A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Elenice Moreno Ru: 317360 Gabrieli Alves
de Lima Chaves Ru:1355391
PAP- Dois Vizinhos
Data: 17/08/2017
O MECDAISY foi criado através de uma parceria entre o Núcleo de
Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Ministério
da Educação.
Com base em dados no Inep a educação especial contém um grande número de
estudantes com deficiência, cientes de seus direitos e que estão sendo inclusos
cada vez mais nas Escolas e Universidades.
Quando se trata de uma inclusão de alunos cegos, por exemplo, precisa-se
de materiais adequados, tanto que desde 2008 as escolas são obrigadas a terem
um Núcleo de Acessibilidade. Porém, em alguns estados como Maranhão, Alagoas,
Piauí, Pará e Ceará, a situação financeira é tão precária que o governo não
possui verba para investir em novas tecnologias para a educação pública.
Os grandes avanços tecnológicos ajudam para a inclusão dos alunos, seja
de fato ocorrido positivamente. Vários equipamentos hoje em dia são criados
para a comunicação alternativa e habilidades funcionais tornando eles pessoas
independentes, capazes de um aprendizado de fácil acesso.
Esse aplicativo é mais indicado para alunos acima de 11 anos de idade e
também sugerido para trabalhar nas matérias de Língua Portuguesa e Literatura,
pois o aplicativo faz a narração em áudio para alunos com deficiência visual,
além de oferecer opção de impressão em braile.
O MECDAISY é uma solução tecnológica que permitirá a produção de livros
em formato digital acessível no padrão DAISY.
Através da reportagem lida neste portfólio fica esclarecido que a
maioria dos softwares são livres para qualquer pessoa baixar e usar.
Ainda afirma que ‘o governo
disponibiliza recursos para implantação de salas multifuncionais para
deficientes’, porém não basta ter esse material nas escolas, é preciso ter mais
acesso, ter mais inclusão, acessibilidade. A tecnologia existe, mais o fato
dela existir não é suficiente, ainda esbarramos em dificuldades, também não
basta incluir é preciso dar acesso e possibilidade de permanência para
estudantes deficientes’.
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