A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Elenice Moreno Ru: 317360 Gabrieli Alves de Lima Chaves Ru:1355391
PAP- Dois Vizinhos

Data: 17/08/2017

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   O MECDAISY foi criado através de uma parceria entre o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Ministério da Educação.
  Com base em dados no Inep a educação especial contém um grande número de estudantes com deficiência, cientes de seus direitos e que estão sendo inclusos cada vez mais nas Escolas e Universidades.
  Quando se trata de uma inclusão de alunos cegos, por exemplo, precisa-se de materiais adequados, tanto que desde 2008 as escolas são obrigadas a terem um Núcleo de Acessibilidade. Porém, em alguns estados como Maranhão, Alagoas, Piauí, Pará e Ceará, a situação financeira é tão precária que o governo não possui verba para investir em novas tecnologias para a educação pública.
  Os grandes avanços tecnológicos ajudam para a inclusão dos alunos, seja de fato ocorrido positivamente. Vários equipamentos hoje em dia são criados para a comunicação alternativa e habilidades funcionais tornando eles pessoas independentes, capazes de um aprendizado de fácil acesso.
  
   Esse aplicativo é mais indicado para alunos acima de 11 anos de idade e também sugerido para trabalhar nas matérias de Língua Portuguesa e Literatura, pois o aplicativo faz a narração em áudio para alunos com deficiência visual, além de oferecer opção de impressão em braile.
   O MECDAISY é uma solução tecnológica que permitirá a produção de livros em formato digital acessível no padrão DAISY.
   Através da reportagem lida neste portfólio fica esclarecido que a maioria dos softwares são livres para qualquer pessoa baixar e usar.
    Ainda afirma que ‘o governo disponibiliza recursos para implantação de salas multifuncionais para deficientes’, porém não basta ter esse material nas escolas, é preciso ter mais acesso, ter mais inclusão, acessibilidade. A tecnologia existe, mais o fato dela existir não é suficiente, ainda esbarramos em dificuldades, também não basta incluir é preciso dar acesso e possibilidade de permanência para estudantes deficientes’.

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