica Ximenes,  sendo  baseado no aplicativo original teacch, criado em 1964  na Universidade da Carolina do Norte para  auxiliar na aprendizagem dessas crianças com esse transtorno de desenvolvimento. O principal objetivo do aplicativo ABC Autismo é auxiliar a crianças e adolescentes  no processo de alfabetização do autista, e servir consequentemente, como ferramenta de apoio no tratamento e educação desses indivíduos.
O aplicativo é baseado em quatro níveis de dificuldade os dois primeiro níveis a criança começa aprender habilidades como transposição e discriminação.
Nos níveis seguintes, terceiro e quarto o jogo começa a ficar mais complexo, sendo que o ultimo nível esta plenamente de acordo com o quarto nível do teacch, abordando questões do letramento, no qual é ensinada a repartição de silabas, conhecimentos de vogais e formação de palavras.
´´Quando a criança olha para a tarefa a própria atividade já indica o que precisa ser feito. Então, isso traz uma autonomia e uma independência para  a criança, porque ela não precisa de ajuda para entender a proposta da tarefa, o que ajuda a evitar distrações.
A porta de entrada de aprendizagem do autista é visual, por isso ele precisa de estruturas de aprendizagem apoiadas no modelo visual ,aborda Monica.’’
Alguns questionamentos que podem surgir são: será que os professores estão preparados. Se for para todos os alunos em sala de aula será que todos terão acesso ao aparelho que fornece o aplicativo.
Os objetivos acarretados com o uso do aplicativo é o aumento da concentração e da coordenação motora.
O aplicativo pode ser usado nas aulas de português e matemáticas pois contem as letras do alfabeto, número e formas geométricas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIX TECLADO INTELIGENTE PARA PARALISIA CELEBRAL

ARAMUMO CRIADO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA

APLICATIVO LIVOX PARA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COGNITIVA, MOTORA E VISUAL.